Categoria: Entrevistas

Volkswagen Financial Services lança programa trainee em tech no Porto

Programa de 12 meses da VW Financial Services (VWFS) tem salário competitivo, mentoria e trabalho em projetos reais para mercados europeus do sector financeiro.

A VWFS montou um centro tecnológico no Porto, Matosinhos, em 2021 para desenvolver sistemas de gestão de contratos, infraestrutura de cloud e automação para as subsidiárias europeias do grupo VWFS. É um centro que serve utilizadores em vários mercados europeus.

Este ano lançam pela primeira vez o Next Keys. É um programa de trainees com 25 vagas, e com duração de 12 meses. Inclui salário e subsídio de almoço, mentoria, projetos reais desde o início, possibilidade de trabalho remoto, estacionamento gratuito, e a perspetiva de integrar a equipa no final dos 12 meses.

Para perceber como funciona o programa e o que procuram nos candidatos tech, conversámos com Raquel Almeida, Senior Talent Acquisition Specialist da Volkswagen Financial Services Porto.

1. Pode explicar à comunidade o que faz a Volkswagen Financial Services Porto e em que tipo de projetos trabalham?

A Volkswagen Financial Services Porto é um Nearshore Hub que presta serviços de IT em 11 mercados europeus. A VWFS Porto especializa-se no apoio a operações complexas e serviços críticos para o negócio, garantindo estabilidade na resolução de incidentes, conformidade e segurança aos clientes.Trabalhamos em projetos de suporte de IT e garantimos a gestão de operações complexas. Além disso, impulsionamos inovação, automação e soluções orientadas a AI e data, criando maior eficiência e capacidade de escala para o negócio.

2. O Hub existe desde 2021 e é conhecido por contratar pessoas mais seniores. O que vos motivou a criar um programa de trainees?

2021 foi o ano de aranque nas contratações, por ser um projeto de raíz optamos por primeiramente contratar a camada mais sénior, que aportasse um valor imediato à organização para fazer ram up dos projetos que tinhamos em mãos. 2026 é um ano de consolidação para a Volkswagen Financial Services Porto e por esse motivo, como já temos equipas mais estruturadas e maduras conseguimos desenhar um trainee program que promova uma boa experiência para o trainee em termos de aprendizagem, mentoria e desenvolvimento.

3. O programa tem quatro fases. Pode explicar-nos no que consiste cada uma delas?

O programa está dividido por 4 fases:

  • Integração (Mês 1)

O programa oferece formações corporativas, Sessão com RH com os Next Keys e envolve iniciativas como “Breakfast with Leadership” de forma a promover uma boa integração com a função e cultura corporativa.

  • Aprendizagem (Mês 1 a Mês 6)

Os trainees vão estar a desempenhar as suas funções e serão envolvidos em projetos reais, de forma a trabalharem nas suas hard e soft-skills.

  • Especialização (Mês 6 a Mês 12)

Aplicação prática (Projeto Final). Os trainees vão ter oportunidade de sugerir melhorias de processo na área/departamento que estão a colaborar. Esta tipologia de projetos são a oportunidade perfeita para trazer novas soluções e inovação para a empresa.

  • Consolidação (Mês 12)

Apresentação do projeto final ao Manager, Mentor & HR. O objetivo será demonstrar, através de uma apresentação formal, os resultados obtidos, mostrar o impacto do projeto e principais aprendizagens.

4. Existem vários programas de trainee no mercado. O que distingue o Next Keys?

O nosso programa é desenhado para desenvolver e reter talento. É diferenciador na medida em que tem uma proposta de valor clara com desenvolvimento acelerado, exposição a projetos reais, mentoria e acompanhamento contínuo, acesso a plataformas de aprendizagem (por exemplo, linkedin learning) e progressão estruturada de carreira após o termino do estágio.

5. Consegue fazer-nos um pequeno resumo de um dia de trabalho de um jovem profissional de IT a participar nos vossos estágios?

Na VWFS trabalhamos com metodologias ageis, isso significa que os nossos trainees vão participar em daily meetings, onde as equipas partilham as suas tarefas. Esta rotina ajuda os trainees a ganharem autonomia e a sentir-se parte ativa da equipa. Vão estar envolvidos em projetos e tarefas técnicas reais, como desenvolvimento de funcionalidades, envolvimento com inteligência artificial, desenvolvimento de software, testes aplicacionais e de performance, automação, suporte a aplicações, etc ... sempre com acompanhamento do mentor que ajudará o trainee em toda a sua jornada de aprendizagem.

6. A VWFS desenvolve sistemas que servem subsidiárias em vários países europeus. Essa colaboração internacional também vai ser sentida no programa de trainees?

Sim, os trainees vão estar envolvidos e colaborar com os nossos mercados de uma forma transversal. O inglês será um idioma muito importante, pois a participação constante em reuniões e atividades com colegas de outros países será a realidade do dia-a-dia.

7. Pode dar-nos exemplos concretos do tipo de projeto que um trainee da área tech pode vir a desenvolver no Next Keys?

O projeto final do trainee deverá focar-se na identificação de um prolema e/ou necessidade através da resolução e/ou implementação de melhorias que tenham impacto direto no cliente, projeto ou produto. Não existe uma resposta certa, queremos dar asas à criatividade do trainee, mas podem ser exemplos de projetos finais: Desenvolvimento de uma aplicação; construção de API’s ou Microserviços; Projetos de Automação/Scripts internos; Dasboards de análie de dados, etc.

8. O programa está aberto a recém licenciados e recém mestres, incluindo quem já fez estágios profissionais. Quais são as skills que mais são valorizadas?

O perfil Next Keys terá de revelar integridade, sentido crítico, autonomia, espírito de equipa, coragem, motivação para trabalhar em contexto multinacional e ter facilidade a comunicar em Inglês.

9. O vosso processo de recrutamento tem “speed interviews”. Como funcionam estas entrevistas na prática?

As speed interviews são entrevistas com duração de 20 a 30 minutos, onde os candidatos têm a oportunidade de se apresentarem pessoal e profissionalmente. São colocadas questões sobre a experiência académica e profissional, motivação para a função e ambições para o futuro.

10. Sabemos que a VWFS oferece condições altamente atrativas para os vossos trainees. Pode falar-nos um pouco sobre o salário, condições do estágio e outro tipo de regalias oferecidas?

Oferecemos um salário mensal competitivo, subsídio de alimentação em cartão Edenred no valor de 10,20€ por dia, acessos ao parque de estacionamento, platafomas de aprendizagem como o Linkedin Learning e possibilidade de trabalhar em regime híbrido. Depois do programa trainee, há a possibilidade de integrar as nossas equipas internas, com o acréscimo de benefícios, tais como seguro de saúde, bonús, etc.

11. Que conselho dão a um recém formado em tecnologia que está a pensar candidatar-se ao programa Next Keys?

Se estás a pensar iniciar a tua carreira em tecnologia, o melhor conselho que te podemos dar é aproveita o momento para mostrar o teu potencial e destacar a tua motivação. Programas como o Next Keys foram criados precisamente para pessoas como tu: curiosas, com vontade de aprender e de crescer.

Candidaturas para edição de 2026 abertas no LinkedIn.

Para informações sobre candidaturas actuais, visita o LinkedIn da VWFS ou o seu perfil no Teamlyzer.

Partilhar este artigo

Faz a review da tua empresa

Partilha como é o teu (ex) empregador. É anónimo e leva 3 minutos!