Categoria: Marketing

Employer Branding: o que é e como valoriza uma empresa?

Descubra o que é Employer Branding e o valor que ele agrega à tua empresa. Atrai talentos e fideliza colaboradores com uma marca empregadora forte.

Employer Branding: A diferenciação que a tua empresa necessita

Num setor de alta rotatividade de talento, como é o caso de IT, o conceito de Employer Branding tem ganho enorme importância para diferenciar as empresas que apostam numa boa reputação e bom ambiente para os colaboradores, das que não promovem ativamente uma cultura de valorização e acabam por ser percecionadas como menos atrativas.

Employer Branding é uma estratégia holística que engloba várias áreas, incluindo os Recursos Humanos e o Marketing, para promover uma boa imagem da empresa, quer internamente, para os seus colaboradores, quer externamente, para candidatos, clientes e fornecedores.

No entanto, é cada vez menos a responsabilidade de uma única área e cada vez mais transversal a todo o negócio, como afirma Brett Minchington, Fundador do Employer Branding College & World Employer Branding Day, e autor de 10 livros sobre o conceito de Employer Branding.

Trata-se assim de uma forma de valorização das pessoas, através da promoção do seu bem-estar físico e mental, do seu equilíbrio vida-trabalho, e de um ambiente de equipa favorável ao desenvolvimento pessoal e desempenho profissional.

Mas vai além da promoção interna de boas condições de trabalho: é uma estratégia de criação de reputação e renome que confere prestígio à empresa, tornando-a mais atrativa para trabalhar aos olhos de novos candidatos e de colaboradores já integrados na equipa.

Este conceito tem vindo a ser cada vez mais relevante no dia-a-dia das empresas de diferentes setores, mas com particular enfoque na área de tecnologia, sendo considerado como um dos fatores de posicionamento de marca com alta diferenciação da concorrência.

Vivemos numa época em que são os colaboradores que escolhem os projetos nos quais querem trabalhar, e não o contrário. Por esse motivo, as empresas competem entre si pelo melhor talento, apostando em Employer Branding para sobressair face às restantes.

Através de estratégias como flexibilidade de trabalho, benefícios úteis e perspetivas de carreira, que iremos explorar em seguida, cada vez mais as empresas vão ao encontro dos pontos mais valorizados pelos profissionais do setor.

Esta aproximação aos desejos e necessidades dos colaboradores gera uma cultura empresarial apelativa, que vai até além do âmbito profissional, incluindo cada vez mais momentos de convívio entre pares e oportunidades de experiências únicas.

Principais vantagens da aposta em Employer Branding

As vantagens de Employer Branding refletem-se a nível de todos os intervenientes: os colaboradores, os potenciais candidatos, os clientes e a própria empresa.

  1. Colaboradores : com a implementação de medidas no âmbito do conceito de Employer Branding com impacto real, e essencialmente ouvindo o que os colaboradores mais valorizam na sua experiência de trabalho, as empresas conseguem proporcionar as mais-valias que o seu talento procura, garantindo uma maior captação, numa primeira fase, e alta retenção, numa segunda fase, diminuindo assim a rotatividade, aumentando o índice de felicidade no trabalho e a produtividade das equipas.

  2. Potenciais Candidatos: construindo uma imagem exterior apelativa, as empresas garantem que mais pessoas se candidatam às vagas em aberto, uma vez que estas procuram, além de um projeto interessante, um ambiente propício ao seu bom-desempenho e uma boa experiência de trabalho.

  3. Clientes: adquirindo uma reputação de boa empresa para trabalhar, na qual os colaboradores gostam de estar e permanecem longos períodos de tempo, em adição aos valores que defendem e implementam, as empresas podem conseguir gerar maior confiança por parte dos seus clientes e até obter novos negócios, por serem consideradas entidades sustentadas em bases sólidas que prioriza a valorização dos seus recursos internos em primeiro lugar.

  4. Empresa: quando todos os stakeholders acima referidos se encontram abrangidos por uma experiência positiva, o ambiente de equipa melhora, o índice de felicidade sobe, o que leva a um aumento de produtividade, tornando a produção mais eficiente e mais rápida, as entregas mais assertivas e os lucros maiores.

Estratégias de Employer Branding que podem ser implementadas

Não existe um modelo único de Employer Branding que funciona em todas as empresas. Pelo contrário, cada empresa deve descobrir o seu caminho através dos valores que defende, da cultura empresarial que vem construindo, da análise dos pontos mais valorizados pelos seus colaboradores e dos benefícios e experiências que consegue oferecer.

Deixamos aqui alguns exemplos de estratégias de Employer Branding que podem ser estudadas para implementação, sempre com as devidas adaptações e personalizações de acordo com a vivência específica em cada empresa:

  • Boa cultura empresarial: os valores defendidos e praticados pela empresa devem estar alinhados com os valores dos colaboradores e ser mais do que uma carta de intenções. Devem refletir-se no dia a dia das pessoas, no bom ambiente e na boa comunicação entre equipas, nas boas práticas de gestão de pessoas por parte da liderança, e em muitos outros aspetos que compõem a forma como a empresa é percecionada, quer interna quer externamente.

  • Equilíbrio Vida-Trabalho: a flexibilidade é cada vez mais valorizada pelos colaboradores, e o facto de haver fluidez entre os períodos de trabalho e de lazer é cada vez mais visto como uma vantagem e que pode aumentar a produtividade, uma vez que cada pessoa pode trabalhar no período que lhe é mais conveniente, de modo assíncrono.

  • Benefícios: as políticas de benefícios têm vindo a ganhar maior força nos últimos anos. Desde seguro de saúde pago pela empresa, até subscrição de ginásio ou mesmo de pacotes de entretenimento, como Netflix, Disney + ou HBO MAX, cada empresa pode escolher uma ou várias ofertas para proporcionar aos seus colaboradores, o que torna a empresa mais atraente, pois proporciona vantagens além do salário-base.

Entre os benefícios mais solicitados pelos colaboradores estão a flexibilidade de trabalho (como trabalho remoto, semana de 4 dias e política de férias ilimitadas), stock options e aposta em desenvolvimento pessoal (como financiamento de cursos e criação de planos de carreira).

A Landing.Jobs, startup tecnológica que faz a ponte entre candidatos e empresas que estão a contratar, revela anualmente, no seu relatório Global Tech Talent Trends (GTTT), quais são os benefícios mais valorizados pelos colaboradores de IT em Portugal, o que poderá ser um bom ponto de partida para começar uma política de benefícios com impacto real e positivo na vida dos colaboradores.

  • Eventos corporativos e Teambuildings: as empresas devem proporcionar bons momentos aos seus colaboradores, fora do ambiente de trabalho, que promovam as conexões pessoais além das relações profissionais. Pode ser um jantar, um evento de bebidas ao pôr do sol, um dia de jogos em equipa, ou muitas outras iniciativas em que as pessoas possam descontrair e ao mesmo tempo consigam conhecer melhor os seus colegas e criar ligações com estes. Isto porque com uma maior empatia entre pessoas, o trabalho torna-se mais leve e a comunicação mais fácil e natural.

  • Transparência e Comunicação: a transparência é cada vez mais importante nas empresas, e só poderá ser alcançada com uma comunicação eficiente a todos os níveis. As equipas devem trabalhar para que a documentação de trabalho esteja atualizada e disponível para todos, e a comunicação síncrona e assíncrona deve seguir boas práticas para que os processos sejam uniformes em toda a empresa e para que todos os colaboradores tenham acesso à informação em qualquer momento.

  • Crescimento profissional: os colaboradores valorizam cada vez mais o seu crescimento profissional, sendo que quando não existe um rumo definido, poderá ser um dos motivos que leva um bom trabalhador a abandonar um projeto. Algumas empresas optam pela oferta de cursos de capacitação, sejam de soft skills ou hard skills, na área de trabalho ou noutra de interesse pessoal dos colaboradores, e outras empresas têm planos de evolução no cargo desempenhado pré-definidos. Este é um ponto fulcral para os colaboradores, que querem cada vez mais sentir que estão a trabalhar num sentido de carreira e crescimento ao longo do tempo, por oposição à estagnação profissional.

  • Programas de bem-estar e saúde mental: algumas empresas desenvolvem planos de saúde física e mental que permitem aos colaboradores melhorar a sua qualidade de vida, seja através de aulas de yoga antes do trabalho, consultas de psicologia, ou mesmo sessões de terapia ou relaxamento.

  • Segurança psicológica: os colaboradores devem poder indicar se estão a passar por um período de dificuldades na sua saúde mental ou uma fase de menor produtividade, sem sofrerem consequências. A liderança deve permitir, e até encorajar, que cada pessoa fale abertamente sobre as suas questões e preocupações. Algumas empresas inclusivamente oferecem o acesso a um profissional de saúde mental, como apoio para o colaborador sem quaisquer custos para este.

  • Divulgação de boas práticas: para os candidatos, quando estão à procura de uma empresa para trabalhar, conhecer o ambiente de trabalho e as boas práticas de Employer Branding pode fazer a diferença na sua escolha. Assim, cada vez mais empresas têm páginas dedicadas à divulgação destas iniciativas que praticam no dia a dia, através de um separador no próprio website sobre a vida na empresa, redes sociais com testemunhos e vídeos sobre os bons momentos em equipa, artigos no blog sobre o tópico ou mesmo participação em eventos e iniciativas externas e palestras sobre esta temática.

  • Testemunhos em websites de análise: as empresas devem incentivar os seus colaboradores a partilhar as suas experiências nas plataformas dedicadas à classificação de empresas, como é o caso do Teamlyzer ou Glassdoor. Estas plataformas apostam na anonimização dos testemunhos e na transparência para promover a melhor informação possível aos candidatos, demonstrando quais as empresas que apostam nas melhores práticas de Employer Branding e quais podem ter boa imagem, mas más práticas reais. . Descubra as principais vantagens para empresas nesta página.

Como o Employer Branding pode melhorar vários aspetos numa empresa

Construir uma boa reputação através de uma estratégia de Employer Branding é um processo que demora o seu tempo, mas é sustentável a longo prazo por tornar a empresa mais atraente. Com as técnicas acima mencionadas, é possível criar um ambiente de trabalho de excelência, capaz de atrair e reter mais talento, aumentar a produtividade e felicidade, e em última análise, fazer crescer os lucros e o desempenho da empresa como um todo.

No Teamlyzer, promovemos as boas práticas de Employer Branding através da transparência de processos, experiências, salários e benefícios expostos no nosso website, e encorajamos candidatos e trabalhadores a partilharem os seus testemunhos como forma de validar as afirmações das empresas que se encontram listadas.

Se a sua empresa não está registada ou não tem ainda testemunhos validados, entre em contacto connosco para que possa fazer parte dos melhores lugares para trabalhar em Portugal!

Partilhar este artigo

Faz a review da tua empresa

Partilha como é o teu (ex) empregador. É anónimo e leva 3 minutos!