Categoria: Tecnologia e Indústria

20 empresas tecnológicas que abriram em Portugal em 2020

Lista actualizada com novas empresas estrangeiras de tecnologia que abriram em Portugal em 2020. Pagam mais e têm melhores praticas. Fica agora a conhece-las.

Começamos em 2019 por lançar esta rubrica relativamente às empresas estrangeiras de tecnologia que abrem em Portugal anualmente. À semelhança da edição do ano transacto apresentamos uma lista com 20 empresas.

No entanto, à excepção da Springer Nature, poucas são as empresas que conseguiram recrutar os números a que se propuseram por conta da pandemia. Algumas não estão a recrutar e outras desistiram de abrir o escritório, caso da Wish.

Como é natural a maioria das seguintes empresas, se não todas, encontram-se em tele-trabalho actualmente.

 

Logotipo da Anchorage

Fundada em 2017 a Anchorage é uma fintech passou recentemente a ser o primeiro banco de criptomoedas aprovado nos Estados Unidos. Conta com cerca de 20 trabalhadores na equipa de engenharia do Porto, mas quer aumentar rapidamente a dimensão da equipa de desenvolvimento e produto. Está alavancada em dezenas de milhões em investimento.

 

Logotipo da Springer Nature

A Springer Nature é uma conhecida editora científica com raízes inglesas e alemãs. Fundada em 2015, tem 10.000 funcionários globalmente e abriu um novo centro de I&D em Lisboa. Tem estado a recrutar e já tem perto de 40 funcionários só em Portugal.

 

Logotipo da Checkout

Criada em 2012, esta startup chamada Checkout.com, com sede em Londres, tornou-se no maior unicórnio europeu do sector tecnológico. Teve recentemente uma avaliação astronómica de vários mil milhões de euros. Em Portugal tem uma pequena equipa de desenvolvimento no Porto inferior a 10 pessoas.

 

Logotipo da BJSS

A BJSS é uma consultora britânica fundada no UK em 1993 que entrou em Portugal com um investimento de 12 milhões de euros. Está localizada em Lisboa e tem o foco no recrutamento de especialistas de IT. Para já a equipa em Portugal continua praticamente inexistente com o Linkedin a indicar ainda apenas 7 pessoas.

 

Logotipo da Saltpay

A Saltpay entrou discretamente em Portugal com aberturas em Lisboa e Porto e tem cerca de 20 pessoas no país. Este mês de Janeiro já comprou a empresa portuguesa financeira Pagaqui, que tem cerca de 50 funcionários, para acelerar a expansão no país. Esta startup criada em 2019 no UK, está também ela alavancada em largas dezenas de milhões de euros de financiamento.

Logotipo da Beyond Pricing

Startup de origem Norte Americana, a Beyond Pricing foi fundada em 2013 e desenvolve uma solução automatizada relativamente à monitorização de preços para o Airbnb. Começou a recrutar apenas em Outubro de 2020 mas já tem mais de 15 colaboradores portugueses.

 

Logotipo da FRVR

Fundada em 2014, a FRVR tem sede em Malta desenvolve e publica um catálogo de jogos principalmente em HTML5. Abriu em Lisboa em meados de 2020 e emprega cerca de 15 pessoas por cá.

 

Logotipo da Zuhlke

A Zuhlke é uma fornecedora global de serviços de inovação de origem Suíça que anunciou a abertura de um novo escritório no Porto. Constituída em 1968 é uma multinacional de grande dimensão e encontra-se de momento a recrutar para a sua nova equipa portuguesa.

 

Logotipo da NFON

A NFON, criada em 2017, é uma empresa alemã com sede em Munique e instalou recentemente um centro de I&D em Lisboa. Dedica-se ao fornecimento de sistemas telefónicos baseados na cloud e espera contratar 30 pessoas até ao fim deste ano. Para já ainda só são 6 pessoas.

 

Logotipo da Korber Digital

O Grupo Körber em 2015 já tinha comprado parte do negócio da Efacec. No entanto, só agora em 2020 começou a construir uma equipa digital no Porto. Reforçou-se com alguns nomes de peso, nomeadamente Critical Software e um director de engenharia ex-Blip e Xing. Para já conta com cerca de 25 pessoas.

 

Logotipo da CI&T

A CI&T é uma empresa brasileira criada em 1995 que abriu um novo centro de desenvolvimento e de design em Lisboa. Entrou em Portugal em Fevereiro de 2020 com a ambição de investir 2 milhões de euros e contratar 200 pessoas em 2 anos. Conta por agora com cerca de 15 pessoas e já assumiram que a pandemia atrasou o recrutamento da subsidiária portuguesa.

 

Logotipo da Concentrix

A Concentrix é uma multinacional norte-americana, especializada em outsourcing e prestação de serviços. Vai criar 500 postos de trabalho com a abertura do novo escritório no Porto Office Park (POP). Em Braga e Matosinhos já emprega mais de 1.500 trabalhadores.

 

Logotipo da Mobiqam

A Mobiqam abriu na na zona industrial da Maia a primeira delegação em Portugal. Esta empresa faz parte de um grupo Belga chamado The Safe Group fundado em 2004 e actua na área dos sistemas de video-vigilância.

 

Logotipo da Stelia Aerospace

A Stelia Aerospace é uma multinacional francesa criada em 2015 que tem mais de 7000 colaboradores. Escolheu Santo Tirso para investir 40 milhões. Investimento será canalizado para criação de uma unidade de produção com o fim dedicado à montagem de estruturas aeronáuticas.

 

Logotipo da PinMeTo

A PinMeTo é uma empresa de geomarketing sueca, sediada em Malmö desde 2013, que abriu o escritório português em Lisboa no final de 2020. Passa agora a contar com sete escritórios divididos por países nórdicos, Portugal, Polónia e Roménia. A equipa Portuguesa segundo o LinkedIn resume-se ainda a uma única pessoa.

 

Logotipo da Kenbi

A Kenbi é uma startup alemã criada em 2019 no sector dos cuidados de saúde. Abriu actividades no Porto, cidade onde irá ficar alocada toda a equipa de desenvolvimento. Já conta uma equipa à volta de 7 pessoas mas parece que actualmente não está a recrutar.

 

Logotipo da Fairtiq

Startup de origem suíça fundada em 2016, a Fairtiq desenvolve soluções na área do "smart mobile ticketing". Basicamente quer reinventar a forma em como compramos os bilhetes para transportes públicos. A equipa portuguesa de IT em Lisboa fica-se pelas 7 pessoas.

 

Logotipo da ACNE

A Deloitte abriu em Portugal um novo escritório em Lisboa para a sua agência criativa ACNE. Depois de a ter adquirido em 2017, a agência já tem várias delegações espalhadas pela Europa. Tem cerca de 6 pessoas.

  • Localização: Lisboa

 

Logotipo da Tymeshift

A Tymeshift é uma startup que criou uma ferramenta de gestão de colaboradores feita exclusivamente para Zendesk desde 2017. Com sede nos EUA, abriu o escritório no Chiado mesmo no início da pandemia em Março. A equipa portuguesa são pouco mais de 10 pessoas actualmente.

 

Logotipo da Getboarded

Fundada em 2020 e sediada em Ílhavo, a Getboarded é uma startup que desenvolve uma plataforma de gestão de recrutamento focada principalmente no mercado Indiano. Em Portugal tem apenas com 3 pessoas, entre as quais está o fundador.

Partilhar este artigo

Faz a review da tua empresa

Partilha como é o teu (ex) empregador. É anónimo e leva 3 minutos!