Categoria: Recrutamento e Carreira

Como são feitos os rankings das melhores empresas para trabalhar

Entende o motivo pelo qual estes concursos e rankings são tão importantes para as empresas.

Existem publicações que todos os anos apresentam uma lista das melhores empresas para trabalhar. Estas são segmentadas por dimensão, sector, entre outros factores.

Os principais motivos para as empresas terem interesse em participar nestes rankings, deve-se à publicidade (imprensa escrita, redes sociais ou reportagens televisivas), que resulta da divulgação dos rankings. Também se reflecte potencialmente no volume de negócios e no maior interesse de futuros candidatos.

Estamos a falar do prestígio associado que motiva a atracção do melhor talento, que por sua vez procura trabalhar nas ditas melhores empresas.

Agora vamos à parte mais interessante deste assunto. A forma em como estes estudos são eventualmente processados.

  1. Primeiro as empresas pagam para participar. Apenas são consideradas as empresas que se inscrevem. No caso de o feedback ser realmente mau, o mais certo é a empresa não aparecer na lista. Ninguém paga para ler mal sobre si.

  2. Segundo, os colaboradores são "convidados" a participar no inquérito. Alguns são seleccionados para entrevistas com as pessoas das publicações. É frequente ser obrigatório participar através do e-mail de empresa, sendo o preenchimento dos questionários feito possivelmente em conjunto. São reunidos todos os colaboradores, à mesma hora, no mesmo local, e respondem de forma concertada. Também não é invulgar as entrevistas serem realizadas em salas próximas da administração, e claro, também terem as respostas preparadas.

  3. Por fim, é frequente acções de coaching e palestras pelos RH ou directores. "Já sabem como é importante este estudo para a empresa".

Esta é uma prática de employer branding que procura dar visibilidade às empresas que nele participam, sendo recorrente pressionar os funcionários para darem as respostas convenientes.

Por fim deixamos a questão. Será que as empresas presentes nesses rankings serão mesmo as melhores empresas para trabalhar?

Partilhar este artigo

Faz a review da tua empresa

Partilha como é o teu (ex) empregador. É anónimo e leva 3 minutos!