Categoria: Entrevistas

Entrevista Turbine Kreuzberg | Sérgio Godinho, Team Architect

Nesta terceira entrevista conhece a Turbine Kreuzberg, uma empresa Alemã, de alta tecnologia, que se destaca pelo foco no bem-estar dos seus colaboradores.

1. O que faz a Turbine Kreuzberg?

A Turbine Kreuzberg é uma agência de software sediada em Berlim que se especializa no desenvolvimento de plataformas e-commerce de grande escala e aplicações empresariais personalizadas. Além disso, ajudamos empresas a desenvolver estratégias tecnológicas que se adaptem às suas necessidades de negócio.

2. Qual é a missão e os seus principais objetivos?

A nossa missão é apresentar a solução tecnológica adequada a cada desafio que os nossos clientes nos colocam. É assim que pretendemos promover a confiança na tecnologia e no valor acrescentado que esta pode criar.

Queremos utilizar a tecnologia da forma correcta para ajudar a desbloquear um novo potencial, anteriormente inexplorado, nas empresas. E, ao longo do caminho, ajudá-las a navegar em tempos de mudança rápida. Para que isso aconteça com sucesso, estamos convencidos de que a tecnologia tem de se tornar compreensível, avaliável e aplicável.

3. Quais são os principais serviços oferecidos?

A Turbine Kreuzberg desenvolve software - é essa a nossa essência. Desenvolvemos Plataformas de Comércio Digital, tais como lojas ou plataformas de serviços e aquisições. Com Aplicações Empresariais personalizadas, fornecemos soluções de software à medida que respondem às necessidades específicas de cada cliente.

Através do nosso serviço de Consultoria Tecnológica, oferecemos às organizações orientação na modelação de estratégias tecnológicas robustas, incluindo planeamento de arquitectura, estratégias de implementação, estratégias de dados, entre outras.

Finalmente, com o nosso serviço de Gestão de Aplicações, garantimos o bom funcionamento das aplicações, implementando Service Level Agreements (SLAs), monitorização e otimização contínua para manter os sistemas a funcionar de forma eficiente.

4. Quais foram os principais desafios que a empresa tem enfrentado no que diz respeito a Employer Branding e recrutamento?

O nosso maior foco é fazer com que uma empresa com a nossa dimensão consiga atrair talento num mercado tão competitivo e com nomes mais facilmente reconhecidos. Portanto, criar uma proposta de valor que se distinga e atraia talento é o maior desafio.

5. O que distingue a Turbine Kreuzberg no mercado?

Somos uma das agências de software mais experientes da Europa no desenvolvimento de plataformas digitais transaccionais e aplicações empresariais personalizadas. Somos conhecidos pelo nosso código de alta qualidade.

E esforçamo-nos por apresentar excelentes resultados no mais curto espaço de tempo possível, prontos para o mercado, directos ao assunto. Isso só é possível com um foco claro em metodologias Agile, desenvolvimento baseado em testes e muita experiência em projectos da área.

6. Como é que a empresa se mantém atualizada em relação às novas tecnologias e tendências do mercado?

Em primeiro lugar, o principal motor para nos mantermos actualizados é a nossa equipa: as suas áreas de especialidade, interesse e curiosidade constante são o que nos leva a avaliar novas tecnologias e tendências. É por isso que temos "DevTalks" semanais, em que os nossos programadores preparam conversas e discussões sobre assuntos que aprenderam recentemente, melhores práticas e muito mais.

Todos os anos, também nos reunimos para a "Breakout" em Berlim - é uma semana por ano, durante a qual deixamos o nosso trabalho normal e dedicamos tempo a projectos tecnológicos apaixonantes. Ao longo dos anos, foram lançadas muitas iniciativas durante a Breakout, o que catalisa verdadeiramente o nosso desenvolvimento tecnológico enquanto organização.

E, finalmente, certificamo-nos de que os nossos colegas saem regularmente das suas secretárias e vão a conferências, encontros e outros eventos para se inspirarem.

7. Como é que a empresa lida com a cultura de inovação e o desenvolvimento de novas tecnologias?

Um aspeto básico da nossa cultura é a liberdade: qualquer pessoa que queira experimentar uma nova abordagem tecnológica ou que esteja convencida de que pode ter encontrado uma solução melhor é encorajada a experimentá-la e recebe os recursos para o fazer. Depois, as nossas equipas adoptam frequentemente uma abordagem do tipo "iniciativa", reunindo um pequeno grupo de colegas com os conhecimentos técnicos e o interesse adequados.

Este grupo faz avançar um determinado tópico, efectuando pesquisas, avaliações e muitas tentativas e erros. Se uma nova abordagem se revelar útil, temos processos de aprendizagem e desenvolvimento para disseminar o conhecimento por toda a equipa.

8. Como conheceu o Teamlyzer e o que o levou à decisão de utilizar esta plataforma?

O Teamlyzer tornou-se uma plataforma incontornável para os programadores que procuram informações verdadeiras sobre as condições de trabalho dos profissionais de tecnologia em empresas sediadas em Portugal. Se é onde os programadores procuram informações, é onde as empresas devem estar.

9. Qual era a situação anterior à implementação do Teamlyzer na sua empresa?

Antes de começarmos a trabalhar ativamente na nossa presença no Teamlyzer, a nossa experiência de mercado era muito semelhante à experiência geral num mercado de recrutamento invertido. Havia mais vagas em aberto do que candidatos válidos disponíveis, pelo que o número de candidatos era muito inferior ao que temos atualmente.

10. Quais eram os principais desafios que tinha nessa altura, relacionados à gestão de talentos, Employer Branding e recrutamento?

O mercado do recrutamento técnico enfrenta um desafio único: atrair candidatos quando os profissionais da área já estão bem enquadrados nas suas carreiras. Muitas vezes, estes especialistas usufruem de salários competitivos, óptimas condições de trabalho e um vasto leque de benefícios.

Como se isto não bastasse, estes profissionais recebem contactos recorrentes com possíveis oportunidades de emprego. Assim, atrair e manter baixos níveis de rotatividade com estas pessoas tão desejadas é um desafio a que quem trabalha nesta área está habituado.

11. Como resolvia esses desafios?

Tínhamos algo excecional a acontecer na Turbine Kreuzberg, mas era mantida um pouco em segredo. Começámos a divulgá-la para que todos pudessem ver como trabalhamos e, naturalmente, mais pessoas se identificaram com a nossa visão. Atualmente, qualquer vaga que abrimos atrai um número saudável de candidatos altamente qualificados.

12. O Teamlyzer também ajudou a resolver esses desafios? Quais foram os principais benefícios?

Certamente. Os profissionais de tecnologia em Portugal estão a utilizar bastante o Teamlyzer, pelo que foi uma excelente plataforma para divulgar a nossa empresa a mais pessoas. Ter uma página personalizada com fotografias, testemunhos e pormenores sobre a nossa forma de trabalhar ajudou a dar credibilidade aos comentários fantásticos que os nossos colegas tiveram a amabilidade de submeter.

13. Quais são os principais recursos ou funcionalidades do Teamlyzer que mais utiliza ou que mais gosta?

O que gostamos no Teamlyzer, mais do que qualquer funcionalidade, é a ideia central de transparência e de dar um lugar à mesa a empresas que fazem um esforço ativo para proporcionar uma excelente experiência de trabalho, mas que podem não ser tão imediatamente reconhecíveis.

14. Que impacto teve uma plataforma como o Teamlyzer no Employer Branding da sua empresa e no recrutamento?

A Turbine Kreuzberg era, há mais ou menos três anos, uma empresa bem conhecida no ecossistema alemão de agências digitais e na região do Algarve como um grande empregador. Mas era ainda desconhecida para a maioria das pessoas em Portugal fora do Algarve.

Atualmente, devido à expansão da empresa no nosso território nacional e às excelentes críticas que os nossos colaboradores têm escrito no Teamlyzer, temos conseguido uma posição sólida no ranking da plataforma. Isto, acima de tudo, tem ajudado a estabelecer a nossa marca como um ótimo empregador em Portugal.

15. O Teamlyzer ajudou a identificar oportunidades e/ou desafios para a sua empresa?

Ver o que as outras empresas estão a fazer e o que os profissionais da tecnologia valorizam é, sem dúvida, uma experiência de aprendizagem valiosa.

16. Da vossa experiência nas entrevistas, os candidatos em algum momento consultam o Teamlyzer à procura da Turbine Kreuzberg? Em que momentos o fazem?

Tem sido um fenómeno interessante de observar. Há dois anos e meio, quando comecei e, ao mesmo tempo, começou a nossa expansão portuguesa para fora do Algarve, a Turbine Kreuzberg era um mistério para a maioria dos programadores e outros profissionais de tecnologia.

Ao longo dos anos, tenho tido cada vez mais pessoas que já reconhecem a marca e a maioria delas diz que nos consultou ou até nos encontrou no ranking do Teamlyzer. Portanto, sim, somos definitivamente pesquisados no Teamlyzer, principalmente antes da primeira entrevista.

17. Qual é a sua avaliação geral do Teamlyzer e qual o plano para continuar a utilizá-lo no futuro?

Para se ter uma empresa atractiva no panorama tecnológico português, o Teamlyzer é obrigatório.

18. Como descreveria o Teamlyzer a alguém que não o conheça?

O Teamlyzer é uma plataforma capaz de revolucionar a forma como a empresa é conhecida no mercado, podendo faciltar os processos de recrutamento e seleção. Para nós tem, certamente, feito a diferença.

19. Quais são os projectos para o futuro da Turbine Kreuzberg?

Estamos a assistir a uma clara mudança nos desafios que as empresas enfrentam a nível empresarial, exigindo mais adaptabilidade e flexibilidade. No futuro, desenvolveremos mais aplicações empresariais personalizadas, adaptadas especificamente às empresas, às suas necessidades e casos de utilização.

Isto também significa uma mudança nas tecnologias e nos conjuntos de competências que utilizamos para o fazer. É por isso que expandir e diversificar ainda mais a nossa equipa é definitivamente um fator a ter em conta.

Partilhar este artigo

Faz a review da tua empresa

Partilha como é o teu (ex) empregador. É anónimo e leva 3 minutos!