Categoria: Recrutamento e Carreira

Manual para pedir o subsídio de desemprego online

Fica a saber como entregar a declaração de situação de desemprego e como requerer o subsídio de desemprego no IEFP online .

#1 Criar conta na segurança social directa

Vamos começar pelo ponto mais importante. Receberes o subsídio de desemprego sem problemas nem atrasos. Para isso deves registar-te na segurança social directa.

É necessário o teu NISS (Número de Identificação da Segurança Social) e uma password. Uma vez feito o login basta inserires o teu IBAN referente à conta bancária onde pretendes receber. A partir deste momento o acesso ao IEFP online também será com estas credenciais.

Adicionar IBAN na segurança social directa

#2 Preenchimento do currículo IEFP

Para poderes requerer o subsídio de desemprego através deste serviço online terás que estar inscrito para emprego. Isto significa que necessitas ter o CV preenchido. Já na área de “gestão” do IEFP online, deves seleccionar os “Meus Currículos” e criar o teu CV completando as informações pessoais. São solicitados os dados de contacto, formação, experiência profissional entre outros.

Menu de gestão IEFP Online

#3 Inscrever como candidato a emprego

O próximo passo é no menu de “gestão” seleccionar “Emprego”. Na segunda aba tens de preencher os dados adicionais de inscrição para emprego. O primeiro campo pergunta se pretendes requerer o subsídio de desemprego. Deves colocar “Sim”, como na imagem abaixo, para te aparecer o menu do ponto #4.

Requerer desemprego IEFP Online

#4 Requerimentos de subsídio de desemprego

Nesta fase já deves ter preenchido o currículo, estar inscrito como candidato a emprego e seleccionado que pretendes o subsídio de desemprego. Só agora é que te vai aparecer no menu “Gestão” a hipótese de seleccionar “Requerimento subsídio de Desemprego”. Este novo botão no menu deve aparecer de imediato. É automático mal completes o currículo e te inscrevas para emprego.

#5 Erro ao seleccionar a declaração (erro 500)

Se obtiveres um erro quando seleccionas a declaração tens três alternativas.

Requerer desemprego IEFP Online

A primeira é enviar um e-mail para o IEFP da tua zona, como por exemplo se.coimbra@iefp.pt. Deve ser um email idêntico ao da imagem. Anexa ainda a declaração de desemprego e o certificado de habilitações.

Requerer desemprego IEFP Online

A segunda é enviar um e-mail a partir do e-Balcão. Aqui deves preencher o formulário. Eles irão reencaminhar-te para um técnico do IEFP do teu centro. Este método é idêntico ao primeiro. Depois irás receber um e-mail directo do técnico que vai solicitar a declaração de desemprego e o certificado de habilitações.

Requerer desemprego IEFP Online

A terceira é ligar para o 300 010 001. Este é um número geral do IEFP. A partir daí eles encaminham para uma equipa técnica para que o problema possa ser resolvido.

Nos três métodos deverás receber sempre a confirmação da inscrição por e-mail com a validação de inscrição online e requerimento de subsídio de desemprego. Se ainda assim este manual não for suficiente por favor consulta aqui o guia prático oficial.

Partilhar este artigo

Faz a review da tua empresa

Partilha como é o teu (ex) empregador. É anónimo e leva 3 minutos!