Categoria: Entrevistas

Security Center of Excellence da Accenture: A construir o futuro da segurança digital em Portugal

Centro Europeu de Excelência em Segurança da Accenture em Matosinhos: oportunidades, cultura e crescimento profissionais de cibersegurança em Portugal.

Ruben Viegas, Managing Director na Accenture, é o responsavel pelo Centro Europeu de Excelência em Segurança, localizado em Matosinhos. Com mais de 18 anos de experiência em TI e mais de 15 anos de experiência em cibersegurança, Ruben partilha insights sobre o centro e as oportunidades que este oferece para os profissionais de TI portugueses, depois de dezenas de projetos em segurança realizados para empresas internacionais.

#1 O que levou à escolha de Matosinhos para este centro pioneiro e que tipo de trabalho desenvolvem?

Matosinhos foi escolhida, de entre uma variedade de cidades europeias, tendo por base um conjunto de critérios particulares como, por exemplo, o acesso a talento especializado, a infraestruturas, a própria oferta cultural e turística da área, entre outros.

O Security Center of Excellence da Accenture começou por desenvolver trabalho na área da cibersegurança para Cloud, desde auditoria, passando pelo desenho até à componente de transformação e/ou implementação de soluções para clientes internacionais. Hoje, passados dois anos da inauguração e, tendo em conta a demanda por parte dos clientes, o centro está também já a desenvolver trabalho em outras áreas de segurança como Data & AI Security e Identity and Access Management.

#2 O centro cresceu rapidamente para 25 especialistas em segurança, em apenas 6 meses. Como está estruturada a equipa hoje e que funções existem?

Neste momento contamos com mais de 50 especialistas divididos em 3 áreas de serviço: Cloud & Application Security, Data & AI Security e Identity and Access Management.

Cada equipa tem a sua estrutura, a sua liderança interna própria, os seus serviços e capacidades, os seus planos de treino, os seus objetivos e responsabilidades.

Dentro de cada estrutura existem níveis diferentes de responsabilidade, desde o mais baixo (Associate) para quem está a começar a carreira, até aos mais seniores (Senior Manager) para quem tem responsabilidade de liderar a área, desenvolver negócio, gerir a equipa e garantir a qualidade da entrega dos nossos projetos.

#3 Com projetos em mais de 12 países, representando 95% dos vossos serviços, como funciona o dia-a-dia no centro?

O dia-a-dia é bastante dinâmico. O mais frequente é termos os nossos colaboradores a desenvolver trabalho num projeto em cliente mas, quando não estão alocados a um projeto, investimos no desenvolvimento dos nossos profissionais através de treino e certificação em soluções de segurança relevantes no mercado.

Existe também uma componente comunitária dentro do Centro onde cada membro da equipa é encorajado a identificar áreas de melhoria, e a trabalhar com um membro mais sénior para as implementar, e tornar assim o espaço e o ambiente mais atrativo para a equipa.

#4 Sendo um centro pioneiro em segurança Cloud na Europa, como funciona o desenvolvimento profissional? Que tipos de oportunidades de crescimento e qual o processo de evolução na carreira?

Cada membro da equipa tem acesso a toda a oferta de formação e certificação da Accenture. Existe uma variedade de formação disponível para os nossos recursos desde livros, formação online em modo self-pace, formação com formador, formação com parceiros, entre outros.

A maior parte desta oferta não tem custos para os nossos colaboradores, e pode ser acedida a qualquer altura.

Encorajamos as nossas pessoas a investirem o seu tempo em formação e certificação sempre que não estão alocados a projetos.

Existe um modelo definido de progressão de carreira, sendo que a performance dos nossos colaboradores é avaliada bianualmente, sendo dado feedback contínuo e construtivo aos nossos profissionais do que estão a fazer bem e o que precisam de melhorar para atingir o próximo nível de carreira.

Todos os colaboradores têm um mentor associado, aquando da sua entrada na equipa, que os ajuda na integração e na gestão da sua progressão de carreira.

#5 Que tipos de projetos e desafios de segurança cloud as vossas equipas têm enfrentado? Pode partilhar alguns exemplos de como os superaram?

Os projetos variam muito entre cada área. Podemos ter projetos curtos (1-2 semanas) para contextos de auditoria, de média duração (3-12 semanas) para contextos de desenho de solução e até de longa duração (>12 semanas) para contextos de implementação.

Muitos destes projetos variam muito com a cultura do cliente/organização e a sua maturidade atual. A segurança exige um compromisso conjunto, pelo que trabalhamos de forma muito próxima dos nossos clientes e parceiros no sentido de ultrapassar os obstáculos que nos são colocados e aportar valor aos nossos clientes.

#6 Como descreveria a cultura do centro? Que valores e práticas definem o vosso ambiente de trabalho?

A cultura do centro é aberta, transparente e positiva. Veiculamos a visão da empresa aos nossos colaboradores como forma de facilitar a implementação da estratégia definida. Criamos também um ambiente colaborativo e reforçamos com eles a necessidade de transparência e abertura no sentido de determinarmos e implementarmos pontos de melhoria.

O centro tem por base os core values da Accenture: Client Value Creation, One Global Network, Respect for the Individual, Best People, Integrity, Stewardship. Além destes, exigimos de nós próprios 4 valores adicionais:

  • Being relevant: investir continuamente no nosso desenvolvimento para sermos relevantes para os nossos clientes.
  • Being adaptable: estarmos preparados para a mudança e para nos adaptarmos às necessidades do negócio e do nosso cliente.
  • Being a partner: sermos um parceiro para aqueles com quem trabalhamos e encontrarmos convergência e situações de ganhos mútuos.
  • Being positive: olharmos sempre para as oportunidades e adotarmos uma atitude positiva e construtiva.

#7 Para quem está a considerar juntar-se à vossa equipa, que competências e experiência procuram atualmente?

Estamos continuamente a procurar os melhores recursos no mercado. Desde pessoas apenas com formação académica até pessoas com experiência aprofundada na área de cibersegurança, na gestão de negócio e de equipas.

São valorizados candidatos com contexto académico nas áreas de ciências, tecnologia, engenharia e matemática e com experiência ou certificação em soluções de segurança dos nossos parceiros estratégicos.

Acima de tudo procuramos profissionais motivados, ambiciosos, responsáveis e positivos que encaixem na nossa cultura e assim continuar a desenvolver o centro.

#8 Que benefícios e condições de trabalho oferece o centro? Como funciona, por exemplo, o modelo de trabalho híbrido ou remoto?

A Accenture aposta nos benefícios que oferece aos seus colaboradores como forma de atração e retenção de talento, potenciando a sua satisfação e compromisso. Nesse sentido, disponibilizamos um vasto leque de benefícios, com especial foco no bem-estar dos colaboradores e na possibilidade de escolha de um pacote de benefícios flexíveis.

No que diz respeito ao bem-estar do colaborador, temos à disposição das nossas pessoas além do Seguro de Saúde, as consultas de várias especialidades: psicologia, fisioterapia, medicina geral e nutrição, bem como consultoria financeira e legal, através de um programa desenhado para os colaboradores Accenture. Oferecemos também um programa exclusivo para a aquisição de ações da empresa com desconto, bem como a possibilidade de integrar o Plano de Pensões e o Seguro de Vida.

Por sua vez, a oferta de um pacote de Benefícios Flexíveis visa ir ao encontro das motivações e necessidades específicas de cada um dos colaboradores. Através da plataforma de benefícios flexíveis, o colaborador tem à sua disposição uma oferta variada - Wallet Creche, Cartão Flexível, apoio à Formação, complementos para uso profissional, etc. Isto significa que o colaborador escolhe quando, onde e como utilizar os benefícios que selecionou, de acordo com o que é mais relevante para si.

Paralelamente, para determinados níveis de carreira, oferecemos ainda uma componente de remuneração variável, bem como telemóvel, e veículo automóvel.

Sobre o modelo de trabalho, nos centro temos um modelo de trabalho híbrido, com pelo menos 2 dias no escritório e os restantes a partir de casa. Os dias são acordados entre o colaborador e o projeto ou a área.

Finalmente, temos uma política baseada em objetivos do centro. Cada elemento tem os seus objetivos definidos e bastante autonomia na forma de atingi-los melhor. Providenciamos acompanhamento para ajudar os nossos membros a atingir e ultrapassar os seus objetivos e garantimos feedback contínuo.

#9 Como está organizado o processo de recrutamento e integração de novos membros na equipa?

O processo de recrutamento está diretamente ligado à demanda dos nossos clientes. Todos os candidatos passam por uma entrevista técnica. Candidatos mais seniores têm também uma entrevista de negócio. Finalmente, todos os candidatos têm uma entrevista final com o líder da área. O processo pode demorar entre 2 e 4 semanas até uma potencial oferta ser realizada.

Na data de início, novos membros são acolhidos pela equipa de onboarding que fazem a sua orientação e introdução ao centro, à Accenture e ao projeto. É também dada a oportunidade ao novo membro de escolher o seu mentor dentro do centro, que ficará responsável por ajudar o novo recurso na sua gestão de progressão de carreira.

#10 Que conselhos daria a profissionais em início de carreira que querem trabalhar em segurança digital?

Cibersegurança é uma área em constante evolução, por isso é necessário ter uma pré-disposição para aprendizagem contínua.

Existem inúmeros recursos online disponíveis para quem quer investir na sua carreira nesta área, passando por conteúdos desenvolvidos pelo Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS), por associações especializadas como a ISC2, ISACA ou CompTIA, centros de aprendizagem como o HackTheBox e até por empresas de soluções de cibersegurança com formação e certificação especializada nos seus produtos. Alguns destes recursos são grátis.

O meu conselho é o de investir nalguns destes recursos, desenvolver capacidades e de se manterem atualizados nesta área.

#11 Quais são os próximos passos para o centro e que oportunidades vê no horizonte?

O centro continua em expansão e mantemos o objetivo de aumentar significativamente o número de colaboradores especializados durante os próximos anos.

Desde o início de operação do centro já expandimos para duas novas áreas de negócio. Continuaremos a desenvolvê-las e a identificar novas oportunidades de negócio para os nossos clientes e oportunidades de trabalho diferenciadas para os nossos colaboradores.

Continuamos a ver o centro como um hub de especialização na área da cibersegurança e onde trabalhamos de perto com os nossos parceiros para ajudar os nossos clientes internacionais a tornar os seus negócios mais resilientes, seguros e preparados para as próximas disrupções digitais. É um lugar privilegiado para os profissionais da área de cibersegurança desenvolverem as suas carreiras, em projectos desafiantes, num ambiente multicultural e com tecnologia de ponta.

Partilhar este artigo

Faz a review da tua empresa

Partilha como é o teu (ex) empregador. É anónimo e leva 3 minutos!