Categoria: Marketing

5 dicas para alcançar mais visualizações gratuitamente

Conjunto de dicas práticas para alcançar milhões de pageviews no teu blog ou startup sem gastar dinheiro.

Com base na nossa experiência, vamos dar-te cinco dicas que vão ajudar o teu projecto a ganhar mais visualizações grátis e a aumentar o tráfego.

teamlyzer-analytics

#1 Não gastar dinheiro em publicidade

Chegamos a usar cupões, que Linkedin nos deu, no valor de 200€. A nossa conclusão é ser dinheiro que se gasta e que não é proveitoso no longo prazo.

O custo por clique é altíssimo e depende do leilão com outras empresas pela mesma audiência. É entre dois a três euros. Para projectos bootstrapped deves privilegiar o crescimento orgânico. Nunca dependas de publicidade para crescer.

Mesmo que obtenhas sucesso, vai chegar a um ponto em que o CAC (Customer Acquisition Cost) vai ficar insustentável pela saturação do canal. A menos que sejas uma UBER com inúmeros investidores enterrados que reforçam para baixar o preço médio. Como não é o caso, é de evitar.

linkedin-ads

#2 Não estar dependente dos media

Estes pela subsistência publicam o que lhes pagam para publicar. Geralmente funciona por meio de contactos e influências. Por isso praticamente nenhum meio de comunicação da área de TI nos dá relevância ao não aceitarmos pagar a divulgação.

De início era algo que nos levantava dúvidas sobre o que estávamos a fazer. Hoje já aprendemos a lidar com essa realidade. Focamo-nos no que importa. Os nossos membros.

#3 Saber ouvir e pertencer à comunidade

É fundamental sentires as mesmas dores da comunidade. Saber ouvi-la e adaptar o serviço. Por exemplo, a ferramenta de comparação de empresas (h2h) foi-nos sugerida por um membro no Reddit.

Este contacto de proximidade permitiu-nos alcançar uma bounce rate abaixo de 15%. Orgulha-nos saber que estamos a resolver um problema a quem nos visita.

feature-request-reddit

#4 Não gastar mais do que o imprescindível

Ter o mínimo de despesas é completamente fundamental para não sentirmos pressão para gerar lucro. Muito menos a fazer cedências que comprometam os valores de sermos livres e independentes.

#5 Evitar dependência de serviços de terceiros

Um dos maiores problemas que nos tem surgido é a incerteza inerente aos serviços externos. Quase todos nos têm dado problemas.

A API Haven OnDemand da HPE, que utilizávamos para análise de sentimento, foi comprada pela MicroFocus. Sem aviso prévio foi descontinuada.

Mais recentemente foi o Google Places que passou a ser cobrado. O valor era tão elevado que nos obrigou a abandonar o serviço.

O último caso foi o Sparkpost, que usamos como SMTP. Tinham prometido manter as contas gratuitas antigas com 100k envios para sempre. Mas este mês de Setembro acabaram com essas contas.

micro-focus-api-shutdown

Não te vamos enganar. Manter e até aumentar este volume de pageviews é difícil. Muito difícil. Principalmente se considerarmos que até ao dia de hoje gastamos 0€ em publicidade e divulgação.

No entanto, apesar das dificuldades, somos a prova de que é possível fazê-lo com muito trabalho. Todo o nosso crescimento tem sido orgânico.

Partilhar este artigo

Faz a review da tua empresa

Partilha como é o teu (ex) empregador. É anónimo e leva 3 minutos!