Lista de empresas que vão permitir continuar a trabalhar remote em Portugal

Muitos profissionais de TI preferem continuar a trabalhar remotamente. No sentido inverso inúmeras empresas portuguesas anseiam pelo regresso aos escritórios.

Em Portugal ainda existe muito a mentalidade do chefe de meia-idade que te quer ver diariamente. Pensa que, se não te vê, é porque não estás a fazer nada.

Muitas destas empresas rapidamente irão regressar aos modelos pré-pandemia. Falamos principalmente das PMEs portuguesas, mas também das grandes empresas de sectores clássicos como a banca e retalho.

Como é evidente vão surgir inúmeras desculpas nos próximos tempos para obrigar a regressar aos escritórios.

Uma das mais comuns é dizerem que, a tua função não é compatível com o tele-trabalho, quando a mesma é.

Outra estratégia menos direta, começam a chamar-te frequentemente para reuniões presenciais que podiam continuar a ser feitas remotamente. A ideia é fazerem-te deslocar ao escritório para começares a ganhar as rotinas de regresso. Do híbrido passarão a escritório a curto-médio prazo.

Se queres continuar a trabalhar remotamente, mas a tua empresa insiste no trabalho presencial, a solução é inevitavelmente trocares de empresa.

Felizmente muitas, essencialmente estrangeiras, começam a adoptar o tele-trabalho como regime permanente após a pandemia. E também costumam ser das que pagam melhores salários.

Desde as pioneiras como o GitLab [update: de momento não contrata em Portugal] ou Automattic que já o faziam e que têm equipas em Portugal. Como outras mais recentes como Invillia ou Talkdesk que o passaram a fazer.

Para te facilitar a procura de empresas pelo regime de trabalho que mais preferes criamos uma lista no Teamlyzer com as seguintes categorias:

  • Full remote (100% remote)
  • Remote first (raramente ir ao escritório)
  • Híbrido (misto de remote e escritório)
  • Escritório (trabalho no escritório)

Podes ajudar a comunidade partilhando qual o regime que será adoptado na tua empresa no seguinte link.

Partilhar este artigo

Faz a review da tua empresa

Partilha como é o teu (ex) empregador. É anónimo e leva 3 minutos!