Empresas tecnológicas que abriram em Portugal em 2022
Apesar de difícil 2022 foi um ano em que várias empresas expandiram-se para Portugal. Escolhemos algumas, que abriram em 2022 e que estão atualmente a contratar
Se estás à procura de oportunidades de emprego, ou apenas com curiosidade em saber o que o mercado TI português tem para oferecer, deixamos-te algumas empresas tecnológicas para profissionais de TI, que abriram em 2022 e que estão atualmente a contratar.
Como em anos anteriores (edição 2019, 2020 e 2021), fomos à procura das empresas que se expandiram para Portugal.
Para tua conveniência, resolvemos organizar a lista de empresas por localização geográfica.
Lisboa & Cidades no Centro
O centro de investigação e desenvolvimento criado em Lisboa, marcou a entrada da tecnológica israelita Shield. em Portugal, com uma equipa de 12 pessoas. Estão a contratar programadores e gestores de software especializados com experiência em Java, Angular, JavaScript, bem como outros profissionais de TI.
A Ubcom é uma empresa suíça de aconselhamento estratégico em cibersegurança e soberania digital, que abriu um escritório em Cascais, este ano, e está a contratar consultores de cibersegurança.
A Pleo é uma fintech dinamarquesa que fornece uma solução simplificada para a gestão de despesas empresariais e iniciou a sua operação em Portugal, com a abertura de um novo escritório na capital.
Surgiram relatos de vários despedimentos na empresa, mas que não tiveram impacto na equipa portuguesa. Estão a contratar para posições TI, nomeadamente para Security Operations Engineer.
A QuintoAndar é uma startup brasileira de tecnologia focada no aluguer e na venda de imóveis, fundada no início de 2013.
Anunciou a expansão para Portugal em 2021 e após despedir vários colaboradores no início de 2022 no mercado Brasileiro, a empresa entrou na Europa através de uma pequena equipa em Portugal.
O unicórnio israelita HiBob anunciou a entrada em Portugal no final do Verão.
A plataforma especializada em tecnologia aplicada à gestão de recursos humanos, escolheu Lisboa para sediar o centro que apoiará a sua operação europeia, e com o objetivo de contratar cerca de 70 pessoas, sendo que o CEO comunicou que a empresa acomoda os novos modelos de trabalho flexíveis.
A Datadog é uma plataforma de monitorização essencial para aplicações na cloud.
Em Julho anunciaram entrada no mercado português, com mais de 50 ofertas de trabalho para frontend, backend, data engineers e product designers.
Cerca de um mês depois, foi reportado um abrandamento nas contratações, incluindo a nível remoto, mas a empresa tem várias vagas de emprego para perfis tecnológicos em aberto.
A plataforma digital italiana Casavo, criada para o mercado residencial e que adquire imóveis aos proprietários em 7 dias, chegou a Portugal. O escritório da empresa está localizado em Lisboa que conta com uma equipa de cerca de 20 pessoas.
A Sepio está presente em Lisboa. A empresa de cibersegurança chegou a Portugal em 2022 e tem várias posições em aberto à procura de candidatos.
Querem contratar Senior Software Engineers, QA Automation Engineers, Core Technology Team Leader se Data Software Engineers.
A 2TM é uma holding proprietária do Mercado Bitcoin e outros fornecedores de soluções em criptografia e blockchain. Adquiriu a CriptoLoja, que foi a primeira exchange de criptoativos em Portugal a obter licença para operar.
Anunciam que estão abertos a contratar a partir de qualquer lado, e mesmo sem posições em aberto na plataforma, incentivam ao envio do CV através do seu Portal do Candidato.
A Fibratel celebrou os seus 30 anos de existência ao mesmo tempo que se expandiu para Portugal. São um integrador global de soluções de TI e estão atualmente a contratar para Espanha, mas têm planos de aumentar os seus colaboradores a nível global no futuro.
Porto & Cidades no Norte
Fornecedora global de serviços de IT, a Intellias, escolheu o Porto e a capital para a abertura do novo hub tecnológico em Portugal. Com a possibilidade de trabalhar remotamente, ou em vários modelos flexíveis, a empresa está ativamente a contratar para diversas posições de TI.
A Finoa é uma empresa alemã, que se instalou no Porto, onde pretende contratar pessoas nas áreas de tecnologia e produto.
A startup oferece produtos de armazenamento e manutenção de criptomoedas bloqueadas e escolheram Portugal por ser um “’cripto hub’ em desenvolvimento na Europa”. Candidatos devem aceder ao site da empresa para envio do CV.
Remoto
Empresa de telecomunicações romena, a Digi tem presença em vários países na Europa. Adquiriu licenças 5G em 2022 para iniciar operações em Portugal e apesar dos vários atrasos já contratou diversos colaboradores.
Muito focada nas posições técnicas, a empresa opera a partir de um escritório compartilhado no Parque das Nações.
Apesar de em Setembro a Bit2me ainda estar a aguardar o registo pelo BdP para começar a atuar em Portugal nos cripto ativos, a empresa manteve a intenção de entrar no mercado nacional e a sua plataforma já está disponível em Portugal.
Estão neste momento a contratar para posições de TI em Espanha, mas com a modalidade de Full Remote.
A Ultra Tendency é um integrador internacional de sistemas e consultoria dedicada a Big Data, Microservices, Streaming e Cloud Computing que fornece soluções a grandes empresas a nível global.
A empresa está ativamente a contratar para diversas posições TI em modelo remoto como DevOps Engineers, Software Engineers, Big Data Engineers, entre outras.
Outros (em atualização)
A Eniax é uma plataforma de comunicação e de navegação e de cuidados de saúde que iniciou operações em Portugal em Setembro de 2022. Ainda não iniciaram contratações em Portugal mas pretendem manter o investimento no mercado nacional.
Já estão presentes em mais de 230 clínicas em Portugal, Espanha, Chile, Argentina, Perú, Bolívia e República Dominicana.
A editora de jogos multiplataforma anunciou, em Maio, a abertura do seu quarto escritório a nível global, desta vez em Almada, Portugal.
Estão ativamente a contratar para diversas posições, incluindo em modelo híbrido e remoto.
A Oyster HR é uma plataforma que permite contratar qualquer pessoa, independentemente da sua localização no mundo e também já conta com presença em Portugal.
Considerações finais:
Mesmo com um “bom” início de ano para a área de TI, o mercado sofreu uma contração, o que fez com que várias empresas congelassem as contratações, ou diminuíssem as ofertas. O mercado continua a procurar ativamente por profissionais de TI, mas é claro que houve uma diminuição na oferta, causada por diversos fatores. Vamos aguardar que 2023 volte a ser um ano de expansão para a área de TI e que o número de vagas volte a crescer.
Esperamos que esta lista te ajude a encontrar o que procuras e não te esqueças, caso já tenhas trabalhado, ou estejas a trabalhar nalguma das empresas mencionadas, partilha a tua experiência através de uma review no Teamlyzer.