Categoria: Tecnologia e Indústria

Finalmente uma situação onde a blockchain é mesmo necessária

A blockchain garante imutabilidade através de um histórico de registos. Manter a integridade das avaliações contribui para maior transparência e honestidade.

[Update - Ver final do post] Transparente e livre. Esse são os principais adjectivos que descrevem o Teamlyzer. Mais do que uma plataforma somos um movimento que procura valorizar-te, a ti, e a todos os informáticos portugueses. Preservamos a liberdade de opiniões acima de tudo. É isso que nos distingue, que está na nossa génese.

Para reafirmamos a nossa posição, iniciamos um novo, e importante, ciclo no Teamlyzer. Vamos adoptar blockchain para garantir publicamente que nenhuma avaliação aceite é posteriormente adulterada, nem apagada, suspeitas frequentes noutras plataformas.

Vamos garantir de forma absoluta três características:

  1. As avaliações não desaparecem;
  2. As avaliações não são adulteradas;
  3. As avaliações ficam numa rede descentralizada.

Para tal o blockchain apresenta-se como a ferramenta ideal, já que garante todas estas características. Funciona como um distributed ledger. Uma grande base de dados distribuída que não admite alterações no seu histórico.

Vamos apoiar-nos na rede poet e no seu nó open source. Num próximo post iremos clarificar os detalhes da implementação técnica.

 

Po.et is building an open, universal ledger that records immutable and timestamped information about your creative content and uses our open protocols designed for interoperability with current industry standards in media and publishing.

 

Deste modo fica assegurado que as tuas contribuições no Teamlyzer não serão perdidas, em nenhum caso, e serão tão transparentes quanto possível.

Vamos continuar a fazer um trabalho exigente para garantir que as avaliações aceites são mesmo de informáticos. E não de recrutadores, ou marketeers, disfarçados de informáticos.

Sim, já tivemos algumas dezenas de tentativas de publicação de avaliações falsas por empresas e que são prontamente rejeitadas. Seria engraçado revelar os nomes mas fica para outra altura :)

Qual o impacto para ti desta alteração?

Depois de as novas avaliações serem submetidas para a blockchain durante a noite, entre as duas e três da manhã, as mesmas deixam, naturalmente, de serem editáveis.

Update 04-04-2022

Uma vez que o Teamlyzer utilizava um projecto externo chamado poet, e este foi descontinuado em final de 2020, não dispomos ainda de uma alternativa tecnicamente viável de substituição. Continuamos, no entanto, atentos e interessados em avaliar uma futura nova implementação.

Partilhar este artigo

Faz a review da tua empresa

Partilha como é o teu (ex) empregador. É anónimo e leva 3 minutos!