Categoria: Recrutamento e Carreira

Como obter +80 candidaturas em apenas 3 horas?

Muitas empresas queixam-se da falta de candidatos. A nossa experiência diz-nos que os candidatos aparecem quando os anúncios são transparentes e honestos.

No início de 2021 desafiamos o mercado IT português a acabar com os anúncios de emprego sem salário através do artigo "Vamos acabar com os anúncios de emprego sem salário?".

Embora, hoje em dia, já se veja algumas empresas a colocar anúncios com salário, a prática está muito longe de ser generalizada. E muitas vezes colocam uma range salarial quase como obrigadas e com intervalos demasiado grandes para serem úteis (30-60k).

Desta forma não se comprometem com valores ainda que os estejam a anunciar.

Por isso decidimos partilhar a nossa primeira experiência de recrutamento no mercado tech. Um anúncio directo, transparente e como não temos um budget alto decidimos valorizar aquilo que temos de melhor. Os nossos benefícios (ponto 3)!

Características do anúncio:

  1. Informação o mais realista possível sobre a nossa expectativa e tecnologias que usamos (podes ver uma cópia do anúncio).
  2. Clareza no salário. Colocamos o valor exacto que podemos pagar para a posição em questão. Tínhamos orçamento de 1200 líquidos por mês e foi esse o valor anunciado.
  3. Anúncio estruturado por descrição da função, qualificações e benefícios que podemos oferecer. Somos uma empresa full-remote e sem horários. Estamos a dar aquilo que muitos candidatos procuram, até mais do que o salário.
  4. Colocação do anúncio online em 3 locais: Teamlyzer • Linkedin (free) • Reddit - Comunidade DevPT

Quais foram os resultados?

Em apenas 3 horas, recebemos 84 currículos, o que nos leva a reflectir se haverá mesmo falta de informáticos em Portugal? Lê o nosso artigo sobre o tema.

Achamos que é um número excelente e mais que suficiente para seleccionar o nosso novo colega.

Mas o que queremos salientar neste processo de recrutamento, é que embora não estejamos a oferecer um salário digno do Cristiano Ronaldo, o salário proposto foi 1200€ líquidos, recebemos vários currículos num período muito curto de tempo.

Vantagens óbvias para todas as partes:

  • Nós conseguimos poupar o nosso tempo, assim como, evitamos fazer perder tempo a candidatos desajustados.
  • Quem procura salários mais elevados automaticamente sabe que não faz fit à nossa oferta. Quem vem à nossa entrevista sabe qual o salário que vai receber desde início de todo o processo de recrutamento.
  • Nós também já fomos candidatos. Não há nada de mais frustrante do que investir várias horas num recrutamento com falsas expectativas. Para no fim de várias entrevistas, vários challenges, recebermos uma oferta inferior àquilo que ganhamos na empresa onde estamos. Quem nunca?
  • Evitamos frustração de abrir um anúncio e depois não ser nada do que os candidatos que vêm à entrevista estavam à procura. Quem se candidatou tem já bastante informação do seu lado.
  • Transparência interna. Todas as pessoas na equipa do Teamlyzer sabem os salários que estão a ser pagos aos novos funcionários.

Resumindo, a nossa convicção é que sem dúvida alguma que colocar salários nos anúncios é o caminho certo.

Esperamos que a partilha desta nossa experiência possa ajudar as empresas do mercado Português de tecnologia a finalmente apostarem na transparência, pois está provado que compensa.

Logicamente iremos dar resposta a todas as candidaturas que recebemos nos próximos dias.

Se fazes parte de uma empresa que precisa de ajuda ao nível de employer branding, contacta-nos aqui.

Partilhar este artigo

Faz a review da tua empresa

Partilha como é o teu (ex) empregador. É anónimo e leva 3 minutos!