Categoria: Recrutamento e Carreira

Dicas para conseguires realizar uma Entrevista de Emprego de Sucesso

Descobre como te preparar para entrevistas e garantir o teu lugar no competitivo mundo das TI. Encontra neste artigo os principais conselhos para o teu sucesso.

Não basta apenas esperar pelas oportunidades, é preciso conectar-se e destacar-se. Descobre como te preparar para entrevistas e garantir o teu lugar no competitivo mundo das TI.

  1. Importância da entrevista de emprego na indústria de TI em Portugal
  2. Antes da entrevista de emprego
  3. Durante a entrevista
  4. Pós-entrevista
  5. Conclusão

1.Importância da entrevista de emprego na indústria de TI em Portugal

Uma entrevista de emprego nesta indústria é de extrema importância, pois é neste momento que podes demonstrar tanto as tuas soft skills; como trabalhas em equipa, autonomia, e o teu alinhamento com os valores e cultura da empresa, como as competências mais técnicas, últimas notícias e novidades neste ramo.

Aproveita as entrevistas para questionares e ficares a conhecer um pouco mais a empresa, pois mesmo que não seja o teu emprego de sonho mas gostares da empresa é sempre positivo para o teu desenvolvimento pessoal e, de certa forma, profissional.

Para te levar a toda a jornada de um processo de entrevista de emprego, vamos iniciar com o que deves ter em consideração antes da entrevista:

2. Antes da Entrevista de Emprego

A melhor dica para uma entrevista de sucesso é uma boa preparação.

Esta preparação começa com uma compreensão clara dos teus objetivos. Utiliza uma tabela de decisão com ponderadores para identificar prioridades e necessidades específicas. Isso irá ajudar-te a focar o que realmente é mais relevante para ti. Para preencher a tabela, faz um ranking de preferências, atribui ponderadores ao que consideras mais importante e cruza a informação com as empresas que tens em questão e o que tiver uma atribuição de pontos maior, é a tua prioridade.

Com esta tabela conseguirás, igualmente, criar algumas questões relevantes para a empresa que sejam mais fora da caixa; ou questões que num momento de entrevista, sem esta tabela, não te lembrarias!

Mas… como criar essa tabela? Porque no Teamlyzer somos uma comunidade, queremos contribuir para o desenvolvimento da mesma e por isso, poupamos-te trabalho a criar uma tabela de decisão e dar-te uma já feita!

Descarrega o modelo e adapta-o para as tuas próprias decisões.

Conhece a empresa

Antes da entrevista de emprego, é essencial conheceres bem a empresa.

Para uma perceção geral da empresa: visita o site oficial, explora plataformas que te dão informação sobre a mesma, como o Teamlyzer, participa em fóruns e acompanha as redes sociais da empresa.

Aproveita em contactar via Linkedin-Messaging com funcionários e ex-funcionários das empresas. Poderão dar-te dicas valiosas para a tua preparação da entrevista. Estas fontes de informações fornecerão insights valiosos sobre a cultura, valores e projetos da organização e poderão ainda dar-te dicas valiosas para a tua preparação da entrevista.

LinkedIn do entrevistador

Pergunta à empresa quem será o teu entrevistador, caso não te seja informado o nome, e analisa sempre o perfil do mesmo no LinkedIn.

Procura por pontos em que tenham em comum, como experiências ou interesses mútuos, que possam ser utilizados como um "quebra-gelo" durante a entrevista.- Lembra-te da importância da utilização de conectores reais.

Demonstrar interesse genuíno pelo entrevistador pode ajudar a estabelecer uma conexão positiva desde o início.

Prepara perguntas específicas

Além de perguntas relacionadas ao anúncio da vaga, prepara perguntas específicas com base na tua pesquisa anterior.

Lista coisas que não sejam claras no anúncio como, por exemplo:

  • Qual a metodologia de trabalho utilizada?
  • Como é a constituição da equipa de projeto típica?
  • Qual a duração típica dos projetos?
  • É normal cumprir prazos? se não, porquê?
  • Quem faz, e com que recorrência, a avaliação de novas tecnologias a utilizar nos projetos?

Antes da Reunião

Respira fundo! É normal te sentires nervoso, mas deves tirar um momento para te acalmares. Um candidato demasiado nervoso pode passar uma má impressão ao entrevistador.

Tens dificuldade em acalmar, em situações stressantes? Deixamos aqui 3 dicas que podes utilizar para te ajudar:

  • Simula a entrevista e treina perguntas típicas junto a um espelho e/ou grava para analisar posteriormente
  • Simula a entrevista com a ajuda do ChatGPT: é uma ótima ferramenta para ser utilizada como simulador. Pede ao ChatGPT para agir como um entrevistador de emprego e pede-lhe questões pertinentes que possam fazer sobre a tua função específica
  • Faz exercícios de respiração antes de entrares para a entrevista, pois podem ajudar a que entres na reunião (seja online ou presencial) mais calmo e focado.

Caso a entrevista seja Online deves ainda:

  • Fazer um check-up a todo o material que necessites para a reunião
  • Ajustar a câmara: é importante estar direito e olhar para o entrevistador de forma frontal, não a olhar para cima ou baixo.
  • Ter em atenção se tens alguém no espaço onde estás ou algum animal que possa passar à frente da câmara: A entrevista deve ser um momento sem quaisquer distrações ou interrompimentos
  • Entrar mais cedo no link da reunião: Não só é importante para perceber que está tudo a funcionar bem, mas demonstra pontualidade.

Aconselhamos-te também a dar uma espreitadela ao nosso artigo mais detalhado sobre entrevistas online de emprego

Caso a reunião seja Presencial deves:

Imprevistos podem acontecer no caminho para a entrevista, por isso sai mais cedo de casa, com o objetivo de chegar pelo menos 15 minutos antes da entrevista. Prepara-te mentalmente que vais ter uma reunião com um profissional que pode definir parte do teu caminho profissional.

3. Durante a Entrevista de Emprego

Não existe segunda oportunidade para causar uma boa primeira impressão.

Primeira impressão

Um estudo realizado por Bert Decker concluiu que o cérebro forma uma primeira impressão sobre a pessoa que conhecemos em apenas dois segundos: nestes primeiros instantes o cérebro cria 50% da imagem e será nos próximos 4 minutos que completará o resto da sua ideia sobre a pessoa. Podes inclusive espreitar aqui um dos seus best sellers “The Art of Communicating”, caso fiques curioso sobre o assunto.

Uma boa relação inicial pode gerar uma perceção positiva, influenciando a avaliação geral. - Lembra-te que os teus entrevistadores também um dia estiveram na tua posição. E sorri!

Soft Skills e Hard Skills

Os entrevistadores geralmente procuram candidatos que demonstrem competências pessoais relevantes para a função e para a cultura da empresa, como confiança, capacidade de comunicação, adaptabilidade e trabalho em equipa.

Lembra-te que as tendências do mercado cada vez mais valorizam as soft skills e, apesar de ser importante ter soft skills e hard skills, o MAIS importante ainda é desenvolvê-las continuamente.

Uma boa performance na entrevista permite demonstrar as tuas competências de forma clara e convincente. Para isso, tem presente quais foram os teus projetos anteriores, qual foi o teu papel nos mesmos.

Demonstra conhecimento sobre a empresa:

Mostra-te interessado e preparado ao conhecer o produto ou serviço oferecido pela empresa. Prepara questões ou sugestões pertinentes, destacando o teu conhecimento sobre o assunto.

Por exemplo: “vi que existe uma falha de segurança, que pode ser resolvida da seguinte forma.” ou “Numa experiência anterior fizemos um projeto de melhoria de ux/ui, que sugeriu que a prática X, melhora a usabilidade do site. Acredito que pode ser igualmente aplicável a este produto, pois o público-alvo é semelhante”

4. Pós-entrevista de Emprego

O que muitas vezes pode parecer o fim, é apenas o ínicio!

No final da entrevista, agradece ao entrevistador pela oportunidade e envia um e-mail de agradecimento destacando os pontos chave discutidos durante a entrevista.

Agenda uma reunião para follow-up. Caso o recrutador não tenha definido uma data específica, marca uma data para enviar um e-mail a pedir um ponto de situação. Aproveita e dá um update sobre evolução de processos do teu lado.

5. Conclusão

Uma entrevista de emprego é sempre desafiadora, mas com uma boa preparação estarás mais apto para a conquista da tão desejada vaga.

Sabendo que o mercado TI é um mercado em constante movimento e mudança. Por isso, é importante que te mantenhas constantemente informado no que se passa no mundo de IT.

Mas… “onde posso obter informação diária ou constante sobre IT?”

A resposta é simples: Teamlyzer. Com a nossa página de notícias IT consegues obter informação AO MINUTO sobre o que se passa no mundo IT.

Lembra-te que cada entrevista é uma oportunidade para mostrares quem és; as tuas skills, a tua identidade e a tua experiência. Se ligares tudo isto à cultura e identidade da empresa, certamente que serás um bom candidato a essa vaga.

Boa sorte!

Partilhar este artigo

Faz a review da tua empresa

Partilha como é o teu (ex) empregador. É anónimo e leva 3 minutos!