Categoria: Recrutamento e Carreira

Como preparar a certificação de Outsystems em 10 passos (entrevista)

Fique a conhecer todos os passos necessários para trabalhar com Outsystems e ser um profissional certificado neste simples manual.

As tecnologias de desenvolvimento low code têm vindo a ganhar importância, principalmente na área corporativa. A certificação é um caminho transversal a qualquer pessoa que pretenda vir a trabalhar com Outsytems.

Por fim, uma nota. Este post não tem qualquer tipo de afiliação com a Outsystems.

#1 – Para alguém que nunca mexeu em Outsystems, qual o primeiro passo?

Recomendo começar por fazer os cursos de web ou mobile que existem online no site da Outsystems. Alguma dúvida que surja também pode ser tirada no fórum. Deve ter-se alguns conhecimentos de SQL. Ou se não os tem, ganhá-los. Apenas é preciso instalar o programa Service Studio que é disponibilizado na página da Outsystems.

#2 – O exame de certificação é feito remotamente ou presencialmente?

A certificação é feita remotamente. Para tal basta agendar, estar online no dia e hora marcada e seguir as indicações do examinador. A máquina é controlada remotamente e um ambiente seguro é aberto para ser feito o exame. No entanto é possível fazer o exame presencialmente, neste caso tem que ser pedido directamente à empresa.

#3 – Os resultados do exame são imediatos?

Os resultados são enviados por email no prazo de 2 a 5 dias úteis. A classificação do exame é de 0 a 100% e dura entre 2h-3h consoante o tipo de certificação, e claro, sem pausas.

#4 – Quanto custa a certificação?

Existem 4 tipos de certificação. Associate Mobile Developer - $200 , Associate Web Developer - $200 , Professional Web Developer - $300, Expert Web Developer - $400.

Ultimamente durante o Next Step (encontro anual, sobre novos desenvolvimentos), têm sido oferecidas certificações de Associate e de Professional. Existe ainda este kit de preparação para o exame.

Diferentes tipos de certificação disponível

#5 – O exame consiste em fazer o quê?

O exame é cerca de 40 perguntas de escolha múltipla e é necessário 70% de respostas certas para ser aprovado. Não existe parte prática. Pelo menos na certificação de Associate e Professional. Dependendo do tipo de certificação as perguntas variam a sua complexidade. De noções básicas sobre a aplicação a noções mais avançadas, como ter uma linha de código e perguntar o resultado esperado, ou qual o erro na mesma.

#6 – O enunciado é enviado de que forma?

Uma vez que a sessão é privada, o enunciado só é disponibilizado depois de todos os requisitos estarem garantidos no pc da pessoa a ser avaliada.

#7 – Os exames são a pedido ou há datas?

Os exames são pedidos e marcados pela pessoa que o vai fazer. É possível marcar exames durante o fim-de-semana e em qualquer horário.

#8 – É possível usar a Internet para tirar dúvidas durante o exame?

Não. O exame é sem qualquer tipo de consulta, seja manual ou digital. O exame ocorre em ambiente seguro, através de sessão privada controlada pela empresa ProctorU.

#9 – O certificado é enviado para casa ou é digital?

O certificado é digital, estando disponível na área pessoal na página da Outsystems, podendo ser impresso posteriormente.

#10 – Caso uma pessoa chumbe, como se processa? Pode repetir?

Caso a resposta seja positiva ou negativa, é sempre enviado um email com a percentagem obtida durante o exame. Caso se chumbe, pode ser feita nova inscrição tendo em conta o período de 72h de pré-aviso e o respectivo pagamento da mesma.

Entrevista concedida por Tiago Fernandes, Outsystems Developer

Partilhar este artigo

Faz a review da tua empresa

Partilha como é o teu (ex) empregador. É anónimo e leva 3 minutos!