Categoria: Tecnologia e Indústria

3 soluções para SMTP gratuito

Fica a conhecer quais os melhores serviços de SMTP gratuitos. Podes utilizá-los nas tuas aplicações sem gastar dinheiro.

Existem diversas alternativas que permitem o envio de emails de forma gratuita através de IPs partilhados. A forma mais simples é usar o SMTP da Google. Mas devido aos limites e restrições praticadas, pouco mais serve do que para testes.

O principal critério para selecção foi o limite de envio diário, e mensal, ser relativamente elevado. Assim como ter um plano gratuito associado.

#1 Elastic Email

Logotipo do Elastic Email

Inicialmente esta lista era encabeçada pelo SparkPost. Mas o serviço alterou o limite de emails gratuitos para 500 por mês em Setembro de 2019. É importante dizer que o SparkPost quebrou uma promessa aos seus utilizadores de ter 100.000 emails gratuitos por mês.

O serviço que achamos que o pode substituir é o Elastic Email. Não é tão avançado como o SparkPost, mas contém funcionalidades básicas idênticas. O processo de onboarding não é muito simples, para encontrar a área de SMTP demoramos 10 minutos. Tem a vantagem de não ser necessário cartão de crédito, nem telemóvel, para começar a utilizar o serviço SMTP.

É possível começar com o Trial gratuito sem cartão de crédito. Este plano permite enviar até 100 emails por dia. Pode ser o suficiente para começar o teu projecto. Com o passar do tempo, se precisares enviar maiores volumes podes utilizar o plano Pay-As-You-Go.

#2 SendPulse

Logotipo do SendPulse

O SendPulse é mais um serviço de bulk email. Podes integrá-lo com a tua aplicação para enviar emails transaccionais rapidamente. Todavia não é um bom presságio que os próprios mails do SendPulse foram todos recebidos na caixa de spam do Hotmail. Também há que destacar é necessário adicionar número de telemóvel para criar uma nova conta.

É possível começar com o Trial gratuito sem cartão de crédito. O processo de compliance é relativamente simples. É apenas necessário responder como vamos buscar a nossa lista de emails e adicionar o endereço, ou nome do serviço, que utilizamos.

Recebes 12k emails transaccionais gratuitos por mês. Caso precises de mais podes escolher comprar um pacote. Ou passar a um plano de subscrição.

#3 Mailgun

Logotipo do Mailgun

O Mailgun foi a nossa terceira alternativa. Com este serviço SMTP podes enviar uns generosos 10.000 emails gratuitamente todos os meses.

Tem o senão de exigir número de telemóvel para validar uma nova conta e apenas permite enviar emails para recipientes autorizados caso não se adicione um cartão de crédito. Destacamos também que têm boas bibliotecas para muitas linguagens e frameworks.

Tal como os outros dois serviços, caso se excedam os limites podes avançar para um plano Pay-As-You-Go.

# Evitar Mailjet

O Mailjet foi adquirido pelo Mailgun em Outubro de 2019. Tem um plano gratuito aparentemente aliciante. Podes utilizar 6k emails por mês e 200 por dia. No entanto é um serviço com tantas restrições que nem vale a pena ser testado.

Logotipo do mailjet compliance

A meio do processo de compliance, depois de enviada uma cópia de documento de identificação e documentar exactamente o que fazemos, foi-nos exigido o envio da nossa lista de emails. Para, dizem eles, a analisarem.

Como é óbvio, depois desta prática tão abusiva, recusamos fazê-lo e desistimos de usar este serviço.

Recomendação

No geral estes serviços gratuitos usam IPs partilhados. Logo existe sempre o problema do Spam abusivo por parte de outras aplicações com os quais partilhamos o mesmo IP.

O ideal é sempre ter um IP dedicado. Mas nem sempre se justifica quando estamos ainda no início de um projecto.

Partilhar este artigo

Faz a review da tua empresa

Partilha como é o teu (ex) empregador. É anónimo e leva 3 minutos!