Categoria: Tecnologia e Indústria

Tendências do mercado de IT em Portugal em 2024: o que esperar?

Fica agora a conhecer as tendências para o mercado português de tecnologia para o próximo ano! Tech Trends 2024.

O mercado de IT em Portugal continua a crescer a um ritmo acelerado, mas também está a enfrentar alguns desafios. Em 2024, é esperado que algumas tendências se consolidem, enquanto outras vão surgir.

Tendências que se vão manter:

  • M&A: A tendência de fusões e aquisições no setor de IT vai continuar em 2024. Estar a ser impulsionada pela necessidade das empresas se tornarem mais competitivas e de aumentarem a sua escala.
  • Despedimentos: Infelizmente, os despedimentos devem continuar em 2024. Deve-se a uma série de fatores, incluindo a recessão económica global, redução de investimento e inflação.
  • Mercado desfavorável para juniores: O mercado de IT vai continuar a ser desafiante para os juniores em 2024. Devido à necessidade de competências técnicas cada vez mais exigentes pelas empresas.

Tendências emergentes:

  • Entrada de novos Tech Hubs: Portugal vai continuar a atrair novos Tech Hubs em 2024. Essencialmente impulsionada pela boa relação de custo/benefício de talento altamente qualificado.
  • Return to office (RTO) mais lento: O RTO vai continuar a ser lento em 2024. Tal deve-se à preferência dos trabalhadores por um modelo de trabalho híbrido ou remoto.
  • Salários em alta: Os salários no mercado de IT vão continuar a subir em 2024, principalmente para séniores. Isso é devido à escassez de talento qualificado com experiência.

Conclusão:

  • Prevê-se um ano de 2024 desafiante. As tendências que se consolidam, como a M&A e ainda de despedimentos, vão continuar a desafiar o setor. No entanto, as tendências emergentes, como a entrada de novos Tech Hubs e os salários em alta, vão oferecer oportunidades para os profissionais de IT.

Para saber mais sobre as tendências do mercado de IT em Portugal em 2024, consulta o nosso relatório.

📥 Download do relatório "Tech Trends 2024"

Partilhar este artigo

Faz a review da tua empresa

Partilha como é o teu (ex) empregador. É anónimo e leva 3 minutos!