Estratégias para evitar o regresso forçado ao escritório
Muitas empresas de Tecnologia começam agora a forçar o regresso aos escritórios. Descobre agora o que deves fazer se não queres voltar!
Um regresso ao escritório muito provavelmente vai traduzir-se num menor salário e potencial redução da qualidade de vida que tens.
Seja pelo custo em combustível, desgaste do carro, estacionamento, portagens, passe de transportes públicos, em refeições fora de casa ou em roupa mais formal para cumprir um eventual dress code.
Normalmente começa por ser apenas um dia presencial, mas rapidamente alastra para um modelo mais de escritório do que remoto. Costuma ser feita grande pressão sobre o retorno dos team leaders, para que estes dêem o exemplo à restante equipa.
Uma das formas mais eficazes de evitar um regresso indesejado será a equipa unir-se e ameaçar sair toda, ou no maior número possível de pessoas, ao mesmo tempo para maximizar o impacto da potencial saída.
Quanto maior o número de pessoas afecta à causa e a senioridade da equipa, maior a dificuldade que a empresa vai ter em substituí-la e mais tolerante pode estar a voltar atrás com a decisão.
Adicionalmente, deves ter cuidado com as alterações de contrato de trabalho. Se é indicado que o teu trabalho é totalmente remoto (100%), deves insistir para que tal conste no contrato.
Se estás ainda com um contrato presencial, mas trabalhas remotamente, pode ser boa ideia tentar que o contrato seja alterado para refletir a tua situação actual. No entanto, espera resistência dos RH.
Também é cada vez mais frequente a empresa solicitar-te de forma unilateral que assines uma adenda a rever o contrato actual, para passar a modelo híbrido. Se não concordas, não a deves assinar. Espera sofrer pressões para que a assines.
Em último caso, se as chefias te obrigarem a regressar ao escritório, a solução passa mesmo por actualizares o teu currículo, deixar uma review no Teamlyzer e procurar um novo emprego.
Deixamos ainda a nota de que muitas empresas portuguesas estão a colocar ofertas de emprego dizendo que são remotas. Mas na verdade são híbridas. Fazem-nos para ter mais candidaturas.
Além das estratégias mencionadas acima, podes querer começar a criar networking com outros profissionais portugueses a trabalhar remotamente para o estrangeiro. Pode ser útil para trocar informações, apoio e oportunidades de emprego. LinkedIn ou Reddit pode ser um bom ponto de partida para pesquisar essas pessoas.
Por fim, segue uma compilação de sites para te facilitar a procura de ofertas de emprego internacionais remotas em TI.