Entrevista Zühlke | Ana Correia, Diretora de Employer Branding
Leia o primeiro de vários artigos em colaboração entre o Teamlyzer e empresas de tecnologia que valorizam a transparência. O primeiro é com a Zühlke!
1. O que faz Zühlke?
A Zühlke é uma empresa tecnológica fundada na Suíça, com mais de 50 anos de experiência em mercados tão variados como a Banca, Retalho, Saúde ou Seguradoras, sendo que os nossos colaboradores estão focados sobretudo no desenvolvimento de Software, sistemas Embedded, Cloud, Devices e Data.
Estamos presentes em 10 países, incluindo Portugal, onde fundámos em 2021 o Centro Global de Engenharia. Neste momento, temos o escritório no Porto, mas estamos também a alargar a nossa contratação de especialistas a todo o país, num modelo de trabalho mais flexível.
2. Qual é a missão e os seus principais objetivos?
Enquanto empresa dedicada à inovação de serviços para os nossos clientes, damos vida a novas ideias e desenvolvemos novos modelos de negócios através de serviços e produtos potenciados pelas novas tecnologias.
Para desenharmos as melhores tecnologias, queremos ter a bordo os melhores especialistas do setor das TI e, por isso, investimos continuamente na sua formação profissional, nas oportunidades de evolução dentro dos projetos e em benefícios flexíveis para um melhor work-life balance.
Em Portugal, já somos cerca de 60 especialistas e queremos continuar a reforçar a nossa equipa para que sejamos cada vez mais uma referência para todos os clientes, consolidadando a nossa posição enquanto Centro Global de Engenharia no grupo internacional e como excelente local para trabalhar.
3. Quais são os principais serviços oferecidos?
Na Zühlke, somos especialistas em estratégia e inovação nos negócios, soluções digitais e aplicações, devices e engenharia de sistemas. As nossas equipas são responsáveis por desenhar soluções e modelos de negócio para os nossos clientes, marcando presença na fase inicial de estratégia, no desenvolvimento, implementação, produção e acompanhamento dos projetos.
4. Quais foram os principais desafios que a empresa tem enfrentado no que diz respeito a Employer Branding e recrutamento?
Embora não seja recente, a escassez de talento em tecnologia continua muito presente na nossa realidade, o que nos leva a avaliar e repensar de forma constante o que mais atrai o talento nacional para se juntar a nós.
O mercado está em mudança permanente, surgem cada vez mais projetos e empresas muito atrativos para todo o tipo de perfis e é preciso compreender o que os profissionais mais valorizam e procuram se queremos atrair e reter este talento.
É fundamental, por isso, termos uma equipa dedicada a estes temas e encontrámos no Employer Branding uma ferramenta essencial para auscultar o mercado e os nossos colaooradores, cuja opinião, visão, necessidades e ambições contribuem para sermos uma empresa cada vez mais atrativa para trabalhar.
5. O que distingue a Zühlke no mercado?
Sem dúvida, a nossa cultura de flexibilidade, autonomia e responsabilidade, transversal a todas as equipas, escritórios e profissionais. Acreditamos no potencial de cada especialista que trabalha connosco e, por isso, também confiamos no seu envolvimento com o projeto, com a sua performance e com os seus resultados.
Implementamos um modelo de trabalho que realmente se ajusta à preferência e contexto de cada colaborador, que, em coordenação com a sua equipa, pode definir onde, como e quando trabalha. Se a semana de 4 dias é discussão recente em algumas empresas, nós já a tínhamos implementado no ano passado, por exemplo. Os horários tradicionais não são tema para nós: queremos, sim, dar todas as ferramentas possíveis para envolver colaboradores e equipas enquanto beneficiam do seu tempo pessoal para uma vida com maior equilíbrio.
A par destas medidas, investimos largamente na formação e desenvolvimento de todos os colaboradores, dos mais junior aos mais senior, de modo a que possam explorar ao máximo as suas valências, competências e evolução profissional.
6. Como é que a empresa se mantém atualizada em relação às novas tecnologias e tendências do mercado?
O facto de trabalharmos em 10 países diferentes e de forma descentralizada permite termos contacto com diferentes realidades. Como as equipas colaboram entre si para diferentes regiões, conseguimos agilizar uma cultura de aprendizagem continua onde se integram backgrounds e perfis muito diferentes.
Além disso, investimos na formação continua e especializada das equipas, promovendo esta atualização constante para que possam evoluir profissionalmente, dentro do grupo e dos seus projetos.
7. Como é que a empresa lida com a cultura de inovação e o desenvolvimento de novas tecnologias?
A área tecnológica é marcada pela disrupção constante - e é nesses momentos que surgem as maiores transformações. Por isso mesmo, temos Centros Globais de Engenharia (ou Global Delivery Centers) onde as equipas estão focadas nesta inovação das nossas soluções. Faz parte do core da Zühlke esta sede constante pela novidade, rumo à descoberta das melhores soluções. Portugal é o terceiro país a receber este Centro, além da Sérvia e Bulgária, e é uma peça fundamental que encabela esta cultura de inovação do grupo.
8. Como conheceu o Teamlyzer e o que o levou à decisão de utilizar esta plataforma?
Tivemos a oportunidade de conhecer a plataforma há alguns meses através da equipa do Teamlyzer, que entrou em connosco connosco, nessa altura, e uma vez que o Teamlyzer era uma solução única no mercado, considerámos que poderia acrescentar valor à Zühlke e contribuir para alcançarmos os nossos objetivos de contratação.
9. Qual era a situação anterior à implementação do Teamlyzer em sua empresa?
Antes desta implementação, não utilizávamos qualquer plataforma orientada para o mercado português que nos permitisse partilhar aspetos essenciais como a cultura da empresa, as oportunidades em aberto e respetivas faixas salariais, as tecnologias utilizadas, as reviews da empresa e do processo de entrevista.
10. Quais eram os principais desafios que tinha nessa altura, relacionados à gestão de talentos, Employer Branding e recrutamento?
Considerando que tínhamos entrado há pouco tempo no mercado português, estávamos a trabalhar para aumentar a awareness da Zühlke, da nossa cultura, dos benefícios que oferecemos e do nosso processo de recrutamento.
11. Como resolvia esses desafios?
No que diz respeito ao recrutamento, seguíamos uma estratégia assente no trabalho interno de sourcing mas também na procura externa através de agências de recrutamento. Além disso, apostámos na presença em eventos específicos para este efeito, assim como conferências e presença nas redes sociais.
12. O Teamlyzer também ajudou a resolver esses desafios? Quais foram os principais benefícios?
O Teamlyzer veio responder ao desafio de trazer mais visibilidade para a Zühlke, não só pela informação que disponibiliza sobre nós, mas também pelas reviews de candidatos que estiveram connosco no processo de recrutamento e de colaboradores atuais sobre como é trabalhar na Zühlke.
Toda a informação que está hoje disponível para potenciais candidatos, como é o caso das bandas salariais que divulgamos nas nossas vagas, é reflexo da nossa política de transparência.
13. Quais são os principais recursos ou funcionalidades do Teamlyzer que mais utiliza ou que mais gosta?
Entre as grandes vantagens do uso do Teamlyzer destacamos a simplicidade no registo das nossas oportunidades de trabalho, com link direto para as candidaturas, a disponibilização de informações sobre o mercado, benchmarking salarial para as ofertas disponíveis, reviews tantos internas como externas, e espaço para detalhar como funciona o processo de entrevista e os benefícios que oferecemos aos nossos colaboradores.
14. Que impacto teve uma plataforma como o Teamlyzer no Employer Branding da sua empresa e no recrutamento?
A utilização do Teamlyzer tem trazido bons resultados ao nível da divulgação das nossas vagas, visibilidade da Zühlke no mercado, melhoria nos nossos processos de recrutamento e seleção, e valorização dos benefícios flexíveis que implementamos para todos os colaboradores.
15. O Teamlyzer ajudou a identificar oportunidades e/ou desafios para a sua empresa?
Sem dúvida, sim. A informação que divulgam de forma atualizada sobre o estado atual do mercado de IT e como as empresas estão a reagir às tendências tem-nos permitido entrar em contacto direto com profissionais disponíveis para integrar a Zühlke - por exemplo, percebendo que organizações estavam em processo de layoff ajudou-nos a chegar a estes candidatos para os reintegrar no mercado connosco.
Ao mesmo tempo, tem sido possível aprofundarmos a transparência e a otimização dos nossos processos, por exemplo através da divulgação dos intervalos salariais nas nossas ofertas, o que nos conduz a uma discussão e análise mais produtivas sobre a nossa estratégia neste âmbito.
16. Da vossa experiência nas entrevistas, os candidatos em algum momento consultam o Teamlyzer à procura da Zühlke? Em que momentos o fazem?
Temos informação de que sim. Antes de iniciar o processo de recrutamento, também partilhamos de forma proativa com os candidatos a nossa página na plataforma, de modo a que possam consultar mais detalhes sobre nós e conhecer o feedback de outros candidatos e especialistas, o que se revela informação decisiva para quem está em processo com a Zühlke. Mesmo durante o processo de recrutamento reforçamos esta abordagem, para pedir feedback aos candidatos e, assim, conseguirmos também trabalhar de forma contínua na melhoria da nossa estratégia de recrutamento.
17. Qual é a sua avaliação geral do Teamlyzer e qual o plano para continuar a utilizá-lo no futuro?
De forma global, fazemos uma avaliação positiva e útil da utilização do Teamlyzer. Sentimos que é uma plataforma com informação bastante útil para candidatos, mas também para as próprias empresas já que cria oportunidade de prestar maior esclarecimento e transparência junto dos candidatos.
18. Como descreveria o Teamlyzer a alguém que não o conheça?
Podemos descrevê-lo como uma plataforma que agrega informação muito útil sobre as novidades e tendências no mercado das TI em Portugal, bem como de empresas que aqui atuam - sobretudo no que diz respeito a oportunidades em aberto, benefícios oferecidos, salários praticados, processos de entrevista, reviews de candidatos e colaboradores.
19. Recentemente lançaram a iniciativa da semana de 4 dias e férias ilimitadas. Como está a correr a implementação? Já tem alguns resultados para partilhar?
Temos tido feedback excelente por parte de todos os colaboradores que aderem às nossas medidas de horários flexíveis, que são colocadas à disposição de todos e cada pessoa define a melhor forma de beneficiar destas.
A semana de 4 dias é uma das opções disponíveis, sendo que todas as medidas que implementamos visam um melhor work-life balance. Sabemos como os momentos de pausa, dias de descanso e vida pessoal são essenciais para manter a motivação e produtividade e, por isso e de acordo com feedback regular por parte das equipas, promovemos uma gestão de horário mais flexível e adaptada. Cada colaborador define o modelo que melhor funciona para o seu caso particular, ou até para um momento específico da sua vida, e, em conjunto com a sua equipa direta, agiliza esses horários.
Com as ferramentas digitais e plataformas colaborativas que já temos à disposição, é possível reduzir o horário ou mesmo os dias de trabalho sem impacto nos resultados. Temos verificado inclusive maior engagement de todos os colegas com os seus projeto e equipas, assim como maior satisfação com a empresa.
20. Quais são os projectos de futuro da Zühlke?
Neste momento, estamos focados no crescimento da equipa em Portugal, com a ambição de crescermos 50% até final deste ano. Procuramos sobretudo engenheiros embedded e de software, com destaque para conhecimentos específicos em Cloud e em desenvolvimento Mobile, .Net e Java, mas também temos oportunidades para líderes de equipa nas áreas de data e data architecture.
Além disso, iremos inaugurar um novo escritório no Porto no final de setembro, para onde a equipa se irá mudar e onde implementámos todas as estruturas necessárias para acolher este que é o futuro do trabalho: flexível, com foco no bem-estar, nas condições de produtividde e de colaboração, inclusivo e acessível a todos os especialistas que nos escolham para crescerem na sua carreira em TI.