11 Dicas para entrevistas via Skype ou Zoom (Guia detalhado)
Com a pandemia tornou-se regra fazer entrevistas de emprego em casa remotamente. A preparação é idêntica às entrevistas presenciais mas com novas preocupações.
Tudo começa por estudares a descrição da oferta de emprego e adaptares o teu currículo aos requisitos. Nada de novo. Uma vez que te solicitam a entrevista de emprego por via remota é necessário teres em atenção o seguinte.
#1 Ter um username profissional
É normal que haja a partilha de usernames para adicionar contactos. Nada pior do que começar com um pouco profissional. Deves ter um username relacionado com o teu nome e não alcunhas ou pseudónimos. Se necessário cria um.
#2 Enviar documentos antes da entrevista
Se queres mostrar um projecto no Github, enviar links ou qualquer outro tipo de informação relevante deves fazê-lo antes de a entrevista começar. Assim o entrevistador pode rever e ter acesso a esse conteúdo para o debater no momento da entrevista.
#3 Preparar o local da entrevista
Local deve ser ausente de ruído ou movimento. Desliga a TV, desliga o telemóvel e garante que ninguém invade a zona de entrevista. Tens crianças em casa? Garante que não entram pela sala. Nem que seja necessário trancar a porta.
O fundo das tuas costas deve ser o mais clean possível. Sem interferências, nem distracções. Usar phones é o ideal para entenderes o entrevistador correctamente. Se usares um smartphone teres o teu currículo em papel é fundamental.
Uma garrafa de água por perto, sem necessidade de te levantares, é boa ideia.
#4 Iluminação natural vs artificial
A iluminação é um passo fundamental. Se conseguires coloca-te de frente para uma janela. Se não tens iluminação natural suficiente tens um problema.
A luz artificial por norma vem do tecto. Se não queres parecer estar numa gruta em que mal se vê os teus olhos, ou se te recusas a ficar com olheiras, podes optar por tornar o teu quarto ou escritório num pequeno estúdio improvisado.
Precisas de três candeeiros e folhas de papel vegetal. Estas são usadas para difusor nas lâmpadas sendo presos com elásticos ou molas.
Uma luz é para te iluminar atrás das costas e fazer recorte de silhueta (BackLight). Outra é frontal do lado direito (KeyLight). Uma outra do lado esquerdo com menor intensidade (FillLight).
Nesta situação, como é entrevista, deves evitar lâmpadas de luz quente (avermelhada) e preferir as lâmpadas de luz fria (brancas, as de escritório). Há muito bom fotógrafo profissional a trabalhar com este esquema de luzes em casa.
Em alternativa, podes fazer algo ainda mais simples. Como apontar uma lâmpada contra um reflector, ou superfície branca, e rapidamente tens luz difusa para te iluminar.
#5 Ângulo da camara
Pode parecer um pormenor, mas no audiovisual quando se quer dar peso a uma personagem recorre-se ao ângulo contra picado. A câmara está abaixo da linha dos olhos e dá estatura e importância à pessoa filmada. Ângulo picado, a câmara fica acima dos olhos reduz a importância da pessoa filmada. Uma câmara ao nível dos olhos é neutra. É esta que recomendamos.
Se quiseres ser audaz experimenta um ligeiro ângulo contra picado. Câmara um pouco abaixo do olhar. O que deve ficar visível é sobretudo a cabeça e ombros.
#6 Voz, postura e vestuário
Voz forte, mas sem exagerar, ombros direitos, cabeça erguida e olhar sempre na câmara. Vestuário deve ser o mesmo que vestirias para uma entrevista normal. Nada de estar em pantufas ou só vestido da cintura para cima.
Numa entrevista não queres conforto. Queres estar alerta e com atenção máxima. Se não tens 10 minutos para tirares a parte de baixo do pijama este guia não é para ti.
#7 – Testar o equipamento
Nada melhor do que ter duas contas em dois equipamentos. Usas a tua conta principal e crias uma para testar.
Fazes a ligação e verificas a qualidade da Internet, a qualidade de imagem e o som do microfone. Nada mais fácil do que usar o smartphone e um tablet.
Uma dica. Nestes equipamentos podes passar a câmara para modo vídeo e rapidamente vês o teu enquadramento sem ser necessário fazer a videochamada.
Para contornar a lei de Murphy deves ter sempre um segundo equipamento de backup em caso do principal falhar.
#8 Confirmar se a entrevista é no Skype ou Zoom
Confirma se não estás na plataforma errada. Pode acontecer o entrevistador assumir que a entrevista se vai realizar no Zoom e tu pensares que é no Skype ou vice-versa. E cada um estar à espera na plataforma errada.
É fundamental ter um plano rápido para retomar a entrevista se a ligação for interrompida por algum motivo. Ter o número de telefone do entrevistador será o ideal.
#9- Ter notas visíveis e caderno de apontamentos
Para evitar o esquecimento de questões importantes nada como teres post its ou caderno de notas ao teu alcance. Com o nervosismo o mais normal é esqueceres-te no momento da entrevista.
Ou pior, querer escrever rapidamente e não ter papel nem caneta por perto. Deves preferir tomar notas em papel para ser mais rápido e evitar o som do teclado.
#10 Dominar a ferramenta
Deves claramente saber onde se desliga e liga o áudio e o vídeo. E também como se convida terceiros para o caso de ser uma entrevista com várias pessoas.
Se tem palavra-chave deves tê-la à mão e deve ser fácil indicá-la para a outra pessoa se juntar.
#11 Agradecer e enviar notas
A entrevista não está encerrada enquanto não agradeceres ao entrevistador pelo seu tempo por e-mail. Deves adicionalmente enviar qualquer nota ou link a que te tenhas comprometido partilhar.
Por fim, claro, já sabes. A comunidade agradece a partilha de como te correu a entrevista.