20 empresas tecnológicas que abriram em Portugal em 2020
Lista actualizada com novas empresas estrangeiras de tecnologia que abriram em Portugal em 2020. Pagam mais e têm melhores praticas. Fica agora a conhece-las.
Começamos em 2019 por lançar esta rubrica relativamente às empresas estrangeiras de tecnologia que abrem em Portugal anualmente. À semelhança da edição do ano transacto apresentamos uma lista com 20 empresas.
No entanto, à excepção da Springer Nature, poucas são as empresas que conseguiram recrutar os números a que se propuseram por conta da pandemia. Algumas não estão a recrutar e outras desistiram de abrir o escritório, caso da Wish.
Como é natural a maioria das seguintes empresas, se não todas, encontram-se em tele-trabalho actualmente.
Fundada em 2017 a Anchorage é uma fintech passou recentemente a ser o primeiro banco de criptomoedas aprovado nos Estados Unidos. Conta com cerca de 20 trabalhadores na equipa de engenharia do Porto, mas quer aumentar rapidamente a dimensão da equipa de desenvolvimento e produto. Está alavancada em dezenas de milhões em investimento.
- Localização: Porto
- Página de empregos
A Springer Nature é uma conhecida editora científica com raízes inglesas e alemãs. Fundada em 2015, tem 10.000 funcionários globalmente e abriu um novo centro de I&D em Lisboa. Tem estado a recrutar e já tem perto de 40 funcionários só em Portugal.
- Localização: Lisboa
- Página de empregos
Criada em 2012, esta startup chamada Checkout.com, com sede em Londres, tornou-se no maior unicórnio europeu do sector tecnológico. Teve recentemente uma avaliação astronómica de vários mil milhões de euros. Em Portugal tem uma pequena equipa de desenvolvimento no Porto inferior a 10 pessoas.
- Localização: Porto
- Página de empregos
A BJSS é uma consultora britânica fundada no UK em 1993 que entrou em Portugal com um investimento de 12 milhões de euros. Está localizada em Lisboa e tem o foco no recrutamento de especialistas de IT. Para já a equipa em Portugal continua praticamente inexistente com o Linkedin a indicar ainda apenas 7 pessoas.
- Localização: Lisboa
- Página de empregos
A Saltpay entrou discretamente em Portugal com aberturas em Lisboa e Porto e tem cerca de 20 pessoas no país. Este mês de Janeiro já comprou a empresa portuguesa financeira Pagaqui, que tem cerca de 50 funcionários, para acelerar a expansão no país. Esta startup criada em 2019 no UK, está também ela alavancada em largas dezenas de milhões de euros de financiamento.
- Localização: Lisboa e Porto
- Página de empregos
Startup de origem Norte Americana, a Beyond Pricing foi fundada em 2013 e desenvolve uma solução automatizada relativamente à monitorização de preços para o Airbnb. Começou a recrutar apenas em Outubro de 2020 mas já tem mais de 15 colaboradores portugueses.
- Localização: Lisboa
- Página de empregos
Fundada em 2014, a FRVR tem sede em Malta desenvolve e publica um catálogo de jogos principalmente em HTML5. Abriu em Lisboa em meados de 2020 e emprega cerca de 15 pessoas por cá.
- Localização: Lisboa
- Página de empregos
A Zuhlke é uma fornecedora global de serviços de inovação de origem Suíça que anunciou a abertura de um novo escritório no Porto. Constituída em 1968 é uma multinacional de grande dimensão e encontra-se de momento a recrutar para a sua nova equipa portuguesa.
- Localização: Porto
- Página de empregos
A NFON, criada em 2017, é uma empresa alemã com sede em Munique e instalou recentemente um centro de I&D em Lisboa. Dedica-se ao fornecimento de sistemas telefónicos baseados na cloud e espera contratar 30 pessoas até ao fim deste ano. Para já ainda só são 6 pessoas.
- Localização: Lisboa
- Página de empregos
O Grupo Körber em 2015 já tinha comprado parte do negócio da Efacec. No entanto, só agora em 2020 começou a construir uma equipa digital no Porto. Reforçou-se com alguns nomes de peso, nomeadamente Critical Software e um director de engenharia ex-Blip e Xing. Para já conta com cerca de 25 pessoas.
- Localização: Porto
- Página de empregos
A CI&T é uma empresa brasileira criada em 1995 que abriu um novo centro de desenvolvimento e de design em Lisboa. Entrou em Portugal em Fevereiro de 2020 com a ambição de investir 2 milhões de euros e contratar 200 pessoas em 2 anos. Conta por agora com cerca de 15 pessoas e já assumiram que a pandemia atrasou o recrutamento da subsidiária portuguesa.
- Localização: Lisboa
- Página de empregos
A Concentrix é uma multinacional norte-americana, especializada em outsourcing e prestação de serviços. Vai criar 500 postos de trabalho com a abertura do novo escritório no Porto Office Park (POP). Em Braga e Matosinhos já emprega mais de 1.500 trabalhadores.
- Localização: Braga, Matosinhos e Porto
- Página de empregos
A Mobiqam abriu na na zona industrial da Maia a primeira delegação em Portugal. Esta empresa faz parte de um grupo Belga chamado The Safe Group fundado em 2004 e actua na área dos sistemas de video-vigilância.
- Localização: Maia
- Página de empregos
A Stelia Aerospace é uma multinacional francesa criada em 2015 que tem mais de 7000 colaboradores. Escolheu Santo Tirso para investir 40 milhões. Investimento será canalizado para criação de uma unidade de produção com o fim dedicado à montagem de estruturas aeronáuticas.
- Localização: Santo Tirso
- Página de empregos
A PinMeTo é uma empresa de geomarketing sueca, sediada em Malmö desde 2013, que abriu o escritório português em Lisboa no final de 2020. Passa agora a contar com sete escritórios divididos por países nórdicos, Portugal, Polónia e Roménia. A equipa Portuguesa segundo o LinkedIn resume-se ainda a uma única pessoa.
- Localização: Lisboa
- Página de empregos
A Kenbi é uma startup alemã criada em 2019 no sector dos cuidados de saúde. Abriu actividades no Porto, cidade onde irá ficar alocada toda a equipa de desenvolvimento. Já conta uma equipa à volta de 7 pessoas mas parece que actualmente não está a recrutar.
- Localização: Porto
- Página de empregos
Startup de origem suíça fundada em 2016, a Fairtiq desenvolve soluções na área do "smart mobile ticketing". Basicamente quer reinventar a forma em como compramos os bilhetes para transportes públicos. A equipa portuguesa de IT em Lisboa fica-se pelas 7 pessoas.
- Localização: Lisboa
- Página de empregos
A Deloitte abriu em Portugal um novo escritório em Lisboa para a sua agência criativa ACNE. Depois de a ter adquirido em 2017, a agência já tem várias delegações espalhadas pela Europa. Tem cerca de 6 pessoas.
- Localização: Lisboa
A Tymeshift é uma startup que criou uma ferramenta de gestão de colaboradores feita exclusivamente para Zendesk desde 2017. Com sede nos EUA, abriu o escritório no Chiado mesmo no início da pandemia em Março. A equipa portuguesa são pouco mais de 10 pessoas actualmente.
- Localização: Lisboa
- Página de empregos
Fundada em 2020 e sediada em Ílhavo, a Getboarded é uma startup que desenvolve uma plataforma de gestão de recrutamento focada principalmente no mercado Indiano. Em Portugal tem apenas com 3 pessoas, entre as quais está o fundador.
- Localização: Ílhavo
- Página de empregos