Calculadora salarial. Que profissionais de TI ganham mais?

Quanto dinheiro os developers portugueses ganham? Usa a calculadora do Teamlyzer para pesquisar os salários por indústria, cargo, experiência e tecnologias.

Hoje lançamos a Calculadora Salarial do Teamlyzer. Nesta ferramenta podes conhecer os salários pagos aos developers portugueses. Vais descobrir as tecnologias onde podes ganhar mais. Se recebes acima ou abaixo da média. Conhece a evolução do teu valor profissional ao longo dos últimos anos.

Os salários são assunto tabu em Portugal. A falta de informação conduz ao aproveitamento de quem tem maior conhecimento. Quase sempre é o empregador. Como não achamos justo decidimos criar uma nova ferramenta a favor da transparência.

Falta de informação honesta

Repara quando vais a uma entrevista:

  • Não sabes quanto a empresa paga a outros colaboradores na mesma função.

  • Raramente sabes o intervalo salarial para a posição. A maioria das empresas não o coloca no anúncio para ganhar vantagem negocial.

  • Quando coloca mete um intervalo salarial enorme. Exemplo. 20k-40k anual quase sempre representa uma oferta mais perto dos 20k que dos 40k. Os 40k são para atrair candidaturas que doutra forma não recebem. Esperam convencer-te durante o processo a aceitar valores abaixo devido ao investimento feito no processo.

  • Exigem que dês uma expectativa salarial no escuro para nivelar a oferta por baixo.

  • Estudos e calculadoras dos portais de recrutamento estão frequentemente inflacionados. A ideia é que queiras trocar de emprego através da página de anúncios deles. Como todos sabemos a receita desses sites está no recrutamento.

Tomar decisões informadas

É importante estares informado para tomares as melhores decisões de carreira. Entrar em qualquer negociação salarial preparado com a informação correcta pode significar a diferença entre receberes uma boa, ou má, proposta financeira.

  • Qual é o salário justo para a tua experiência e skills?

  • Quanto ganham os informáticos com funções semelhantes a ti?

Ferramenta salarial do Teamlyzer

Estas são as questões essenciais para a negociação do salário. Tanto para um novo emprego como para a solicitação dum aumento. Foi para responder a essas dúvidas que criamos uma calculadora salarial. Distingue-se pelas boas intenções com que foi feita.

Dificuldades

Deves ter atenção que muitas vezes o pagamento não é apenas o salário base. É de enorme dificuldade quantificar o valor dum seguro de saúde, usufruto de um carro de empresa ou telemóvel. Por isso apenas contabilizamos o salário base bruto + ajudas de custo.

Outra dificuldade actual são as localizações. Como estamos a usar o identificador do Google Places não é simples fazer as agregações por distrito. Temos como objectivo futuro torná-lo possível.

Origem dos dados

Usamos informação agregada de múltiplas fontes de acesso público. Tal como ordenados partilhados no Teamlyzer, Reddit, Zwame, Facebook, HackerNews, StackOverflow e sites de emprego nacionais. Essas tarefas são feitas através de automatismos de crawling.

Como podes participar

Estamos empenhados em aperfeiçoar a precisão da calculadora. Podes contribuir para melhorar as métricas partilhando salários de forma confidencial. Vamos usar os salários na calculadora e nos benchmarks. São 100% privados e nunca aparecem publicamente.

Podes também contribuir se deres a conhecer o Teamlyzer a amigos e colegas. Porque só unidos podemos tornar o mercado de TI mais justo para todos.