Categoria: Entrevistas

Entrevista InnoWave | André Gonçalves, Chief Strategy Officer

Nesta quinta entrevista vamos conhecer a InnoWave, uma das principais empresas portuguesas de tecnologia e consultoria, com uma forte cultura de inovação.

1. O que faz a InnoWave?

A InnoWave é uma empresa de consultoria global que com a sua cultura de inovação ajuda grandes empresas nos setores de Telecomunicações, Serviços Financeiros e Segurador e Energia a transformar o seu negócio usando o seu profundo conhecimento em tecnologias.

2. Qual é a missão e os seus principais objetivos?

A missão da InnoWave é “Change Lives Through Innovation”, temos a paixão da inovação e acreditamos que a tecnologia é uma ferramenta potente que deve ser usada para melhorar a vida das pessoas.

3. Quais são os principais serviços oferecidos?

A estrutura de serviços da InnoWave está organizada nos seguintes três pilares:

  • “DISRUPT”: Neste pilar ajudamos os nossos clientes a reimaginar os seus novos modelos de negócios utilizando tecnologias avançadas (AR/VR, Blockchain, AI/GenAI, Cyber, IoT);

  • “ACCELERATE”: Ajudamos os nossos clientes a acelerar o lançamento de novos produtos e serviços, utilizando tecnologia, processos e ferramentas modernas (Cloud, Digital platforms, SW Engineering, Low-code, Quality Assurance);

  • “OPTIMIZE”: neste pilar o foco é a melhoria dos processos de gestão das aplicações existentes, melhorando a eficiência, baixando os custos e libertando os clientes para os processos de desenvolvimento de produto e inovação.

4. Quais foram os principais desafios que a empresa tem enfrentado no que diz respeito a Employer Branding e recrutamento?

Ao longo dos últimos anos o sector das tecnologias de informação tem tido várias mudanças. Como resultado, reconhecemos a necessidade de uma estratégia de employer branding e processos de recrutamento adaptados à nova realidade. Os nossos principais desafios incluem:

  • Atração de Talento qualificado
  • Retenção de Talento
  • Alinhamento da visibilidade online com a nossa cultura

5. O que distingue a InnoWave no mercado?

O que nos distingue no mercado são os nossos valores, e a maneira como os vivemos. Temos uma cultura forte, em que estes valores são continuamente reforçados.

A satisfação dos colaboradores é a nossa principal preocupação e por isso o valor principal da nossa empresa é o “People First”. Dessa forma, tentamos encontrar um equilíbrio entre as necessidades dos nossos colaboradores e as necessidades dos nossos clientes. O nosso objetivo é garantir o desenvolvimento pessoal e profissional de todos os InnoWavers implementando políticas de compensação, benefícios, formação e bem-estar ajustadas à nossa missão.

Outro valor muito importante é a ”Inovação” onde promovemos o sentido de curiosidade porque acreditamos que os colaboradores devem ambicionar descobrir sempre mais e criar relações entre diferentes áreas. Complementarmente devem perceber com base na criatividade como este conhecimento pode ser aplicado no dia a dia dos projetos ou internamente na organização.

No valor da ”Transparência” procuramos ganhar a confiança dos outros honrando os nossos compromissos, agindo de acordo com o nosso discurso. Para mostrar evidências deste valor, pedimos com frequência feedback aos nossos colaboradores e clientes sobre a sua satisfação, usando depois esta informação para identificar melhorias. Este feedback é partilhado posteriormente com toda a organização.

Por fim, o valor da “Coragem”. Este valor pode ser caracterizado pela ambição de querermos ser cada dia melhores, não tendo receio de enfrentar situações complicadas e garantindo que endereçamos os conflitos de forma positiva. Estes valores são tão importantes para nós que integram o processo de avaliação de desempenho. Também a nível de sessões de onboarding e de formação, estes valores estão presentes existindo sessões dedicadas exclusivamente à abordagem destes temas.

6. Como é que a empresa se mantém atualizada em relação às novas tecnologias e tendências do mercado?

Sendo a Inovação um dos valores fundamentais da nossa cultura, procuramos que os colaboradores invistam na sua formação pessoal e profissional de forma constante e ampla, através de formações internas mapeadas no programa da InnoWave University, bem como através de formações externas. Os colaboradores também podem compartilhar o seu conhecimento através da realização de Brownbags ou sessões técnicas para toda a organização, criando espaço para troca e crescimento mútuo.

Além disso, são desenvolvidos planos de desenvolvimento para cada colaborador como forma de atingirem os seus objetivos e melhorarem as suas competências. A criação deste tipo de planos permite-nos também validar a capacidade dos InnoWavers saírem da sua zona de conforto, investirem em competências que ainda não estão desenvolvidas e atingirem objetivos e/ou desejos que ambicionam para o seu crescimento.

Para além destes momentos, os InnoWavers têm a possibilidade de utilizar plataformas on-line de conteúdos tecnológicos para ampliar o seu conhecimento. Existe uma grande aposta em formação pessoal.

7. Como é que a empresa lida com a cultura de inovação e o desenvolvimento de novas tecnologias?

A InnoWave nasceu com um mindset de inovação. A inovação é o grande propósito da existência da nossa empresa. Estamos sempre a tentar aprender com os erros, de modo a melhorarmos, captando as relações entre os diferentes assuntos e compartilhando esse conhecimento. Adoramos um bom desafio. Para conseguir dar resposta à constante evolução tecnológica, o recurso a plataformas de aprendizagem à distância com mapeamento de learning paths por tecnologias, permite evolução contante de acordo com as necessidades e tendências de mercado.

8. Como conheceu o Teamlyzer e o que o levou à decisão de utilizar esta plataforma?

Conhecemos o Teamlyzer desde os seus primeiros dias e temos assistido ao crescimento da sua comunidade onde os mais diversos tópicos são expostos e debatidos de uma forma transparente.

9. Qual era a situação anterior à implementação do Teamlyzer na sua empresa?

Desde o início da InnoWave que a satisfação dos InnoWavers é muito importante para nós e realizávamos várias ações internas que nos permitem ter uma visibilidade dos pontos positivos e dos pontos a melhorar. No entanto sentimos a necessidade de perceber como somos observados pelo mercado.

A decisão de implementar o Teamlyzer foi motivada pela necessidade de termos uma plataforma que nos permite unificar como somos percecionados pelo mercado com a satisfação interna dos colaboradores.

11. Como resolvia esses desafios (Employer Branding e recrutamento)?

Adaptámos as nossas estratégias com base no feedback e nas tendências do mercado, garantindo que as nossas abordagens de gestão de talentos e recrutamento estavam sempre alinhadas com os objetivos da InnoWave. Embora tenhamos alcançado melhorias significativas, reconhecemos a necessidade de avaliação e adaptação contínuas para nos mantermos à frente no cenário dinâmico de gestão e recrutamento de talentos.

12. O Teamlyzer também ajudou a resolver esses desafios? Quais foram os principais benefícios?

O Teamlyzer forneceu insights valiosos e automação que permitiram que nossa equipa de People&culture se concentrasse em tarefas mais estratégicas, contribuindo para o sucesso geral e crescimento da InnoWave.

13. Quais são os principais recursos ou funcionalidades do Teamlyzer que mais utiliza ou que mais gosta?

As funcionalidades de relatórios e análises no Teamlyzer têm sido valiosas. A interface amigável do Teamlyzer também contribuiu para uma experiência positiva para nossa equipa.

14. Que impacto teve uma plataforma como o Teamlyzer no Employer Branding da sua empresa e no recrutamento?

As experiências positivas dos candidatos contribuíram para dar visibilidade da marca InnoWave. Os candidatos apreciam um processo de contratação transparente e eficiente. O Teamlyzer não só abordou os nossos desafios iniciais, mas também é uma plataforma para melhoria contínua.

15. O Teamlyzer ajudou a identificar oportunidades e/ou desafios para a sua empresa?

O Teamlyzer introduziu alguns insights interessantes, mas na realidade apenas vieram reforçar o conhecimento dos desafios já existentes.

16. Da vossa experiência nas entrevistas, os candidatos em algum momento consultam o Teamlyzer à procura da InnoWave? Em que momentos o fazem?

Temos recebido alguns comentários de candidatos que antes da primeira entrevista procuram saber mais sobre nós e neste processo utilizam o Teamlyzer como uma fonte de informação.

17. Qual é a sua avaliação geral do Teamlyzer e qual o plano para continuar a utilizá-lo no futuro?

Embora a nossa experiência com o Teamlyzer tenha sido positiva, identificámos algumas áreas onde poderá melhorar a experiência do utilizador. Aguardamos com expectativa atualizações e melhorias contínuas que se alinhem com as nossas necessidades em evolução. Planeamos continuar a usar o Teamlyzer no futuro. A plataforma tornou-se parte integrante das nossas estratégias de gestão de talentos e recrutamento, e prevemos aproveitar as suas funcionalidades para melhorias adicionais.

18. Como descreveria o Teamlyzer a alguém que não o conheça?

O Teamlyzer é uma comunidade de developers de referência em Portugal, onde as empresas podem ser externamente avaliadas de uma forma transparente.

19. Quais são os projectos para o futuro da InnoWave?

No futuro a InnoWave vai continuar a sua expansão geográfica, com o reforço do investimento nos Estados Unidos e Médio oriente. Em termos de tecnologia estamos a investir na área de desenvolvimento Low-code e estamos a reforçar o investimento em Cloud e Cyber. Estamos também a investir no aumento de competências em tecnologias Web3 e GenAI, que acreditamos que vão ter um papel cada vez mais importante na área tecnológica.

Partilhar este artigo

Faz a review da tua empresa

Partilha como é o teu (ex) empregador. É anónimo e leva 3 minutos!