Categoria: Valores Teamlyzer

Burnout profissional O que estão as empresas a fazer em Portugal?

Burnout Profissional: o que estão as empresas em Portugal a fazer para ajudar os colaboradores que passam por isto?

Como é que as empresas podem ajudar a prevenir que os seus colaboradores sofram de burnout?

E o que podem fazer pelos colaboradores que já estão a passar por isso?

Partilhamos contigo as conclusões deste estudo para te dar conta das causas deste sério problema de saúde mental e, da forma como as empresas estão (ou deviam estar) a apoiar os colaboradores afectados.

O burnout é uma resposta à pressão prolongada provocada por stressores físicos e emocionais que culmina em exaustão, sentimentos de ineficácia e produtividade reduzida. Este problema é bem real e está muito presente na indústria tecnológica.

No sentido de tentar quantificar a sua expressão e que soluções estão (ou deveriam estar) a ser aplicadas na indústria de TI em Portugal, fizemos um questionário sobre o tema à comunidade de TI. Responderam 134 profissionais.

1. As Principais Causas de Burnout Profissional

Ao serem questionados sobre as suas próprias experiências, 79.9% dos entrevistados admitiram já ter passado por uma situação de burnout. Referiram também que são vários os fatores que conduzem a um estado de burnout profissional.

Uma larga percentagem dos respondentes assinala um elevado volume de trabalho e a falta de sono e tempo livre como sendo os fatores mais relevantes para se atingir o estado de burnout.

Falta de clareza nas funções e objetivos profissionais a atingir, falta de comunicação com a empresa e ausência de apoio e relação com colegas são também fatores com bastante importância para os diferentes entrevistados.

O burnout profissional é um problema transversal às organizações, independentemente do seu trabalho. Consultoria e outsourcing (38.1%), software house e internet (24.6%) e tecnologia de informação (11.2%) destacam-se como os setores onde mais respondentes trabalham.

Factores que condicionam burnout

2. O Papel da Empresa em Casos de Burnout Profissional

De todos os respondentes que declararam ter tido uma experiência de burnout profissional apenas 43% afirmam que a sua empresa tomou conhecimento da situação. 57% das empresas dos respondentes não chegaram a saber que um dos seus funcionários passou por uma situação de burnout.

Das empresas que tomaram conhecimentos das diferentes situações de burnout, 71.7% não fez nada para ajudar o funcionário em questão. Esta percentagem é esmagadora em comparação com apenas 28.3% de empresas que ofereceram algum tipo de apoio ao funcionário em situação de burnout.

Nos casos em que houve, de facto, alguma ajuda por parte da empresa, os respondentes indicaram que esta consistiu maioritariamente em férias, ajuda médica ou uma tentativa de tornar a carga de trabalho mais leve para o profissional, mudando-o de projeto ou facilitando a que o mesmo tirasse folgas.

Perguntámos também aos entrevistados o que é que uma empresa pode fazer para ajudar um colaborador que esteja a sofrer com burnout. A resposta mais comum a todos os respondentes foi a promoção do equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.

Outras opções também consideradas relevantes incluíram o encorajamentos de hábitos de vida saudáveis e melhoramento da comunicação interna. Contratar mais colaboradores e investir em organização de eventos foram as opções menos relevantes para os entrevistados.

O que devem as empresas fazer?

3. Outras Formas de Apoio a Colaboradores que Sofrem de Burnout

De modo a expandirmos o leque de opções que as empresas podem tomar para apoiarem colaboradores que sofrem de burnout, pedimos aos respondentes que acrescentassem outras sugestões, numa perspectiva de participação menos condicionada.

De todas as respostas, destaca-se a importância de uma boa chefia com forte empatia e inteligência emocional, capaz de gerir conflitos em oposição a criá-los.

Outras respostas incluíram a distribuição mais equitativa de tarefas, o acompanhamento de necessidades dos colaboradores ao longo do tempo e o investimento no onboarding de novos colaboradores.

4.Como Prevenir Burnout Profissional? - Conclusões

Considerando os resultados do inquérito feito à comunidade de TI, pode concluir-se que o burnout é um problema muito comum e transversal a todo à indústria, independentemente do tamanho da empresa.

Muitas empresas desconhecem que os seus colaboradores passam por esta situação e das que tomam conhecimento, a maioria não faz nada a esse respeito.

No que diz respeito aos fatores que dão origem ao burnout, os respondentes do estudo destacam o volume de trabalho e falta de sono e tempo livre.

Quanto àquilo que as empresas podem fazer para ajudar os colaboradores, consideram os participantes que a resposta deve passar promoção do equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. Vários respondentes consideram também importante encorajar hábitos de vida saudáveis, melhorar a comunicação interna e ter uma chefia empática e com grande inteligência emocional.

De forma a conseguir intervir, a identificação destes casos é o primeiro passo. Transparência na comunicação é essencial, por isso, se sentes que poderás estar a passar por uma situação de burnout profissional ou conheces na tua empresa alguém que esteja, não deixes de comunicar a situação à tua chefia ou aos recursos humanos, de forma a que estes possam tomar conhecimento e ajudar o colaborador ou colaboradora. Já basta que o problema exista. Não vamos criar outro, ignorando-o.

Partilhar este artigo

Faz a review da tua empresa

Partilha como é o teu (ex) empregador. É anónimo e leva 3 minutos!