Categoria: Recrutamento e Carreira

11 Dicas para entrevistas via Skype ou Zoom (Guia detalhado)

Com a pandemia tornou-se regra fazer entrevistas de emprego em casa remotamente. A preparação é idêntica às entrevistas presenciais mas com novas preocupações.

Tudo começa por estudares a descrição da oferta de emprego e adaptares o teu currículo aos requisitos. Nada de novo. Uma vez que te solicitam a entrevista de emprego por via remota é necessário teres em atenção o seguinte.

#1 Ter um username profissional

É normal que haja a partilha de usernames para adicionar contactos. Nada pior do que começar com um pouco profissional. Deves ter um username relacionado com o teu nome e não alcunhas ou pseudónimos. Se necessário cria um.

#2 Enviar documentos antes da entrevista

Se queres mostrar um projecto no Github, enviar links ou qualquer outro tipo de informação relevante deves fazê-lo antes de a entrevista começar. Assim o entrevistador pode rever e ter acesso a esse conteúdo para o debater no momento da entrevista.

#3 Preparar o local da entrevista

Local deve ser ausente de ruído ou movimento. Desliga a TV, desliga o telemóvel e garante que ninguém invade a zona de entrevista. Tens crianças em casa? Garante que não entram pela sala. Nem que seja necessário trancar a porta.

O fundo das tuas costas deve ser o mais clean possível. Sem interferências, nem distracções. Usar phones é o ideal para entenderes o entrevistador correctamente. Se usares um smartphone teres o teu currículo em papel é fundamental.

Uma garrafa de água por perto, sem necessidade de te levantares, é boa ideia.

#4 Iluminação natural vs artificial

A iluminação é um passo fundamental. Se conseguires coloca-te de frente para uma janela. Se não tens iluminação natural suficiente tens um problema.

A luz artificial por norma vem do tecto. Se não queres parecer estar numa gruta em que mal se vê os teus olhos, ou se te recusas a ficar com olheiras, podes optar por tornar o teu quarto ou escritório num pequeno estúdio improvisado.

Precisas de três candeeiros e folhas de papel vegetal. Estas são usadas para difusor nas lâmpadas sendo presos com elásticos ou molas.

Uma luz é para te iluminar atrás das costas e fazer recorte de silhueta (BackLight). Outra é frontal do lado direito (KeyLight). Uma outra do lado esquerdo com menor intensidade (FillLight).

Nesta situação, como é entrevista, deves evitar lâmpadas de luz quente (avermelhada) e preferir as lâmpadas de luz fria (brancas, as de escritório). Há muito bom fotógrafo profissional a trabalhar com este esquema de luzes em casa.

iluminação de três pontos de luz para entrevista de emprego

Em alternativa, podes fazer algo ainda mais simples. Como apontar uma lâmpada contra um reflector, ou superfície branca, e rapidamente tens luz difusa para te iluminar.

iluminação básica para entrevista de emprego

#5 Ângulo da camara

Pode parecer um pormenor, mas no audiovisual quando se quer dar peso a uma personagem recorre-se ao ângulo contra picado. A câmara está abaixo da linha dos olhos e dá estatura e importância à pessoa filmada. Ângulo picado, a câmara fica acima dos olhos reduz a importância da pessoa filmada. Uma câmara ao nível dos olhos é neutra. É esta que recomendamos.

altura da câmara de vídeo

Se quiseres ser audaz experimenta um ligeiro ângulo contra picado. Câmara um pouco abaixo do olhar. O que deve ficar visível é sobretudo a cabeça e ombros.

#6 Voz, postura e vestuário

Voz forte, mas sem exagerar, ombros direitos, cabeça erguida e olhar sempre na câmara. Vestuário deve ser o mesmo que vestirias para uma entrevista normal. Nada de estar em pantufas ou só vestido da cintura para cima.

Numa entrevista não queres conforto. Queres estar alerta e com atenção máxima. Se não tens 10 minutos para tirares a parte de baixo do pijama este guia não é para ti.

#7 – Testar o equipamento

Nada melhor do que ter duas contas em dois equipamentos. Usas a tua conta principal e crias uma para testar.

Fazes a ligação e verificas a qualidade da Internet, a qualidade de imagem e o som do microfone. Nada mais fácil do que usar o smartphone e um tablet.

Uma dica. Nestes equipamentos podes passar a câmara para modo vídeo e rapidamente vês o teu enquadramento sem ser necessário fazer a videochamada.

Para contornar a lei de Murphy deves ter sempre um segundo equipamento de backup em caso do principal falhar.

#8 Confirmar se a entrevista é no Skype ou Zoom

Confirma se não estás na plataforma errada. Pode acontecer o entrevistador assumir que a entrevista se vai realizar no Zoom e tu pensares que é no Skype ou vice-versa. E cada um estar à espera na plataforma errada.

É fundamental ter um plano rápido para retomar a entrevista se a ligação for interrompida por algum motivo. Ter o número de telefone do entrevistador será o ideal.

#9- Ter notas visíveis e caderno de apontamentos

Para evitar o esquecimento de questões importantes nada como teres post its ou caderno de notas ao teu alcance. Com o nervosismo o mais normal é esqueceres-te no momento da entrevista.

Ou pior, querer escrever rapidamente e não ter papel nem caneta por perto. Deves preferir tomar notas em papel para ser mais rápido e evitar o som do teclado.

tomar notas na entrevista

#10 Dominar a ferramenta

Deves claramente saber onde se desliga e liga o áudio e o vídeo. E também como se convida terceiros para o caso de ser uma entrevista com várias pessoas.

Se tem palavra-chave deves tê-la à mão e deve ser fácil indicá-la para a outra pessoa se juntar.

#11 Agradecer e enviar notas

A entrevista não está encerrada enquanto não agradeceres ao entrevistador pelo seu tempo por e-mail. Deves adicionalmente enviar qualquer nota ou link a que te tenhas comprometido partilhar.

Por fim, claro, já sabes. A comunidade agradece a partilha de como te correu a entrevista.

Partilhar este artigo

Faz a review da tua empresa

Partilha como é o teu (ex) empregador. É anónimo e leva 3 minutos!