Categoria: Tecnologia e Indústria

A substituição dos programadores pela inteligência artificial

Descobre como a inteligência artificial está a redefinir o futuro da programação e analisa o debate em torno da possível substituição dos programadores.

Atualmente, um dos temas mais debatidos no sector das TI é a perspectiva da inteligência artificial (IA) poder vir a substituir muitos programadores.

Os avanços constantes na IA estão a alimentar um debate cada vez mais intenso sobre esse assunto, havendo basicamente duas teorias.

Alguns argumentam que a IA é meramente uma ferramenta que pode ampliar a produtividade dos programadores, mas que ainda assim, haverá uma procura significativa por profissionais nesta área no futuro.

No entanto, recentemente, uma série de desenvolvimentos estão a abrir caminho para um cenário, tanto fascinante, quanto preocupante. Uma nova startup norte americana chamada Cognition anunciou o lançamento do que eles chamam de "primeiro engenheiro de software de IA".

Chama-se Devin, e é um assistente de desenvolvimento de software no estilo do Copilot, mas numa versão mais avançada, que é capaz de criar aplicações completas de forma autónoma através de simples prompts.

Screen da interface da tecnologia

Um jornalista da Bloomberg que teve acesso à tecnologia diz mesmo que "Devin could build a website from scratch in 5 to 10 minutes".

O Devin pode assumir e concluir um projeto de software inteiro por conta própria, em vez de apenas oferecer sugestões de código.

Além disso, demonstrou sucesso na resolução de tarefas reais publicadas em plataformas como o Upwork. Surpreendentemente, conseguiu resolver corretamente quase 14% dos problemas relatados no GitHub em projetos de código aberto, superando muitos programadores.

Estes avanços levantam questões sobre o papel futuro dos programadores e até que ponto a IA pode assumir as suas responsabilidades e quais os impactos que pode trazer para a indústria.

Enquanto algumas pessoas veem como uma oportunidade para ampliar a criatividade e focar em tarefas mais complexas, outros estão preocupados com o impacto potencial na procura por empregos na área de desenvolvimento de software. Mesmo para o LowCode, este pode ser um ponto de viragem, e não pelos melhores motivos.

Principalmente em cargos juniores, é inegável que este tipo de tecnologia pode fazer bastante impacto, reduzindo o número de profissionais necessários para tarefas mais básicas.

O próprio CEO da Nvidia, Jensen Huang, declarou que o futuro do setor tecnológico não reside na aprendizagem de programação devido aos avanços da IA. Em vez disso, propõe investir em outras áreas, enquanto a programação em linguagem natural se torna dominante.

A Cognition AI não está sozinha nesta procura por criar uma assistente de codificação de IA. Outras startups, como Magic AI, também estão a competir no mesmo espaço.

É natural que uma inovação tão impactante como este esteja a chamar a atenção de grandes investidores, e é provável que haja vastos recursos financeiros para impulsionar ainda mais o desenvolvimento desta tecnologia. A Cognition acaba de receber a primeira ronda de investimento series A de 21 milhões de dollars.

Partilhar este artigo

Faz a review da tua empresa

Partilha como é o teu (ex) empregador. É anónimo e leva 3 minutos!