Categoria: Recrutamento e Carreira

Como entrar no mercado de TI sem ter qualquer experiência?

"Se te oferecerem uma oportunidade incrível, mas não tens a certeza de a poder concretizar, diz sim e aprende mais tarde como fazê-la funcionar!"

A média mensal dos salários de tecnologia da Informação têm vindo a aumentar nos últimos anos em Portugal, o que torna uma carreira em TI cada vez mais atraente, dados que podem ser confirmados na Calculadora Salarial do Teamlyzer.

Mas mesmo assim, esta não é para todos!

Trabalhar em TI requer que quem faça essa escolha, seja alguém talhado para enfrentar constantes desafios de ordem intelectual, de forte sentido de compromisso e resiliência psicológica e emocional.

Cada vez mais as empresas estão na demanda por novos profissionais e tentam atraí-los com todos os benefícios que esta área traz, principalmente o regime de trabalho remoto e/ou misto que, segundo o mesmo estudo, representa a situação de 94% dos profissionais da área, estando apenas 6% dos profissionais de TI ainda a trabalhar exclusivamente no escritório.

Se procuras entrar neste mercado de TI, aconselhamos-te também a preparares bem o teu processo de entrevistas de emprego. Para isso temos um artigo bem detalhado com o que deves fazer para ter uma entrevista de emprego de sucesso, mesmo sem experiência.

Agora, Dá para entrar na área sem experiência, mas convém saber alguma coisinha…

Neste artigo vamos dar-te algumas dicas sobre como entrar em TI sem experiência técnica prévia e obter o teu 1º emprego na área, depois vamos ainda partilhar contigo quais as empresas que mais contratam profissionais sem experiência.

5 dicas para entrares no mercado de TI em experiência

1- Aprender as bases

Vai ser impossível ou muito pouco provável ser-se contratado para uma vaga sem saber algo relativamente à área pretendida.

Hoje em dia existe muita formação online que possibilita a apreensão dos conhecimentos base num espaço de tempo relativamente curto, comparando com o que que seria despendido numa universidade, e de forma gratuita. São os chamados MOOC - Massive Online Open Courses e entre os seus portais mais conhecidos estão nomes como Udemy e Coursera, entre outros.

Existe igualmente a opção dos bootcamps.

Estes possuem um cariz intenso e imersivo muito grande e potenciam a prática e o domínio rápido de uma linguagem ou ferramenta de programação específica através da repetição e simulação, em poucas semanas.

Tudo o que irás saber para poder desenvolver as tuas novas capacidades de programação é-te facultado no momento e para aquele propósito específico, pelo que saberes quais as ferramentas que queres desenvolver, é muito importante na hora de escolheres o teu bootcamp. Em termos de honorários, os bootcamps podem oscilar entre os 0 e os 7000€.

Podes saber mais neste artigo onde olhamos especialmente para a diferença entre bootcamps e universidades.

2- Analisar o mercado

Depois de se perceber o que é área de TI e quais as ferramentas que compõem o seu mundo e para que servem, é altura de perceber o que é que as empresas necessitam e que tipo de perfis profissionais procuram.

Que posições existem e quais as qualificações requisitadas?

Este tipo de análise e pesquisa inicial é importante pois na hora de contratar, o recrutador da empresa em questão vai analisar centenas de CV’s e procurar as competências iguais às pretendidas e, que no seu entender, são cruciais para a função a desempenhar, possivelmente descartando tudo o resto.

Uma boa forma de se perceber o mercado e as suas flutuações em termos globais, é seguir as empresas de referência do setor, nas redes sociais.

Podes também verificar as vagas existentes no Job Board do Teamlyzer e consultar índices da especialidade, como por exemplo, na Calculadora Salarial do Teamlyzer que indica quais as ferramentas ou tecnologias mais procuradas pelo mercado atualmente.

3- Networking

Networking é a rede de contatos, de grupos e de pessoas conectadas por interesses parecidos com o objetivo de evoluir profissionalmente.

Numa área de crescimento rápido, com o constante aparecimento de novas tecnologias, novas aplicações e novas formas de informação e conhecimento é fundamental criar, alimentar e ampliar a tua rede de contactos.

As universidades fomentam eventos tais como feiras de emprego ou hackathons onde os alunos e empresas podem contactar diretamente. Contactar as start-ups que geralmente têm muita necessidade de contratar pessoas formadas na área da tecnologia e onde normalmente concedem uma maior oportunidade para conseguir experiência, criar rapport e começar a construir portfólio.

4 - Destacares-te

Agora que procuras trabalho na área, é importante que o teu CV e perfil de Linkedin se destaquem e chamem a atenção do recrutador da empresa onde pretendes trabalhar.

Atualizar o perfil, objetivos e competências é um must.

A área de tecnologia é muito dinâmica e pede que se esteja sempre atualizado pelo que a concretização regular de cursos e certificações nas ferramentas e tecnologias mais pretendidas e a consequente divulgação das mesmas é um forte atrativo para estas empresas.

A divulgação do teu portfólio, seja em plataformas de redes sociais ou em github, também representa uma enorme montra pois mostra o teu conhecimento e domínio, obtido através de formações e certificações online e/ou em bootcamps. Mesmo sem experiência ou prática profissional, a promoção do teu portfólio pode ser determinante para captar a atenção de uma empresa.

A procura ativa por emprego e as candidaturas espontâneas feitas através do Linkedin, job board do Teamlyzer ou qualquer outra plataforma para o efeito, podem e devem ser acompanhadas destes portfólios pois os mesmos constituem um fator diferenciador na hora dos recrutadores selecionarem os melhores perfis não académicos e/ou sem experiência profissional.

5- Preparar a entrevista

É importante conhecermos, minimamente, a empresa à qual nos vamos candidatar.

Simular possíveis questões que poderão ser colocadas e ensaiar possíveis respostas também pode ser um excelente treino para esse momento.

Eis alguns exemplos de questões que podem ser perguntadas numa entrevista de TI:

O que é que as suas experiências profissionais passadas oferecem de interessante para quem o/a vai empregar?

Quais foram os maiores resultados e objetivos atingidos por si em relação aos seus últimos empregadores?

Por que é que essas experiências são relevantes para si e para a sua carreira?

Quando surgiu o interesse pela área de TI?

Hoje em dia já é possível, por exemplo, preparar entrevistas na área de análise de dados através de um sistema com inteligência artificial da Google, chamado Interview Warmup. Cool, hã?

Que empresas contratam profissionais sem experiência?

Podes encontrar informação referente às várias políticas de contratação e recrutamento por parte das empresas presentes no site do Teamlyzer nas suas páginas.

Essa informação encontra-se normalmente do lado direito ou no rodapé dos sites, junto à tab de “recrutamento”.

A Diconium, Mercedes-Benz i.o, Microsoft Portugal e Volkswagen Digital Solutions são exemplos de algumas empresas presentes no Teamlyzer que têm e oferecem programas de contratação “1º emprego”; estágios e/ou programas de trainees.

Podes pesquisar estas e outras informações constantes nas suas páginas, através da lista de empresas presentes no site do Teamlyzer.

A título de exemplo, a Microsoft Portugal tem já vários programas de estágios previstos para 2023 específicos para estudantes e para profissionais à procura do primeiro emprego. Os mesmos podem ser presenciais ou remotos e inclusivé, podes-te candidatar a participar num destes programas noutro país em que a empresa tenha sede.

Eis que finalmente consegues e se inicia uma nova etapa

Conseguida a vaga desejada, é dar continuidade ao processo.

Criar, desde início, um espírito positivo e uma boa relação com a equipa, procurando obter o apoio de todos os colegas, principalmente os mais seniores, o que poderá ser um importante acelerador no processo de aprendizagem.

A participação em comunidades técnicas (alimentar o networking é crucial nesta área) constitui uma excelente oportunidade para ampliar e diversificar conhecimento, para além de todo o networking que se gera e que permite o surgimento de melhores oportunidades de emprego, participações em projectos e parcerias que podem daí advir.

O mais difícil numa carreira em TI é começar.

Seja pelos anos que se passa a aprender num regime clássico como universitário, seja em regime de transição e reconversão profissional com a ajuda dos cursos e certificações online bem como os bootcamps, a partir do momento em que estás dentro percebes que a tua vida mudou 180º.

Tanto a nível do chamado work-life balance (misto/remoto) como pela questão salarial, é fácil perceber o factor recompensa associado a esta escolha. Mas também é importante perceber que com este fator vêm os desafios associados ao ritmo frenético das entregas, aos prazos das empresas e à complexidade que é gerir projectos e objetivos, individuais e em equipa, e à constante divulgação de novas vagas e novas condições que te podem aliciar a mudar de emprego a cada 6 meses.

Com tantos recursos, comunidades e ofertas disponíveis online, podemos afirmar que qualquer hora é uma boa hora para mudar de profissão, principalmente para uma que permita criar uma carreira estável e duradoura na área das TI.

Partilhar este artigo

Faz a review da tua empresa

Partilha como é o teu (ex) empregador. É anónimo e leva 3 minutos!