Categoria: Recrutamento e Carreira

7 Perguntas para descobrires a qualidade de uma empresa de TI

Numa entrevista de emprego o candidato pode e deve fazer perguntas. A forma mais rápida de saber se uma empresa é boa é fazendo as perguntas certas.

Na minha opinião ser programador, como é uma carreira técnica, dá para ter uma ideia da qualidade da empresa. Principalmente pela qualidade técnica, ou falta dela, na entrevista.

As entrevistas que até hoje mais gostei são aquelas onde tenho que por algum instante programar com os entrevistadores, ou naquelas onde levas um desafio para resolver em casa.

#1 Qual o projeto para onde estão a contratar?

Se não te souberem dizer concretamente é à partida um mau sinal. Corres um elevado risco de estar na presença de uma entrevista para base de dados.

#2 Qual a equipa e o tipo de pessoas que nela trabalha?

Idealmente terá malta sénior, pois é com eles que vais aprender mais depressa. Se a equipa for na maioria de juniores é um sinal de alerta. A falta de seniores é um sinal de procurar reduzir os custos da equipa de desenvolvimento em sacrifício da qualidade.

#3 Quais as tecnologias que usam?

Idealmente serão tecnologias que vão de encontro ao que procuras. Se as tecnologias procuradas são diferente das que tens no currículo é sinal de que não o leram, ou de que não valorizam, o conhecimento técnico. Se nenhum programador te entrevistou é um grande mau sinal na minha opinião.

#4 Quais os processos?

Deves procurar saber que tipos de metodologias usam. Agile, scrum ou waterfall? Se usam ferramentas como o git, jira, trello ou até pair programming.

#5 É possível mudar de equipa?

É importante saber se podes mudar de equipa caso estejas insatisfeito. Como todos vão dizer que sim, tens de tentar saber qual foi a ultima vez que isso aconteceu.

#6 Existem horas extra?

Se disserem que sim, procura saber se são remuneradas ou se é possível descontar as horas noutros dias. Se começarem a engonhar é sinal para ficar alerta.

#7 Posso ficar a trabalhar de casa depois da pandemia?

A ideia é procurares obter uma confirmação que mais tarde possas relembrar caso queiras trabalhar de casa e não te deixem. Uma empresa com a palavra honrada vai ser honesta e manter o compromisso. Caso isto não aconteça, baza.

O autor deste artigo mantém-se anónimo a pedido do próprio.

Partilhar este artigo

Faz a review da tua empresa

Partilha como é o teu (ex) empregador. É anónimo e leva 3 minutos!