20 empresas tecnológicas que abriram em Portugal em 2019
Todos os anos abrem dezenas de novas empresas estrangeiras. Pagam melhor e trazem melhores praticas. Fica agora a conhecer quais são.
Vamos começar uma rubrica sobre novas empresas em Portugal. Iremos focar-nos principalmente nas empresas tecnológicas estrangeiras. Estas são as que nos podem oferecer as melhores condições.
Além das empresas que se seguem, nos últimos anos, muitas outras já abriram escritório em Portugal.
Para dar-te alguns exemplos falamos da Pipedrive, Volkswagen Digital Solutions, Mercedes-Benz.io, Sky ou Tripadvisor em Lisboa. No Porto a Hostelworld, Cocus, Xing ou Euronext.
A Cloudflare é uma multinacional de origem americana com um vasto portfólio no segmento da Internet. É bastante conhecida pelos seus serviços de Firewall, proteção DDoS, VPN, CDN e DNS. Em Portugal está localizada em Lisboa. Foi fundada em 2009.
- Localização: Lisboa
- Página de empregos
Constituída em 2015, a Revolut abriu um escritório na zona do Porto em 2019. Mais propriamente em Matosinhos.
É um Fintech inglesa que se apresenta como alternativa digital à banca de retalho tradicional. Para infelicidade desta última, apresenta menores comissões e vai ficar-lhes com parte do negócio.
- Localização: Porto
- Página de empregos
A Avanade é uma empresa que resulta de uma parceria entre Accenture e Microsoft. Fundada em 2000, emprega mais de 36.000 mil profissionais. Conta ainda com mais de 20 escritórios por todo mundo.
Presta serviços de desenvolvimento de soluções digitais e cloud. Nomeadamente soluções empresariais e experiências dentro do ecossistema Microsoft.
- Localização: Lisboa
- Página de empregos
A Loggi é uma startup de logística brasileira que já chegou ao patamar de unicórnio. Criada em 2014 tem uma avaliação de mais de mil milhões de dólares.
Caracteriza-se por ter um sistema de distribuição organizado por algoritmos. Cria rotas para entregas físicas com percursos optimizados. Abriu em Lisboa.
- Localização: Lisboa
- Página de empregos
Empresa alemã com sede em Hamburgo. A Freiheit.com tem mais de vinte anos de existência e abriu o primeiro hub tecnológico no estrangeiro. Para tal escolheu Lisboa.
É uma software house dedicada à criação de plataformas informáticas para grande escala. Tem como clientes diversas marcas automóveis alemãs. Por exemplo a Mercedes Benz e Volkswagen.
- Localização: Lisboa
- Página de empregos
A Dashlane é uma startup americana que já conta com dois escritórios em Portugal. Ambos situam-se na zona de Lisboa.
É uma empresa de segurança informática fundada em 2009. Na sua origem tem um produto que faz a gestão de autenticações e identificações em aplicativos web.
- Localização: Lisboa
- Página de empregos
A Zero One Infinity, ou simplesmente ZOI, foi criada em 2004. Tem a sua sede em Estugarda e abriu o primeiro pólo tecnológico fora da Alemanha em Lisboa.
A ZOI é uma software house especialista em AI, IoT e no desenvolvimento tecnológico. Tem diversos parceiros de origem germânica. Falamos da BMW, Bosch ou Porsche.
- Localização: Lisboa
- Página de empregos
A Amazon Web Services é uma plataforma de serviços de computação na cloud. Lançada em 2006 pela Amazon, tem algumas posições disponíveis em Lisboa.
O investimento recente em Portugal está relacionado com várias empresas nacionais terem a sua infraestrutura assente em AWS. Falamos da Outsystems, Talkdesk, Feedzai ou Unbabel.
Em 2019 também a Federação Portuguesa de Futebol fez um acordo para usar a AWS como infra-estrutura para o canal 11.
- Localização: Lisboa
- Página de empregos
A GoodBarber, fundada em 2009 é uma empresa tecnológica Francesa. Em 2019 abriu um escritório em Coimbra.
É especializada no desenvolvimento de uma plataforma online que possibilita a criação de aplicações móveis de forma automatizada. Isto é, sem ser necessário programar.
- Localização: Coimbra
- Página de empregos
Multinacional francesa criada em 2005. Com a abertura do Centro de Competências Solar no Porto, pretende que tornar o nosso país na sua base da energia foto-voltaica.
A Voltalia produz e comercializa electricidade gerada por parques eólicos, solares, hidroeléctricos e de biomassa. É uma referência no ramo das energias renováveis.
- Localização: Coimbra
- Página de empregos
A COFCO é uma multinacional que chinesa abriu um centro de operações em Matosinhos. Fundada em 2017 pertencente a um grupo empresarial com origem em 1949.
Para termos uma noção estamos a falar de uma empresa estatal chinesa de negociação agro-industrial. Tem presença em 35 países e mais de 12 mil trabalhadores.
- Localização: Porto
- Página de empregos
A MemSQL é a empresa que detém o sistema de gestão base de dados SQL com o mesmo nome. Caracteriza-se por ser uma BD que corre em memória. Tem como principal caso de uso as aplicações em tempo real. Fundada em 2011 é uma startup americana que se estabeleceu em Lisboa.
- Localização: Lisboa
- Página de empregos
É em Aveiro que se situa o escritório português da Cognitive Affairs, agora Scotty Technologies . Especialistas em inteligência artificial, têm como principal actividade o desenvolvimento da ferramenta Wingman AI. Fundada em 2019 é de origem holandesa.
- Localização: Aveiro
- Página de empregos
A startup britânica Vakt passou a ter o seu principal centro de desenvolvimento tecnológico em Lisboa.
Tem como serviço a digitalização dos processos relativos a transacções de commodities (mercadorias) através de blockchain. Foi criada em 2018.
- Localização: Lisboa
- Página de empregos
A Infinera, fundada em 2001, é mais uma multinacional americana. Entrou em Portugal pela compra da delegação portuguesa da Coriant. Essa uma multinacional germânica.
Este pólo de I&D situa-se em Carnaxide. Vai reforçar o posicionamento da Infinera enquanto um dos principais fornecedores de equipamentos e soluções de redes ópticas a nível mundial.
- Localização: Lisboa
- Página de empregos
A Swvl é uma startup egípcia que escolheu Lisboa para abrir o primeiro centro tecnológico europeu. Fundada em 2017 tem como foco o mercado Africano de transportes. Neste continente existe uma tremenda falta de transportes públicos.
Por isso a Swvl desenvolve um serviço que liga passageiros a autocarros privados. Permite a reserva de lugares nos mesmos. E o pagamento através da aplicação. Infelizmente não estão com posições em aberto para Portugal na data de publicação deste artigo. É uma questão de ficares atento.
- Localização: Lisboa
- Página de empregos
O Patreon é um serviço de financiamento colectivo para artistas e criadores de todo o tipo de conteúdos. As pessoas apoiam os projectos fazendo doações.
Em 2019 abriu um centro na cidade do Porto. Fundada em 2013 é uma startup americana bastante conhecida dos produtores independentes. Não está a recrutar posições de TI .
- Localização: Porto
- Página de empregos
Fintech de origem britânica fundada em 2013. A Monese abriu escritório em Lisboa este ano. Apesar de ter recrutado diversos perfis de TI, neste momento não tem nenhuma posição de engenharia em aberto.
A Monese, à semelhança da Revolut, oferece contas correntes. Mas também serviços de transferência em alternativa aos bancos tradicionais.
- Localização: Lisboa
- Página de empregos
Depois da Loggi, a Invillia é a segunda empresa brasileira da lista. A multinacional, fundada em 2003, escolheu Portugal para abrir o primeiro escritório europeu.
Tem como serviço o recrutamento, formação e mentoria de equipas técnicas. Essas são depois colocadas em empresas suas clientes. Algo semelhante a uma empresa de outsourcing & consultoria.
- Localização: Lisboa
- Página de empregos
Empresa sediada em Munique e fundada em 2002. Neste caso abriu o centro de investigação e desenvolvimento no Porto em finais de 2018. Portanto não foi exatamente em 2019. Mas não era por isso que não iria constar da nossa lista.
A Devexperts é uma multinacional alemã que tem como negócio serviços informáticos para empresas do sector financeiro. Falamos de uma plataforma de negociação em mercados financeiros tendo milhões de clientes a usá-la.
- Localização: Porto
- Página de empregos
Por último uma interrogação. Alegadamente a Google, não só veio para Portugal, como já se expandiu em 2019. Segundo algumas fontes é a maior empresa do Lagoas Park.
O mistério é ninguém saber onde estão essas pessoas. Muito menos existem ofertas para Portugal no site de carreiras da Google. Fica a interrogação. Em que moldes estará a Google a operar em Portugal? Isto claro, se estiver.
- Localização: Lisboa ?
- Página de empregos
Conclusão
Praticamente toda a lista são empresas de produto. O objectivo deste artigo é dar a conhecer novas possibilidades de emprego além das tradicionais consultoras. Infelizmente a maioria continua a situar-se apenas em Lisboa e Porto.
Apesar de algumas das empresas não estarem a recrutar agora, não quer dizer que não o venham a fazer. A Revolut, por exemplo, ainda há pouco tempo estava a contratar para vários cargos de TI. Agora apenas tem uma posição em aberto. É importante ficares atento para quando a oportunidade surgir.