Categoria: Entrevistas

Entrevista Kuehne + Nagel | Cláudia Baptista, Employer Branding & Office Manager

Descobre como a Kuehne + Nagel, líder em logística, enfrenta desafios de Employer Branding, inovação tecnológica e quais os seus projetos futuros.

1. O que faz a Kuehne + Nagel?

A Kuehne+Nagel é uma empresa suíça líder no setor da logística e transporte, sendo um dos maiores players mundiais no setor onde atua, incluindo operações em Portugal. A empresa foi fundada em 1890 e tem uma longa história no que diz respeito à criação de soluções de logística para uma ampla gama de setores industriais.

Em 2021, com o forte investimento tecnológico, abrimos um hub informático que conta já com mais de 215 colaboradores comprometidos em acelerar as tecnologias digitais para os seus clientes globais. Centra-se no desenvolvimento de novos produtos de missão crítica, soluções electrónicas e novos serviços digitais. Esta nova tecnologia irá alavancar os principais processos logísticos digitais da Kuehne+Nagel com mais eficiência através da uniformização e da automatização.

2. Qual é a missão e os seus principais objetivos?

Face à estratégia definida para o quadrante de 2023-2026, os 4 pilares da Kuehe+Nagel estão relacionados com o colaborador e cliente que denominamos por Kuehne+Nagel experience, aumentar a automatização e a eficiência tecnológica chamada Digital Ecosystem, aumentar a nossa quota de mercado com novos negócios a que denominamos Market Potential, e por fim, ajudar os nosso clientes a atingir a neutralidade carbónica, Living ESG.

3. Quais são os principais serviços oferecidos?

Serviços tailored para os nossos clientes globais, novos serviços digitais e, e-solutions personalizadas para cada cliente.

4. Quais foram os principais desafios que a empresa tem enfrentado no que diz respeito a Employer Branding e recrutamento?

Brand Awareness da marca empregadora e Recrutamento na área do Grande Porto.

5. O que distingue a Kuehne + Nagel no mercado?

A Kuehne+Nagel distingue-se pela sua segurança e estabilidade. O facto de sermos uma empresa sólida e centenária, com anos e anos de história, dá-nos a possibilidade de termos este trunfo que muito (a maior parte) dos nossos colaboradores valorizam. Sabemos que o mercado de IT apresenta volatilidades e para nós esta não é uma questão. Queremos oferecer segurança, estabilidade e conforto a quem trabalha connosco e sabemos que estas são as condições propícias para que tudo flua da melhor forma possível.

6. Como é que a empresa se mantém atualizada em relação às novas tecnologias e tendências do mercado?

Vamos estando a par através da avaliação contínua das necessidades do mercado, a formação contínua dos nossos colaboradores permite que as equipas se mantenham atualizadas em relação às novas tecnologias, e o forte investimento em tecnologias de vanguarda e adaptação á nossa realidade corporativa.

7. Como é que a empresa lida com a cultura de inovação e o desenvolvimento de novas tecnologias?

Bem! Faz parte do nosso ADN. Só assim é que uma empresa centenária permanece forte e com presença no mercado onde atua.

8. Como conheceu o Teamlyzer e o que o levou à decisão de utilizar esta plataforma?

Tivemos conhecimento do Teamlyzer através dos nossos recrutadores de IT que nos deram bom feedback da plataforma. Pensamos que seria uma ferramenta que nos podia ajudar a colmatar algumas dificuldades que sentimos na hora do recrutamento.

9. Qual era a situação anterior à implementação do Teamlyzer na sua empresa?

Estável. Estavamos no bom caminho, porém o Teamlyzer é uma excelente ajuda.

10. Quais eram os principais desafios que tinha nessa altura, relacionados à gestão de talentos, Employer Branding e recrutamento?

O principal desafio da Kuehne+Nagel sempre esteve inteiramente relacionado com o Brand Awareness. Apesar de sermos uma empresa conhecida na área de logística e transporte, ao enverdarmos pela área tecnológica sabiamos que o facto de não termos presença na área de IT deixou-nos aquém dos nossos concorrentes. Precisavamos que, o Porto (sede da empresa) conhece-se a Kuehne+Nagel pelo seu expertise na área de IT.

11. Como resolvia esses desafios?

Estes desafios eram colmatados, tal como temos feito até aos dias de hoje com presença nas redes sociais e com o nosso plano interno de embaixadores.

12. O Teamlyzer também ajudou a resolver esses desafios? Quais foram os principais benefícios?

Aumento de notoriedade e perceção da marca.

13. Quais são os principais recursos ou funcionalidades do Teamlyzer que mais utiliza ou que mais gosta?

A principal funcionalidade é o facto de conseguirmos ter reviews externas, feedback real e anónimo, que consideramos importante e sincero. O facto de termos a oportunidade de ter mais um canal para a divulgação das nossas campanhas de emprego, e termos acesso em tempo real aquilo que se passa no mercado, tais como a zona de notícias do mercado IT.

14. Que impacto teve uma plataforma como o Teamlyzer no Employer Branding da sua empresa e no recrutamento?

O Teamlyzer auxiliou-nos a atrair mais talento e perceber como o podemos e devemos reter. Com acesso às boas práticas de empresas da área e concorrentes, conseguimos perceber como devemos operar para nos destacarmos como uma marca empregadora atrativa.

15. O Teamlyzer ajudou a identificar oportunidades e/ou desafios para a sua empresa?

Sim. Foi através desta plataforma que conseguimos auscultar o mercado e perceber junto do nosso público, ainda que em anonimato, onde estavamos a falhar em processos de recrutamento.

16. Da vossa experiência nas entrevistas, os candidatos em algum momento consultam o Teamlyzer à procura da Kuehne + Nagel? Em que momentos o fazem?

Da perceção que temos dos nossos recrutadores, os candidatos que chegam a uma primeira fase de entrevista já trazem consigo feedback acerca da empresa. Feedback este baseado nas reviews internas e externas que temos no nosso perfil.

17. Qual é a sua avaliação geral do Teamlyzer e qual o plano para continuar a utilizá-lo no futuro?

Sim, até aos dias de hoje a experiência com o Teamlyzer conta com um balanço extremamente positivo pelo que, a inteção é continuar a utiliza-la no decorrente ano.

18. Como descreveria o Teamlyzer a alguém que não o conheça?

Definimos o Teamlyzer por ser uma plataforma focada na área das tecnologias digitais onde, qualquer usuário pode ter acesso às empresas do setor da tecnológico. Neste sentido, é possível ter acesso a rankings importantes que medem os mais variados parâmetros seja para recrutamento seja para a área de employer branding.

19. Quais são os projetos para o futuro da Kuehne + Nagel?

A Kuehne+Nagel está focada em aumentar a sua talentosa equipa do Hub do Porto, queremos atrair mais pessoas, dar-lhes as condições para se desenvolverem e ajudarem a empresa a alavancar o sucesso, através do valor e potencial que nos acrescentam. Acreditamos que as pessoas, são o pilar central da nossa estratégia e o nosso futuro reside no seu progresso.

Partilhar este artigo

Faz a review da tua empresa

Partilha como é o teu (ex) empregador. É anónimo e leva 3 minutos!