Categoria: Recrutamento e Carreira

Porque as empresas não te respondem às candidaturas?

A falta de resposta às candidaturas é um problema que afecta muitos candidatos em Portugal. É frustrante não receber um feedback, mesmo que seja negativo.

Várias pessoas têm questionado o porquê de enviarem candidaturas mas quase ninguém lhes responder. Ou seja, nem sequer há email de recusa, simplesmente as candidaturas são ignoradas. O que nos leva a questionar, será que as empresas estão mesmo a recrutar? Serão esses anúncios reais?

Existem várias razões para as empresas não responderem às candidaturas. Algumas são legítimas, mas outras são simplesmente desrespeitosas com os candidatos. Vamos agora analisar o porquê de as empresas não te responderem.

  1. Anúncios de emprego fictícios: Algumas empresas utilizam anúncios de emprego como uma estratégia de publicidade e auto-promoção, mas sem real intenção de contratar. Muitas vezes, essas publicações podem ser automatizadas, contribuindo para a falta de resposta. Por esse motivo, é normal veres o mesmo anuncio publicado sistematicamente.

  2. Associar anúncios a falso crescimento: A presença constante de anúncios pode ser interpretada publicamente como crescimento da empresa. Não só passa a ideia de crescimento para investidores, como também para clientes e para o mercado como um todo.

  3. Metas de recrutadores: Em muitos casos, os recrutadores têm KPIs relacionados a métricas como número de publicações de anúncios ou de contactos, em vez de taxa de resposta. Desta forma a prioridade não é a comunicação com candidatos.

  4. Actualização de bases de dados: Alguns anúncios de emprego podem ser uma forma de actualizar as bases de dados internas das empresas, sem a real intenção de recrutar. É basicamente uma forma de manter informações actualizadas sobre potenciais candidatos. Se receberes um pedido para preencher um dossier de competências na primeira entrevista, é provável que seja um desses casos.

  5. Escolha prévia de candidatos: Em certos casos, a vaga pode ser anunciada por razões internas, mas a escolha do candidato já foi feita previamente. Pode ser parte de procedimentos internos que exigem a publicação da vaga, embora a decisão já tenha sido tomada. No sector público é muito frequente esta situação ocorrer.

  6. Falta de tempo ou recursos: O volume de candidaturas pode ser grande, tornando difícil para os recrutadores acompanharem e responderem a todas. A escassez de recursos ou de tempo pode contribuir para a ausência de feedback. Contudo, LinkedIn ou Indeed já têm forma de automatizar feedback, pelo que cabe aos recrutadores, pelo menos, criar rotinas de automação de rejeição.

A falta de resposta às candidaturas é um problema que precisa de ser resolvido. As empresas devem ser mais transparentes com os candidatos e fornecer feedback, mesmo que seja negativo.

Partilhar este artigo

Faz a review da tua empresa

Partilha como é o teu (ex) empregador. É anónimo e leva 3 minutos!