34 Empresas tecnológicas que abriram em Portugal em 2024 | Teamlyzer
Portugal bate recorde: mais Tech Hubs internacionais em 2024. Vê quais são as novas empresas tecnológicas a instalar-se no território nacional e candidata-te.
Se estás à procura de novas oportunidades na área de TI em Portugal para 2024, temos boas notícias! O mercado de novos tech hubs está mais dinâmico do que nunca, com várias empresas internacionais a escolherem o nosso país para se estabelecerem.
Como em anos anteriores (2019, 2020, 2021, 2022 e 2023), fomos à procura das empresas que se expandiram para Portugal.
Em comparação com os últimos cinco anos, 2024 revelou-se particularmente promissor, com um número significativamente maior de empresas a abrirem escritórios por cá. E não estamos a falar de empresas quaisquer - algumas são organizações de peso no panorama tecnológico mundial como a Nasdaq ou Richemont.
Lisboa
Richemont é um dos maiores grupos de luxo do mundo, dono de marcas icónicas como Cartier, Montblanc, Van Cleef & Arpels, Chloe, e muitas outras. Este grupo de origem suíça abriu este ano um novo tech hub em Lisboa, o Technology Competence Centre (TCC). Este centro já tem mais de 50 pessoas em Lisboa, com um foco em cloud, data science e novas tecnologias, e quer contratar 350 pessoas no total. Com mais de 40.000 colaboradores globalmente, o TCC será um centro complementar à operação tech na Suíça.
Flix é uma empresa alemã, líder mundial de mobilidade, conhecida em Portugal pelos seus autocarros verdes da FlixBus. Está a expandir a sua presença no país através do seu "hub de Lisboa". Neste centro já trabalham cerca de 80 pessoas, principalmente em equipas de produto, data science e desenvolvimento, prestando serviços para 13 departamentos diferentes do grupo. A empresa oferece horário flexível, trabalho híbrido, viagens gratuitas na rede Flix e vários programas de descontos para colaboradores.
HAVI é uma multinacional norte-americana que estabeleceu um centro tecnológico em Lisboa, o Supply Chain TechHUB, que vai ter um modelo híbrido de trabalho. O hub visa chegar a uma equipa de 140 ou 150 colaboradores nos próximos anos. A HAVI é um parceiro de grandes cadeias de restauração, como o McDonald's, fornecendo soluções de supply chain, embalagens e logística. O hub de Lisboa vai desenvolver soluções tecnológicas para otimizar estas operações.
Nasdaq é uma empresa norte-americana que revolucionou os mercados financeiros em 1971 ao criar a primeira bolsa de valores totalmente eletrónica do mundo e escolheu Lisboa para o seu mais recente hub tecnológico europeu. A empresa é uma das maiores bolsas de valores do mundo e tem mais de 8.000 funcionários a nível global. Já conta com algumas dezenas de colaboradores em Portugal e está a recrutar ativamente profissionais especializados em Java, Produto, Customer Support e designers de UI/UX.
Riskified é uma empresa Israelita, líder mundial em soluções anti-fraude que abriu um centro de I&D em Lisboa. A empresa, fundada em 2013, é pioneira na aplicação de inteligência artificial para a prevenção de fraudes no e-commerce, com clientes globais como a Booking, Shein, Prada ou Lastminute. Oferece seguro de saúde extensível à família, equity package, plano de carreira internacional, um office premium e ambiente descontraído. Empregando mais de 700 especialistas a nível mundial e com escritórios em 11 países, a equipa da Riskified em Lisboa já conta com cerca de 10 pessoas altamente qualificadas.
BrainRocket é uma empresa tecnológica com sede no Chipre que abriu um centro tecnológico em Porto Salvo (Lagoas Park). A empresa, uma das que mais cresce no seu país, é especialista em desenvolvimento de software e soluções digitais e tem planos de expansão para contratar 200-300 profissionais no próximo ano, com foco em QA, Desenvolvimento Front-End e Back-End. A BrainRocket, que já conta com cerca de 20 colaboradores em Portugal.
Vizrt é uma produtora norueguesa de soluções gráficas em tempo real. Abriu um tech hub em Lisboa, começando com cerca de 30 colaboradores e um plano de crescimento de 30% em um ano. A NDI, sua parceira norte-americana especializada em transmissão de vídeo, também está presente, tendo cerca de 10 funcionários.
Bedrock Streaming é uma empresa francesa, criada em 2020, com forte presença em França, Holanda, Hungria e Bélgica. Abriu um novo tech hub em Lisboa, no espaço de coworking IDEA Spaces São Sebastião. A empresa, que pertence ao grupo Bertelsmann (um dos maiores grupos de Media do Mundo), cria e opera plataformas de streaming de ponta a ponta para empresas líderes de media. A Bedrock Streaming planeava contratar entre 50 a 100 profissionais em Portugal, mas à data de hoje parece estar abaixo da previsão, com 16 pessoas recrutadas.
AnyDesk é uma empresa alemã, fundada em 2014, que é sobejamente conhecida pelo seu remote desktop software. Abriu delegação em Portugal, mais concretamente em Lisboa, em 2024, e já conta com uma pequena equipa de 12 pessoas no nosso país.
Iterable é um unicórnio norte-americano que desenvolve uma plataforma de marketing multicanal para a experiência do cliente alimentada por IA. A empresa, fundada em 2013, está a contratar para várias posições e começou em Lisboa com uma equipa de 8 pessoas incluindo o VP de engenharia. Este é o 1º escritório de engenharia fora dos Estados Unidos da empresa.
Loy & Hutz é uma empresa alemã com mais de 35 anos no mercado e uma das principais fornecedoras de software nas áreas de CAFM (Computer Aided Facility Management) e manutenção que abriu um novo hub em Lisboa. Com 6 colaboradores já em Portugal, a Loy & Hutz parece ser um concorrente da portuguesa Infraspeak neste mercado.
Gorgias é uma empresa americana que fornece uma plataforma de atendimento ao cliente para o comércio eletrónico, com mais de 250 colaboradores. Recruta em regime híbrido para Lisboa, onde já conta com 5 profissionais. A Gorgias, que requer presença no escritório duas vezes por semana, tem ainda hubs na Europa localizados em Paris e Belgrado.
FunPlus é uma empresa Suíça, fundada em 2010, que se destaca como uma das maiores empresas privadas na indústria dos videojogos. Com um forte foco na criação de experiências de entretenimento interativo, a empresa aposta no desenvolvimento de jogos para várias plataformas e na inovação em propriedade intelectual. A expansão da FunPlus em Lisboa é feita através do seu estúdio Ellipsis e prevê aumentar a sua equipa de 5 para mais de 20 pessoas até ao primeiro semestre de 2025.
CardExchange Solutions é uma empresa norte americana, fabricante de software de gestão de cartões de identificação online, ids digitais, design de cartões de identificação, gestão de visitantes, soluções de gestão de credenciais. Abriu operações em Portugal em 2024 e já tem mais de uma dezena de pessoas a partir de Portugal.
Bryj é uma empresa norte-americana sediada em São Francisco que desenvolve uma plataforma de marketing móvel individualizado baseada numa subscrição. Abriu um tech hub em Lisboa e já emprega cerca de 20 pessoas por cá. É, no entanto, uma empresa com requisito de 4 dias presenciais no escritório por semana.
Gapstars é uma empresa dos Países Baixos, mas com forte presença no Sri Lanka, atua como consultora de tecnologia e desenvolvimento de software. Fundada em 2014, a Gapstars é especializada em ajudar startups e empresas em crescimento a construir e escalar as suas equipas tech. Abriu recentemente um escritório no Atrium Saldanha, em Lisboa, sendo que conta já com cerca de 15 colaboradores em Portugal.
Porto & Cidades no Norte
DACHSER é uma gigante alemã de logística, fundada em 1930. Escolheu a cidade do Porto para instalar o seu novo IT Hub, inaugurado em Novembro de 2024. Este será o 2° maior centro de IT da DACHSER no mundo, com previsão de contratação de mais de 100 profissionais de IT até 2026 e um novo espaço tech de +750m² a partir de 2025. Este novo hub junta-se à rede global da empresa, que já conta com centros de IT na Alemanha, França, Espanha, Hong Kong e EUA.
Constellation Automotive Group é uma empresa britânica, líder europeu do mercado automóvel digital. Escolheu Coimbra para o seu novo centro tecnológico, inaugurado em Junho de 2024. O hub já conta com cerca de 80 especialistas integrados e tem planos para recrutar mais 200 profissionais nos próximos 2 anos, triplicando a equipa. A empresa oferece salários acima da média do mercado IT em Portugal, seguro de saúde, trabalho híbrido, flexibilidade horária e viatura da empresa para posições seniores. A Constellation é dona de marcas como BCA Europe, cinch, webuyanycar e Marshall Motor Group.
Mercadona é uma das maiores cadeias de supermercados em Espanha e tem forte presença em Portugal. Está a criar um hub tecnológico em Vila Nova de Gaia, integrado na Mercadona IT, que conta com mais de 1.000 profissionais. O novo centro focar-se-á na digitalização e reengenharia de sistemas internos e aplicações para os supermercados da cadeia em Portugal e Espanha. No entanto, o hub parece estar atrasado, com apenas uma vaga aberta para Java, indicando que o projeto ainda está numa fase inicial de desenvolvimento.
ProSiebenSat.1 é um dos maiores grupos de media da Alemanha e abriu o seu primeiro Tech Hub fora da Alemanha, o Seven.One Tech Hub, no Porto. O objetivo era chegar a 50 colaboradores até ao final de 2024 sendo que este hub irá complementar os escritórios existentes em Unterföhring e Berlim e desenvolver tecnologia para as diferentes áreas de negócio do grupo, desde os canais de televisão e plataformas de streaming (como a Joyn), até à produção de conteúdos e negócios de e-commerce, com um foco particular em dados e inteligência artificial.
CELUS é uma empresa alemã de software de alta tecnologia sediada em Munique sendo que abriu recentemente um novo tech hub no Porto. A Plataforma de design CELUS utiliza inteligência artificial para transformar requisitos em soluções eletrónicas funcionais, simplificando e acelerando o processo de desenvolvimento de hardware. A empresa já conta com cerca de 20 colaboradores em Portugal.
Nitro é uma empresa global de SaaS de produtividade documental que acelera a transformação digital num mundo que exige a capacidade de trabalhar em qualquer lugar, a qualquer hora e em qualquer dispositivo. Conhecida pelo seu leitor de PDF, está a começar a formar uma equipa em Portugal. Com um modelo de trabalho híbrido, 3 dias presencial e 2 remotos, e escritório no Porto, a Nitro já conta com cerca de 20 colaboradores no país, parte dos quais vieram da Farfetch.
Seven Principles é outra empresa alemã que inaugurou um novo tech hub na cidade do Porto, empregando atualmente cerca de 20 pessoas. A empresa indica que as operações são desenvolvidas maioritariamente em trabalho remoto, com o escritório a prever apenas cerca de 25% de alocação diária. A Seven Principles pretende aumentar a equipa para mais de 100 colaboradores, com projetos futuros originados na Alemanha a serem desenvolvidos e suportados por equipas baseadas em Portugal.
Sofico é uma software house de origem Belga, especializada em soluções de software para a gestão de frotas e financiamento automóvel que abriu uma sucursal em Portugal em 2024. A equipa já tem cerca de 20 pessoas no nosso país e está a recrutar, posições em regime híbrido para o escritório no Porto.
Markant é uma empresa Suíça de plataformas digitais B2B na cloud que adquiriu a startup portuguesa Xelerate Markant Services. Com esta aquisição deu assim origem ao seu novo hub em Portugal. A empresa criará 10 novos empregos e já possui 30 colaboradores no Porto que transitaram com a aquisição.
Keeyns é uma empresa de desenvolvimento de software dos Países Baixos e está a expandir-se para o Porto com a abertura de um novo tech hub. A nova filial servirá como um centro para a Península Ibérica e albergará uma equipa de desenvolvimento. A Keeyns está a colaborar com a Universidade de Évora em investigação para melhorar a sua plataforma, incluindo funções avançadas de pesquisa e IA para prever prazos de projetos.
Ivy Tech é uma startup do Reino Unido que conecta empresas globais a talentos tecnológicos em mercados emergentes. Com uma filosofia de remote first, a empresa vai estabelecer uma equipa local para atrair software developers portugueses. O lançamento em Portugal foi feito em Outubro.
Lisboa & Porto
Lúkla Group é um grupo francês de tecnologia que adquiriu a consultora de IT TRSB Portugal em 2022, resultando na Lúkla Portugal. A empresa abriu este ano oficialmente o novo escritório com cerca de 30 colaboradores. Tem operações tanto em Lisboa como no Porto.
Remoto
Intermedia é uma empresa norte-americana de comunicações em nuvem que ajuda mais de 130.000 empresas a ligarem-se melhor - através de voz, videoconferência, chat, contact center, e- mail empresarial e produtividade, partilha e backup de ficheiros, segurança, arquivo. A empresa tem vindo a formar equipa remota em Portugal, essencialmente com deslocalização da Rússia, contando já com dezenas de colaboradores.
Zartis é uma empresa de consultoria e outsourcing de software com sede em Cork, Irlanda, que faz parceria com empresas em serviços financeiros, media, tecnologia logística, energia renovável, edtech, comércio eletrónico e muito mais. O objetivo é crescer até alcançar +50 milhões de euros em receita e 500 funcionários até 2028. A empresa, que já conta com cerca de 20 colaboradores em Portugal mas está a recrutar seniores para posições remotas.
Paddle, fintech especializada em soluções de pagamentos para empresas SaaS, que conta atualmente com +4.000 clientes em todo o mundo e quer eliminar a fragmentação dos meios de pagamento, tem uma equipa de cerca de 10 colaboradores em Portugal. A empresa está a recrutar ativamente devs em GO e PHP, em regime fully remote, permitindo aos profissionais trabalhar a partir de qualquer ponto do país.
Coralogix é uma empresa israelita, fundada em 2015 e com sede na Califórnia. Desenvolve uma plataforma de monitorização, especializada em análise em tempo real sem indexação. Com mais de 2.000 clientes, a solução reduz custos operacionais em até 70% e oferece suporte rápido e gratuito. A Coralogix já conta com 5 colaboradores em Portugal e recruta engenheiros de backend e full stack. São posições remotas.
ClearOps é uma empresa alemã que garante a disponibilidade de peças e técnicos em redes complexas de fabricantes e revendedores - globalmente para os fabricantes de equipamento original (OEM), localmente para os revendedores. Tem vindo a expandir operações em Portugal com o recrutamento de algumas pessoas em full remote. A empresa, que já conta com 12 colaboradores em Portugal, oferece uma plataforma inovadora que conecta fabricantes e revendedores de maquinaria, centralizando dados de pós-venda.
Joivy é uma empresa Italiana, sendo a primeira plataforma residencial abrangente na Europa a oferecer uma ampla gama de espaços habitacionais aos seus utilizadores - coliving, micro-habitação, residências estudantis, hospitalidade, multifamiliar e coworking - e a apoiar proprietários e investidores com uma gama completa de serviços para os seus ativos imobiliários. Tem algumas posições em aberto fully remote e já conta com 12 pessoas a partir de Portugal.
Considerações finais
Em 2024, Portugal continuou a afirmar-se como um polo tecnológico de referência na Europa. A vinda de grandes empresas internacionais, como a Nasdaq, Richemont e DACHSER, para cidades como Porto, Lisboa e Coimbra, mostra que o país tem condições para atrair investimento em diferentes áreas.
Esta aposta no nosso país está a gerar uma maior competição por profissionais seniores de tecnologia, o que acaba por se traduzir em melhores salários e benefícios para quem trabalha no setor. Além disso, muitas empresas estão a adotar modelos de trabalho híbridos e remotos, o que lhes permite ir buscar talento a outras partes do país e dar mais flexibilidade aos trabalhadores.
Por outro lado, naturalmente este tipo de novas empresas estrangeiras no mercado, cada vez mais coloca pressão nas empresas portuguesas.