Categoria: Entrevistas

Entrevista Kodly | José Afonso, CEO

Nesta quarta entrevista vamos conhecer a Kodly, empresa do Porto especialista em arquitetura, design e implementação de projetos de e-Commerce.

1. O que faz a Kodly?

A Kodly é uma consultora tecnológica especializada na prestação de serviços em áreas como eCommerce, transformação digital, cloud, Cybersecurity, Identity Management & PKI. Com sede no Porto, Barcelona e Londres tem como principais clientes empresas de renome como Inditex, Mango, Parfois e Desigual.

2. Qual é a missão e os seus principais objetivos?

A principal missão da Kodly é a de capacitar e orientar os seus clientes na sua jornada contínua de transformação digital. Recorrendo a estratégias de implementação eficientes e soluções personalizadas, para impulsionar a excelência e aprimorar a experiência do cliente, garantindo um crescimento sustentável, num mundo digital em constante evolução.

3. Quais são os principais serviços oferecidos?

Podemos classificar os serviços da Kodly em quatro grandes áreas, as quais passo a expor:

  • Cybersecurity, Identity Management e PKI

    • Através da nossa parceria com o Nexus Group, fornecemos identidades digitais confiáveis para cidadãos, funcionários, aplicações, coisas e dispositivos inteligentes com soluções baseadas em certificados.
  • Cloud Adoption

    • Apoiamos uma transição perfeita para a Cloud com a nossa orientação especializada. Criamos estratégias para desbloquear a escalabilidade, flexibilidade e economia que a Cloud oferece, garantindo ao mesmo tempo um processo de migração tranquilo.
  • Transformação Digital

    • Investimos no futuro com nossos serviços de transformação digital. Desenvolvemos planos personalizados para modernizar negócios, ajudando-os a manter-se competitivos num mundo em rápida mudança.
  • Soluções de Ecommerce

    • A Kodly implementa ou migra soluções de comércio eletrónico em projetos B2C e B2B para alguns dos maiores players do retalho e marcas, em todo o mundo. Trabalhamos com marcas como Mango, Desigual e Inditex. Somos parceiros Salesforce.

4. Quais foram os principais desafios que a empresa tem enfrentado no que diz respeito a Employer Branding e recrutamento?

Os nossos desafios passam pela identificação de pessoas que possuam os níveis de senioridade que procuramos e que dominem as tecnologias de que precisamos para nos mantermos competitivos. Adicionalmente é também um desafio identificar perfis comportamentais e culturais que se coadunem com as áreas de negócio em que estamos inseridos.

Trabalhamos habitualmente em ambientes com projectos desafiantes que transformam as realidades de negócio dos nossos clientes e por isso é importante para nós, identificar pessoas que conduzam estas mudanças de forma colaborativa e resiliente.

5. O que distingue a Kodly no mercado?

A Kodly distingue-se por várias áreas. Pela panóplia de clientes com reputação e abrangência mundial, pelo domínio de tecnologias de ponta, por uma cultura colaborativa e pela sua excelência nas soluções que proporciona.

6. Como é que a empresa se mantém atualizada em relação às novas tecnologias e tendências do mercado?

Este é um trabalho contínuo que levamos muito a sério através de várias iniciativas:

  1. Parcerias com universidades;
  2. Disponibilização de formação contínua;
  3. Disponibilidade de certificações em áreas chave;
  4. Desenvolvimento de relações próximas com os nossos partners;
  5. Mentoria;
  6. Participação e patrocínio de eventos.

7. Como é que a empresa lida com a cultura de inovação e o desenvolvimento de novas tecnologias?

A Kodly acompanha de perto as tendências do setor, analisando avanços tecnológicos e identificando oportunidades de inovação. Dispomos de alguns laboratórios de inovação, onde equipas multidisciplinares trabalham em projetos experimentais para testar novas ideias e conceitos. Estimulamos a colaboração entre as equipas, promovendo a troca de ideias e conhecimentos para fomentar a inovação dentro da organização.

Utilizamos a metodologia Agile para permitir uma resposta rápida às mudanças, facilitando a adaptação a novas tecnologias e requisitos do mercado. Envolvemos os clientes no processo de inovação, entendendo as suas necessidades e desafios para desenvolver soluções tecnológicas mais alinhadas com o mercado.

8. Como conheceu o Teamlyzer e o que o levou à decisão de utilizar esta plataforma?

Tivemos contacto com o Teamlyzer através das redes sociais. Decidimos passar a usar esta plataforma porque a vimos como uma fonte credível de informação no nosso sector de mercado e como um aliado em employer branding.

9. Qual era a situação anterior à implementação do Teamlyzer na sua empresa?

A nossa presença na web limitava-se à nossa webpage e linkedin.

10. Quais eram os principais desafios que tinha nessa altura, relacionados à gestão de talentos, Employer Branding e recrutamento?

Precisávamos de ter mais visibilidade e referências sobretudo das pessoas que nos conhecem melhor, os nossos colaboradores ou as pessoas com quem nos vamos cruzando em entrevistas, etc.

11. Como resolvia esses desafios?

Sobretudo através do uso de Linkedin e conversa activa.

12. O Teamlyzer também ajudou a resolver esses desafios? Quais foram os principais benefícios?

Os principais benefícios do Teamlyzer prendem-se com a apresentação na primeira pessoa de testemunhos reais, de pessoas que trabalham ou trabalharam connosco.

13. Quais são os principais recursos ou funcionalidades do Teamlyzer que mais utiliza ou que mais gosta?

A publicação de anúncios, a possibilidade de ilustrar a empresa através de fotografias e sobretudo os testemunhos na primeira pessoa.

14. Que impacto teve uma plataforma como o Teamlyzer no Employer Branding da sua empresa e no recrutamento?

Começaram a chegar pessoas com o desejo de trabalhar connosco, pela informação que é disponibilizada no Teamlyzer.

15. O Teamlyzer ajudou a identificar oportunidades e/ou desafios para a sua empresa?

Sim, conseguimos ter mais visibilidade do que a comunidade nacional experiência em relação à Kodly.

16. Da vossa experiência nas entrevistas, os candidatos em algum momento consultam o Teamlyzer à procura da Kodly? Em que momentos o fazem?

Sim, sobretudo “antes” da entrevista.

17. Qual é a sua avaliação geral do Teamlyzer e qual o plano para continuar a utilizá-lo no futuro?

A nossa avaliação é muito boa e por isso é nossa intenção continuar a manter uma utilização activa da plataforma.

18. Como descreveria o Teamlyzer a alguém que não o conheça?

“Tens dúvidas sobre a empresa onde gostarias de trabalhar? Consulta o Teamlyzer e aproveita as dicas de quem lá está ou passou por lá. Podes também consultar outras oportunidades semelhantes.”

19. Quais são os projectos para o futuro da Kodly?

A Kodly quer apostar mais no desenvolvimento da sua presença em Espanha e no Reino Unido, acompanhando as tendências do setor e as oportunidades emergentes em áreas como transformação digital, cloud, cibersegurança, ecommerce etc. Pretendemos também estreitar a relação com os nossos parceiros como a salesforce, nexus, etc.

Partilhar este artigo

Faz a review da tua empresa

Partilha como é o teu (ex) empregador. É anónimo e leva 3 minutos!