Categoria: Entrevistas

Entrevista Keyrus | Raquel Alegre Jorge, HR Management

Fica a conhecer a Keyrus, uma empresa global de consultoria em tecnologia da informação (TI) com presença em cerca de 30 países, incluindo em Portugal.

1. O que faz a Keyrus?

A Keyrus é uma empresa global de consultoria em tecnologia da informação e serviços de gestão, fundada em 1996 e presente em cerca de 30 países. Oferece uma vasta gama de serviços, incluindo consultoria em Business Intelligence, Data e Analytics, Enterprise Performance Management, Transformação Digital, Data Management, Managed Services, melhoria da Experiência do Cliente e Inovação.

O seu objetivo é ajudar as organizações a otimizar operações, adotar tecnologias emergentes e melhorar a maturidade do sistema informacional por meio de soluções personalizadas e serviços de consultoria especializados.

2. Qual é a missão e os seus principais objetivos?

A missão da Keyrus passa por utilizar dados numa abordagem humanizada, reconhecendo o seu potencial para resolver desafios globais. Não queremos apenas dar significado aos dados para impulsionar o desempenho corporativo, mas também para promover o desenvolvimento sustentável, o crescimento económico e interesses sociais.

O nosso lema é "make data matter" porque acreditamos na extração de informações e insights relevantes através dos mesmos para uma tomada de decisão informada.

3. Quais são os principais serviços oferecidos?

Os principais serviços da Keyrus incluem consultoria em Business Intelligence (BI) e Analytics, Gestão de Desempenho Empresarial (EPM), Transformação Digital, Data Management, Managed Services, Customer Experience e Inovação.

Ajudamos as organizações a maximizar o valor dos seus dados, desde a sua coleta e análise até a implementação de soluções tecnológicas e de estratégias.

4. Quais foram os principais desafios que a empresa tem enfrentado no que diz respeito a Employer Branding e recrutamento?

A Keyrus está inserida num mercado altamente competitivo, onde atrair e reter talentos qualificados é fundamental, mas também desafiante. A diversificação das nossas estratégias de recrutamento em vários canais também tem sido desafiante, exigindo uma compreensão abrangente dos métodos mais eficazes para alcançar os candidatos certos.

Outro desafio passa por comunicar eficazmente a nossa marca empregadora, garantindo que a nossa mensagem de valor seja clara e atrativa para os potenciais talentos.

5. O que distingue a Keyrus no mercado?

A nossa presença global, as parcerias tecnológicas estratégicas e a abordagem humanizada aos dados são aspectos diferenciadores. Além disso, o nosso foco na sustentabilidade e desenvolvimento sustentável, juntamente com um foco proativo em inovação, posicionam-nos como uma empresa líder. Procuramos constantemente oferecer soluções escaláveis e impactantes para os nossos clientes num ambiente em constante evolução.

6. Como é que a empresa se mantém atualizada em relação às novas tecnologias e tendências do mercado?

A Keyrus mantém-se atualizada em relação às novas tecnologias e tendências do mercado através de várias iniciativas. Isso inclui o contacto próximo com os clientes para compreender as suas necessidades atuais e futuras, a participação em eventos e conferências do setor, o investimento em training & development para a equipa, a participação ativa em grupos de discussão e hackathons, além do acompanhamento regular de relatórios de pesquisa do setor.

Estas práticas refletem o compromisso da Keyrus em promover uma cultura de inovação e garantir a sua atualização constante nas tendências tecnológicas relevantes para os seus serviços e soluções.

7. Como é que a empresa lida com a cultura de inovação e o desenvolvimento de novas tecnologias?

(Respondido na pergunta 6)

8. Como conheceu o Teamlyzer e o que o levou à decisão de utilizar esta plataforma?

Descobrimos o Teamlyzer através da sua sólida reputação como uma plataforma reconhecida por oferecer insights valiosos sobre empresas e o mercado de trabalho de IT em Portugal.

Acreditávamos firmemente que seria uma ferramenta essencial para impulsionar a nossa estratégia de Employer Branding e gestão de talentos, que nos iria permitir criar campanhas e melhorar a nossa experiência com candidatos.

9. Qual era a situação anterior à implementação do Teamlyzer na sua empresa?

Antes de adotarmos o Teamlyzer, já tínhamos usado várias ferramentas e processos para gerir as nossas necessidades de recrutamento. No entanto, sentíamos que ainda não estávamos a explorar todo o potencial para atrair talentos e construir uma marca empregadora forte.

A introdução do Teamlyzer ajudou-nos a elevar a consciência sobre a Keyrus dentro da nossa audiência principal: quadros qualificados de data & digital.

10. Quais eram os principais desafios que tinha nessa altura, relacionados à gestão de talentos, Employer Branding e recrutamento?

Enfrentávamos desafios significativos relacionados com a fragmentação dos nossos esforços de Employer Branding. À exceção do Glassdoor, que não estava a ganhar muita tração entre os nossos profissionais em Portugal, sentíamos uma lacuna na disponibilidade de uma plataforma abrangente que nos permitisse destacar os nossos pontos fortes em comparação com a concorrência.

11. Como resolvia esses desafios?

Recorríamos – e continuamos a recorrer – às nossas redes sociais, eventos de recrutamento e estratégias de marketing de conteúdo, com um forte foco em Employer Branding.

12. O Teamlyzer também ajudou a resolver esses desafios? Quais foram os principais benefícios?

O Teamlyzer permitiu-nos explorar novos canais para expressar a verdadeira essência da Keyrus Portugal através de testemunhos reais, tanto de membros da equipa como de candidatos que passaram pelos nossos processos de recrutamento.

Com base nessas reviews, a Keyrus Portugal alcançou uma posição de destaque entre as empresas de IT em Portugal. Além disso, conquistamos uma nova plataforma para divulgar vagas de emprego que nos trouxe novos candidatos.

13. Quais são os principais recursos ou funcionalidades do Teamlyzer que mais utiliza ou que mais gosta?

Valorizamos especialmente a possibilidade de interação com a comunidade, a capacidade de direcionar campanhas de recrutamento e ainda a oportunidade de criar uma estratégia de Employer Branding pública. Desta forma, conseguimos destacar os nossos valores, cultura, benefícios e vantagens a uma grande audiência numa plataforma centralizada.

14. Que impacto teve uma plataforma como o Teamlyzer no Employer Branding da sua empresa e no recrutamento?

Permitiu-nos alcançar um público mais amplo e atrair talentos de alta qualidade.

15. O Teamlyzer ajudou a identificar oportunidades e/ou desafios para a sua empresa?

Sem dúvida! As avaliações que recebemos ajudaram-nos a aprimorar o nosso EVP e a identificar áreas para melhoria, com base nas experiências dos utilizadores.

16. Da vossa experiência nas entrevistas, os candidatos em algum momento consultam o Teamlyzer à procura da Keyrus? Em que momentos o fazem?

Os candidatos consultam plataformas como o Teamlyzer para obter uma visão mais profunda sobre o ambiente de trabalho numa empresa. Ao lerem as opiniões (anónimas) de outros profissionais, tendem a confiar nas informações partilhadas.

O interesse de potenciais candidatos aumenta exponencialmente quando uma empresa recebe um considerável número de feedbacks positivos por parte dos seus pares.

17. Qual é a sua avaliação geral do Teamlyzer e qual o plano para continuar a utilizá-lo no futuro?

O Teamlyzer provou ser uma ferramenta valiosa para compreender a nossa imagem perante a nossa audiência. Tornou-se uma ferramenta indispensável para ajustarmos a nossa estratégia com base no feedback dos utilizadores, garantindo uma experiência cada vez mais positiva.

18. Como descreveria o Teamlyzer a alguém que não o conheça?

Como referido anteriormente, o Teamlyzer é essencialmente o "Glassdoor" para o mercado de tecnologia em Portugal. É uma plataforma onde as pessoas podem ler avaliações e comentários sobre empresas, salários e cultura de trabalho.

É extremamente útil tanto para quem procura informações antes de se candidatar a uma vaga como para as empresas que desejam comunicar melhor o seu EVP.

19. Quais são os projectos para o futuro da Keyrus?

A Keyrus é uma consultora em constante crescimento, seja de forma orgânica ou por meio de aquisições. Podemos salientar que mantemos o foco na inovação e no desenvolvimento das nossas parcerias tecnológicas, investindo no nosso capital humano e valorizando as nossas pessoas.

Além disso, direcionamos os nossos esforços para expandir a nossa oferta de serviços em Nearshore a partir de Portugal. Continuamos a procurar oportunidades de crescimento, estando sempre atentos a empresas que, pela sua cultura e posição no mercado, sejam interessantes para integrar na nossa organização.

Partilhar este artigo

Faz a review da tua empresa

Partilha como é o teu (ex) empregador. É anónimo e leva 3 minutos!