3 soluções para SMTP gratuito

Existem diversas alternativas que permitem o envio de emails de forma gratuíta, nomeadamente através de IPs partilhados. A forma mais simples é usando o SMTP da Google, mas devido aos limites e restrições praticadas, pouco mais serve do que para testes.

Segue uma lista que compara de forma exaustiva outros serviços SMTP existentes.

transactional-emailing-providers.

Uma vez que era necessário encontrar um serviço de SMTP para o Teamlyzer acabei por fazer um alguns testes que se cingiram a 3 serviços. O principal critério para seleção foi limite de envio diário e mensal ser relativamente elevado, assim como ter um plano gratuito.

As três melhores alternativas free:

  • Sparkpost - EUA - Limite diário de 50k e mensal de 100k
  • Pepipost- India - Limite diário de 2k e mensal de 25k
  • ElasticMail - Polónia - Limite diário de 5k e mensal de 150k

No Sparkpost e ElasticMail é simples adicionar o domínio, no Pepipost é mais complicado, porque eles fazem uma série de questões, por email, em caso de dúvida sobre o projeto e número de subscritores.

Ainda tive um problema com o ElasticMail, por obrigarem a ter um link para remover a subscrição, mas depois esse url apenas funciona no caso de redirecionamento para um link em HTTP.

Passo a citar a resposta ao ticket:

You will need to switch to "http" connection instead of "https". It should work properly then.

No geral como estes serviços gratuitos usam IPs partilhados existe sempre o problema do Spam abusivo por parte de outras aplicações (com os quais partilhamos o mesmo IP), pelo que o ideal era ter um IP dedicado, mas para já não se justifica.

Acabei por escolher o Sparkpost, pois foi o que me pareceu ter comunidade mais ativa, nomeadamente no Slack, além de ser aquele que tem um backoffice mais funcional na minha opinião. Por fim resta dizer que o serviço assenta sobre Amazon Web Services (AWS).