Categoria: Tecnologia e Indústria

Empresas de TI adquiridas em 2022, por organizações no mercado português.

Compilamos uma lista das empresas de TI que, em 2022, foram adquiridas por vários motivos, por outras organizações com presença em Portugal.

Continuamos a trabalhar em prol da transparência no mercado português, por isso, publicamos uma lista que inclui algumas empresas de tecnologia que foram adquiridas, em 2022, por companhias com presença em Portugal.

Aquisições

Logotipo da OTO Systems

A OTO Systems desenvolveu uma tecnologia de voz de processamento de linguagem de próxima geração para desbloquear dados de interações de voz. Foi adquirida pela Unity.

 

Logotipo da MSTF PARTNERS

Agência de publicidade Partners, agora é Dentsu Creative. Foi anunciado o fim da marca Partners e o nascimento da Dentsu Creative Portugal, nome da rede internacional de agências criativas da Dentsu International no dia em que a agência celebrava 20 anos de existência.

 

Logotipo da Emailbidding

O Emailbidding é um centro de negociação para email marketing que otimiza automaticamente as campanhas dos utilizadores. Foi adquirida pela Audience Serv, uma empresa alemã especializada em aquisição de clientes e geração de leads. A Audience Serv comprou 100 por cento do capital da Emailbidding, empresa detida pelo grupo Impacting.

O valor do negócio não foi revelado.

 

Logotipo da Cleverly

A Cleverly era uma plataforma concebida para ajudar as operações com triagem em tempo real, assistência a agentes, fluxos de trabalho e respostas automatizados, gestão do conhecimento e auto-serviço ao cliente. Foi adquirida pela Zendesk no final de 2021, e despediu cerca de 5% dos colaboradores um ano depois, sem impacto na equipa portuguesa. (informação atualizada através de relato de atual colaborador)

 

Logotipo da Ionic

A Ionic, plataforma direcionada para as aplicações móveis e desktop, foi adquirida pela Outsystems. O unicórnio português, é uma plataforma low-code que permite às empresas desenvolver, implementar e gerir aplicações multicanal.

Os valores do negócio não foram divulgados.

 

Logotipo da Science4you

A Science4you, empresa 100% portuguesa que se dedica ao desenvolvimento, produção e comercialização de brinquedos educativos e científicos foi adquirida pela PE (private equity), Atena. Estava em falência técnica, com vários milhões acumulados de prejuízo.

 

Logotipo da Voltcharge

A empresa Voltcharge, projeto de "e commerce" que disponibiliza equipamentos para recarregar veículos elétricos, foi adquirida pela a Miio Electric, startup portuguesa focada em encontrar os postos de carregamento pelo país e carregamento do seu veículo elétrico, segundo comunicado.

 

Logotipo da Cycloid

A Cycloid, é uma empresa especializada na concepção, desenvolvimento, implementação e gestão de soluções inovadoras nas áreas de TV e meios de comunicação social, IoT e análise, utilizando tecnologias de cloud e inteligência artificial/machine learning. Em outubro foi comprada pela InnoWave, empresa global de tecnologia e consultoria.

 

Logotipo da Figma

Foi anunciada a aquisição da Figma, pela Adobe, por 20 mil milhões de dólares em dinheiro e 50% das ações da Figma. Na altura vários investidores acreditaram que a Adobe pagou demais o que levou a uma queda de 17% nas ações da empresa no dia do anúncio do fecho do negócio.

 

Logotipo da Teamlyzer

A plataforma online Teamlyzer, que tem a missão de promover a transparência do mercado de TI português, foi adquirida pelo Grupo Rupeal.

 

Balanço de 2022

O ano de 2022 confirmou uma tendência negativa global na área de TI, mas nem tudo foram más notícias. Muitas empresas foram adquiridas e continuam a trabalhar na sua expansão, o que cria novas oportunidades.

Apesar de várias PME’s não terem sido capazes de enfrentar o impacto da crise global gerada por motivos como a Guerra ou a contração do mercado TI, houve quem fechasse novos acordos que permitiram o contínuo crescimento do seu negócio, como são a maior parte das empresas listadas.

Em Portugal, apesar das dificuldades que o mercado enfrenta, sentimos que o mercado continua com força e que muitas empresas continuam contratar, sendo que o nosso cantinho, ainda que afetado, parece, não só estar a sobreviver à onda de layoffs que afetou o mercado de TI global, como continua à procura de novas oportunidades de expansão e investimento.

Se quiseres acrescentar alguma informação, a esta lista, basta comunicar-nos através do suporte Teamlyzer (suporte@teamlyzer.com)

Foto de banco de imagens por Vecteezy

Partilhar este artigo

Faz a review da tua empresa

Partilha como é o teu (ex) empregador. É anónimo e leva 3 minutos!